Métodos de Ensino e Avaliações

A concretização dos objectivos da unidade curricular pressupõe as seguintes actividades por parte de cada estudante: a) frequência das aulas e participação efectiva nelas; b) estudo da bibliografia de trabalho e respectivo debate nas aulas; c) consulta da bibliografia complementar, e eventual pesquisa bibliográfica adicional; c) pesquisa de informação empírica pertinente, ilustrativa dos temas em estudo, em especial de bases de dados em linha, nacionais e internacionais, com indicadores e outra informação sobre desigualdades sociais contemporâneas; d) apresentação e debate, nas partes de aulas reservadas para o efeito, de tópicos de textos da bibliografia de trabalho e de elementos de informação empírica ilustrativos dos temas em estudo; e) elaboração de um trabalho escrito final, com componentes teórica e empírica, sobre temas seleccionados do programa: ensaio individual. | A avaliação visa aferir o grau em que estudante atingiu os objectivos de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos para esta unidade curricular. A avaliação incide sobre: a) a assiduidade às aulas e a participação efectiva nelas (20% da classificação); b) a apresentação e debate nas aulas de tópicos de textos da bibliografia de trabalho e de informação empírica ilustrativa pertinente pesquisada em bases de dados em linha, nacionais e internacionais (20% da classificação); c) um trabalho escrito final, com componentes teórica e empírica, sobre temas seleccionados do programa: ensaio individual, com 12 mil a 16 mil caracteres de texto (6 a 8 páginas) e anexos (quadros e gráficos ou outras figuras), em Times New Roman 12, a espaço e meio, com margens de 3 cm (60% da classificação).