Planeamento

Aulas

Aula 1

Apresentação, exposição do programa e plano de trabalhos e sistema de avaliação.

A especificidade da pesquisa com dados qualitativos e comparação com os procedimentos usados com métodos quantitativos. Utilização de métodos mistos. O balanço entre a abordagem dedutiva e indutiva.

Os métodos qualitativos e a fiabilidade, replicabilidade e generalização. A procura da especificidade, do aprofundamento e do centramento no sujeito.


Aula 2

Breve exposição do projeto de investigação MYPLACE, dos seus objetivos, metodologia e objeto.

Análise do guião de entrevista. Principais dimensões e tópicos.

Início do trabalho com o MAXQDA. Introdução das entrevistas, criação das variáveis de caracterização dos entrevistados, criação dos códigos de primeiro e segundo nível.

Início do processo de codificação. Estratégia inclusiva e seletiva.


Aula 3

Estatísticas dos documentos.

Codificação das entrevistas por parte dos alunos. Esclarecimento de dúvidas de processo e debate acerca da estratégia de codificação. Opção por codificação sintética ou abrangente. Número de segmentos codificados: segmentos longos ou segmentos mais curtos e numerosos. Estratégia para uma codificação sistemática.


Aula 4

Desenvolvimento de anotações síntese dos temas focados pelos entrevistados e inventariação de eventuais posições diferenciais relativamente aos mesmos. Pesquisa lexical e matrizes de códigos e relações entre códigos. Primeira versão de um livro de códigos, onde consta a estrutura de códigos e o número de trechos codificados que contribuirá para a hierarquização de temas focados. Início do desenvolvimento de ferramentas visuais.


Aula 5

Análise dos códigos produzidos através da tabulação de variáveis independentes com vista à verificação de diferenças nos testemunhos efetuados segundo estas.

Complemento das anotações já realizadas a partir da interpretação conduzida na atividade anterior.

Preparação de uma núvem de palavras.


Aula 6

O Relatório da Análise de Conteúdo: resumo dos códigos produzidos, anotações dos códigos, número de excertos por código e por entrevista (matriz de códigos), relações entre códigos (matriz de correspondências), mapas de dimensões e relações entre as mesmas, nuvem de palavras (realização da mesma com todos os procedimentos necessários).


Inicio da abordagem dos Focus Groups. Introdução relativamente aos aspetos técnicos dos mesmos e processo de carregamento do ficheiro em Maxqda.


Aula 7

Análise de conteúdo de focus groups. 

Criação das variáveis independentes dos participantes. Criação dos códigos de análise decorrente da leitura do focus group com debate acerca dos mesmos.
Início do processo de codificação do focus goup. 


Aula 8

Conclusão da codificação de focus groups com o MAXQDA. Preparação das anotações analíticas/interpretativas para construção do relatório bem como da informação visual necessária. Descrição da amostra, matrizes de códigos e de sobreposição de códigos e nuvens de palavras.


Aula 9

Início da abordagam da análise documental, a partir de um conjunto de documentos sobre o mercado de trabalho dos jovens em Portugal. Discussão e elaboração da estrutura de códigos. Início do processo de codificação. 

 


Aula 10

Conclusão da análise de conteúdo documental.

Esclarecimento de dúvidas acerca do trabalho final.