Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre a definição e acesso a fontes de informação e à documentação, nomeadamente a documentação de arquivo. A reflexão sobre o conceito de documento, bem como os procedimentos a que deve ser submetida a informação e a documentação utilizada na elaboração de estudos científicos são também aspectos contemplados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
AO1 - Definir fontes documentais OA2- Descrever procedimentos de pesquisa documental e de informação OA3- Distinguir e caracterizar diferentes tipologias de documentos OA4- Avaliar criticamente o valor da documentação e da informação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Teoria e história da informação e da documentação. O processo informativo-documental. A mensagem documental CP2- Conceito de documento CP3- Hermenêutica e crítica do documento e da informação CP4- Organização e representação da informação CP5- O arquivo e o documento de arquivo. Arquivos históricos; Arquivos intermédios; Arquivos correntes CP6- A pesquisa e o acesso à informação nos arquivos CP7 - Arquivos especiais: sonoros, fotográficos, cinema, digitais CP8- Outras fontes documentais: fontes orais, fontes literárias, imprensa cinema, memórias, objectos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os diferentes conteúdos programáticos colaboram para dotar os estudantes de conhecimento teóricos e práticos (por exemplo CP1) relativamente às fontes documentais que podem mobilizar para os trabalhos de investigação e incentiva o rigor conceptual (por exemplo CP2). O desenvolvimento de competências que conduza à definição do corpo documental dos seus trabalhos é contemplado, nomeadamente em CP5, CP6, CP7 e CP8, bem como o desenvolvimento de procedimentos de avaliação crítica da informação e dados utilizados (entre outros, CP3).
Avaliação / Assessment
Duas modalidades 1) Avaliação ao longo do semestre. Preparação e participação nas aulas (10%). Elaboração de um trabalho individual, com apresentação oral em aula (40%) e entrega por escrito (50%). 2) Avaliação final - Exame. Elaboração de trabalho individual.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela exposição e debates nas aulas. O desenvolvimento de competências específicas relacionadas com a pesquisa e acesso à informação nos arquivos é incentivado através da realização de trabalhos individuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As actividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objectivo de treinar um conjunto de competências científicas, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de trabalhar com as noções de informação e documentação adequadas a realidades de pesquisa social concretas. A compreensão das múltiplas abordagens e análises já realizadas no campo das metodologias de investigação utilizadas nas ciências sociais, em particular no campo da História, serão objecto de avaliação no trabalho final.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rousseau, Jean-Yves, et al. (1998), Os fundamentos da disciplina arquivística, Lisboa, Dom Quixote Pinto Molina, M. (1991), Análisis documental: fundamentos y procedimientos, Madrid, Eudema. López Yepes, J. (1995), La documentación como disciplina. Teoria e historia, Pamplona, Eunsa, 1995 Le Goff, Jacques (1984), «Documento/Monumento», in: Enciclopédia Einaudi, vol. I, Lisboa, Imprensa Nacional, pp. 95-104 Farge, Arlette (1989), Le gout de larchive, Paris, Seuil. Dobson, Miriam; Ziemann, Benjamin (eds.) (2009), Reading primary sources. The interpretation of texts from nineteenth- and twentieth century history, Oxon, Routledge. Coeuré, Sophie; Duclert, Vincent (2001), Les archives, Paris, La Découverte. Chaumier, Jacques (1993), Les Techniques Documentaires, Paris, Puf. Barber, Sarah; Peniston-Bird, Corinna (eds.) (2009), History beyond the text. A students guide to approaching alternative sources, Oxon, Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Traniello, Paolo (1997), La Biblioteca Pubblica. Storia di un istituto nella Europa contemporanea, Bolonha, il Mulino. Sontag, Susan (1986), Ensaios sobre fotografia, Lisboa, D. Quixote. Serrão, Joel, coord. (1984-1985), Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea, 3 Volumes, Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica. Pavão, Luís (1997), Conservação de Colecções de Fotografia, Lisboa, Dinalivros. McGarry, Kelvin J. (1984), Da documentação à informação: um contexto em evolução, Lisboa, Ed.Presença Mban, Albert (2007), Les problèmes des archives en Afrique: à quand la solution?, Paris,L'Harmattan. Lodolini, E. (1986), Archivistica. Principi e problemi, Milão, Franco Angeli (3.ª ed). Leal, Maria José da Silva e Pereira, Miriam Halpern, coord. (1988), Arquivo e Historiografia. Colóquio sobre as fontes da História Contemporânea portuguesa, Lisboa, INCM. Hildesheimer, Françoise (1984), Les archives? Pourquoi ? Comment ?, Paris Éditions de l´Érudit. Guinchat, Claire e Menou, Michel (1985), Introduction générale aux sciences et techniques de l'information et de la documentation, Paris, Presses de l'UNESCO. Eco, Umberto (2002), A Biblioteca, Lisboa, Difel (5.ª edição). Carrión Gúties, Manuel (2002), Manual de Bibliotecas, Madrid, Fundación Germán Sánchez Ruipérez. Barthes, Roland (1993), Camera Lucida: reflections on photography, Vintage Classics [ed. portuguesa: A Câmara clara, Lisboa, Ed. 70, 2012] Alves, Ivone, et al. (1993), Dicionário de terminologia arquivística, Lisboa, Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Aufderheide, Patrícia, Documentary film: a very short introduction, Oxford, 2007
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26