Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8065
Acrónimo :
M8065
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar a aquisição de conhecimentos atualizados sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional e global. Pretende-se que os estudantes adquiram competências teóricas e metodológicas robustas para a realização e interpretação de estudos sobre desigualdades sociais. Especificamente, a UC foca-se em explorar as diversas dimensões das desigualdades e como estas se interseccionam e influenciam mutuamente. Além disso, promove a sua análise em diferentes contextos, comparando países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos. Os estudantes serão capacitados para utilizar indicadores, medidas e bases de dados eletrónicas para analisar e interpretar as desigualdades sociais, bem como para compreender as relações entre os desafios colocados nas diversas dimensões de desigualdade, as políticas públicas e as conceções de justiça social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de: OA1. Identificar dimensões e processos principais das desigualdades sociais contemporâneas; OA2. Explicar teoricamente e ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades; OA3. Relacionar teoricamente conceções de justiça social e desigualdades sociais contemporâneas; OA4. Comparar desigualdades sociais em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos; OA5. Analisar processos e tendências das desigualdades globais, fundamentando teórica e empiricamente; OA6. Utilizar metodologicamente principais indicadores, medidas e categorizações de desigualdades; OA7. Utilizar bases de dados eletrónicas com indicadores de desigualdades de âmbito global.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho) CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais) CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência? CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1 aborda a problemática das desigualdades e debates atuais, essencial para identificar dimensões e processos principais (OA1) e utilizar indicadores globais (OA7). CP2 explora desigualdades em contexto de globalização, permitindo identificar dimensões (OA1), explicar interseções (OA2) e analisar tendências globais (OA5). CP3 foca-se em indicadores e medidas, capacitando os estudantes a utilizá-los metodologicamente (OA6) e a usar bases de dados (OA7). CP4 e CP5 analisam desigualdades de recursos e oportunidades (OA1), comparando contextos (OA4) e utilizando conceitos e metodologias diversas (OA6, OA7). CP6 aborda interseções de desigualdades e mobilidade social (OA2, OA6). CP7 relaciona desigualdades com justiça social e políticas públicas (OA3, OA5). CP8 e CP9 comparam desigualdades na Europa e no mundo (OA4, OA7). CP10 discute desenvolvimento humano e alterações climáticas, integrando uma visão abrangente das desigualdades globais (OA5, OA6)

Avaliação / Assessment


A avaliação da unidade curricular "Desigualdades Sociais Contemporâneas" é estruturada para refletir o desenvolvimento das competências teóricas, metodológicas, operatórias e relacionais dos estudantes ao longo do semestre, através de uma combinação de atividades em grupo e individuais. A avaliação ao longo do semestre está dividida em três componentes principais: 1. Atividade em Grupo (50%) a. Apresentações em Sala de Aula dos Temas Selecionados (30%) • Descrição: Os estudantes selecionam um tema do seu interesse tendo em conta os conteúdos programáticos da UC. Com base nos recursos disponibilizados pelo/a docente, já organizados em equipas de acordo com o tema que elegeram, devem preparar uma proposta de aprofundamento do tema e debate-la com o/a docente numa tutoria de preparação da aula prática, em grupo, explorando diferentes perspetivas teóricas e empíricas. Em aula, as apresentações são avaliadas com base na clareza, organização, profundidade da análise e capacidade de resposta às perguntas de colegas e docente. • Objetivo: Esta atividade visa desenvolver competências de investigação, análise crítica e comunicação, alinhadas com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA4 e OA5. A sua concretização implica, necessariamente a presença em aula. b. Comentários às Apresentações de Colegas (20%) • Descrição: Durante as apresentações, os estudantes são incentivados a participar ativamente, fazendo comentários construtivos e perguntas pertinentes. Esta componente avalia competências de pensamento crítico teórica e/ou empiricamente fundamentado sobre o trabalho de colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Um dos grupos entretanto constituídos é nomeado relator do debate, ficando encarregue de produzir um relatório escrito a enviar à/ao docente e colegas que fizeram a apresentação. • Objetivo: Esta atividade reforça a capacidade de análise crítica e a colaboração, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA3 e OA6. A sua concretização implica, necessariamente, a presença na aula. 2. Teste Escrito com Consulta (50%) a. Aprofundamento de um Tema do programa, segundo um enunciado (50%) • Descrição: No final do semestre, cada estudante realiza um teste escrito com consulta. Este teste avalia a capacidade de aplicação de conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos. • Objetivo: Esta componente visa avaliar a compreensão aprofundada dos temas estudados, a capacidade de síntese e a aplicação prática dos conhecimentos, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA3, OA5, OA6 e OA7. Condições base para a Avaliação ao Longo do Semestre • Para obter aprovação na unidade curricular, os estudantes devem alcançar uma média ponderada mínima de 10 valores, não podendo ter menos de 8 valores em nenhuma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) • Exame escrito presencial de resposta a um enunciado definido pela equipa docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular "Desigualdades Sociais Contemporâneas" adota uma abordagem pedagógica que integra o trabalho autónomo dos estudantes com atividades colaborativas e participativas em sala de aula. Desde o início do semestre, os estudantes recebem o programa detalhado e o planeamento das aulas, juntamente com um plano de trabalho autónomo para cada aula. Este plano inclui recursos específicos, como textos da bibliografia básica, links para bases de dados online e outras referências relevantes, que permitem aos estudantes preparar-se previamente para as atividades a realizar em cada sessão. A metodologia de ensino promove o trabalho colaborativo, incentivando os estudantes a selecionar um tema de interesse do programa da UC. Com base no tema escolhido, os estudantes são organizados em equipas e participam em sessões de tutoria em grupo com o/a docente para explorar diferentes perspetivas e recursos. Estas sessões de tutoria são fundamentais para a preparação das apresentações em sala de aula, onde cada equipa apresenta o seu trabalho e recebe feedback de colegas e docente. Tanto as apresentações como os comentários dos colegas são avaliados, promovendo um ambiente de aprendizagem interativo e reflexivo. Além das atividades colaborativas, a UC inclui um exercício escrito individual no final do semestre. Este exercício é realizado com consulta em sala de aula e deve demonstrar a aquisição das aprendizagens definidas no programa. A avaliação deste exercício considera a capacidade do estudante de aplicar os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos ao longo do semestre. A articulação entre o trabalho autónomo e as atividades em sala de aula é, assim, reforçada pela disponibilização de recursos que facilitam a preparação prévia dos estudantes. Estes recursos incluem textos académicos, bases de dados eletrónicas e debates sobre a operacionalização de indicadores e a comparação entre diferentes abordagens de medida. Esta abordagem garante que os estudantes chegam às aulas preparados para participar ativamente nas discussões e atividades, enriquecendo o processo de aprendizagem. O modelo pedagógico adotado nesta UC valoriza a aprendizagem ativa e experiencial, promovendo a autonomia dos estudantes e a sua capacidade de trabalhar em equipa. A combinação de trabalho autónomo, tutoria, apresentações e feedback contínuo cria um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo, alinhado com os objetivos de aprendizagem da UC. Esta metodologia assegura que os estudantes desenvolvem competências teóricas e práticas essenciais para a análise e interpretação das desigualdades sociais contemporâneas, preparando-os para contribuir de forma significativa para o debate académico e para a investigação nesta área.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas na UC "Desigualdades Sociais Contemporâneas" estão cuidadosamente alinhadas com os objetivos de aprendizagem, garantindo que os estudantes desenvolvam as competências necessárias de forma eficaz e integrada. Essa articulação é evidente na estrutura das atividades propostas, que combinam trabalho autónomo, colaborativo e participativo. Esta abordagem garante que os estudantes não só adquirem conhecimentos teóricos, mas também desenvolvem competências práticas essenciais para a análise e interpretação das desigualdades sociais contemporâneas. A avaliação ao longo do semeste através de apresentações, resumos e exercícios práticos assegura que os objetivos de aprendizagem são alcançados de forma integrada e coerente. • (OA1) Metodologia: A utilização de estudos de caso e debates em grupo permite aos estudantes identificar e discutir as várias dimensões e processos das desigualdades sociais. A preparação prévia através de leituras e recursos disponibilizados facilita a compreensão dos conceitos abordados. • (OA2) Metodologia: As sessões de tutoria e as apresentações em grupo incentivam os estudantes a explorar diferentes perspetivas teóricas e a ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades. O feedback dos colegas e do docente durante as apresentações reforça a compreensão teórica e prática. • (OA3) Metodologia: A análise de textos e debates sobre justiça social e políticas públicas, integrados nas atividades de grupo, permite aos estudantes relacionar teoricamente estas conceções com as desigualdades contemporâneas. As discussões em sala de aula promovem uma reflexão crítica sobre o tema. • (OA4) Metodologia: A comparação de desigualdades em diferentes contextos é facilitada através de atividades que envolvem a análise de dados e a utilização de bases de dados eletrónicas. As apresentações em grupo sobre temas específicos incentivam a comparação e discussão entre diferentes realidades. • (OA5) Metodologia: A análise de processos e tendências globais é promovida através de leituras direcionadas e debates em sala de aula. As atividades de grupo e individuais, como a preparação de resumos de artigos científicos, permitem uma análise aprofundada das tendências globais. • (OA6) Metodologia: Os exercícios práticos de pesquisa e aplicação das normas APA, bem como a utilização de bases de dados eletrónicas, capacitam os estudantes a utilizar metodologicamente os principais indicadores e medidas de desigualdades. As atividades práticas garantem a aplicação dos conhecimentos teóricos. • (OA7) Metodologia: A disponibilização de recursos e a orientação na utilização de bases de dados eletrónicas permitem aos estudantes desenvolver competências na pesquisa e análise de indicadores de desigualdades. As atividades de grupo e individuais reforçam a utilização prática destas ferramentas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27