Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8065
Acrónimo :
M8065
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Aquisição de conhecimentos atualizados sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional e global, e aquisição de competências teóricas e metodológicas para realizar e interpretar estudos sobre desigualdades sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de: OA1. Identificar dimensões e processos principais das desigualdades sociais contemporâneas; OA2. Explicar teoricamente e ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades; OA3. Relacionar teoricamente conceções de justiça social e desigualdades sociais contemporâneas; OA4. Comparar desigualdades sociais em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos; OA5. Analisar processos e tendências das desigualdades globais, fundamentando teórica e empiricamente; OA6. Utilizar metodologicamente principais indicadores, medidas e categorizações de desigualdades; OA7. Utilizar bases de dados eletrónicas com indicadores de desigualdades de âmbito global.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho) CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais) CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência? CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Contributos principais dos conteúdos programáticos para os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, CP2, CP4, CP5 OA2: CP2, CP6, CP10 OA3: CP7, CP10 OA4: CP4, CP5, CP8, CP9 OA5: CP2, CP7, CP10 OA6: CP3, CP4, CP5, CP6, CP8, CP9, CP10 OA7: CP1, CP3, CP4, CP8, CP9, CP10

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua*: a) Participação nas atividades de trabalho autónomo (40%) - De acordo com o plano de aulas disponibilizado no início do ano letivo, os estudantes são convidados a realizar a leitura semanal de 2/3 textos incidentes nos conteúdos que irão ser aprofundados e debatidos; - Está previsto que os estudantes organizados em pequenos grupos (de até 4/5 elementos) dinamizem uma aula teórico-prática sobre um dos temas previstos no programa. Os estudantes devem articular com o/a docente a tutoria de orientação. b) Trabalho escrito final (60%) - O ensaio individual teórico-empírico em torno de um dos temas propostos no programa. A sua realização deve integrar quer as referências teóricas de leitura obrigatória, e outras complementares, incidentes no tema escolhido, bem como a exploração de informação substantiva referentes a diferentes países, que permita o aprofundamento do tema numa perspetiva multidimensional e comparativa. O ensaio não deve exceder as 4 mil palavras de texto. A avaliação contínua supõe a obtenção de pelo menos 8 valores em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final: - Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação final (em época de exame) realizam um ensaio teórico-prático, subordinado a um tema definido em articulação como o docente, e uma recensão crítica de um texto inserido no programa da UC. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita. *Na fileira em inglês desta UC: avaliação periódica sujeita a entrega de trabalho final individual.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Contacto direto do docente com os alunos através de aulas teórico-práticas e orientação tutorial. Trabalho autónomo dos alunos, incluindo estudo da bibliografia, pesquisa de indicadores, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final. O planeamento da UC indica com pormenor a sequência dos conteúdos programáticos e das atividades a desenvolver pelos alunos ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teórico-práticas visam a exposição pelo docente dos principais conteúdos programáticos e sua articulação (dois terços de cada aula) e o exercício de apresentação e debate de indicadores e análises por parte dos alunos (um terço de cada aula). O trabalho autónomo dos alunos compõe-se de três elementos principais: o estudo da bibliografia, a pesquisa de indicadores e a elaboração do trabalho final (ensaio teórico-empírico). A orientação tutorial destina-se a fornecer sugestões de estudo e tirar dúvidas. A componente de exposição docente nas aulas e a componente de estudo bibliográfico autónomo pelos alunos tem particular importância para os OA 1,2 e 3; a componente interativa das aulas e a pesquisa autónoma de indicadores pelos alunos para os OA 6 e 7; e a elaboração do trabalho final para os OA 4 e 5 e para a integração destes com os outros OA.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16