Planeamento
Aulas
Aula 1
Apresentação,
exposição do programa e plano de trabalhos e sistema de avaliação.
A especificidade da
pesquisa com dados qualitativos e comparação com os procedimentos usados com
métodos quantitativos. Utilização de métodos mistos. O balanço entre a
abordagem dedutiva e indutiva.
Os métodos
qualitativos e a fiabilidade, replicabilidade e generalização. A procura da
especificidade, do aprofundamento e do centramento no sujeito.
Aula 2
Breve exposição do
projeto de investigação MYPLACE, dos seus objetivos, metodologia e objeto.
Análise do guião de
entrevista. Principais dimensões e tópicos.
Início do trabalho com
o MAXQDA. Introdução das entrevistas, criação das variáveis de caracterização
dos entrevistados, criação dos códigos de primeiro e segundo nível.
Início do processo de
codificação. Estratégia inclusiva e seletiva.
Aula 3
Estatísticas dos documentos.
Codificação das
entrevistas por parte dos alunos. Esclarecimento de dúvidas de processo e
debate acerca da estratégia de codificação. Opção por codificação sintética ou
abrangente. Número de segmentos codificados: segmentos longos ou segmentos mais
curtos e numerosos. Estratégia para uma codificação sistemática.
Aula 4
Desenvolvimento de
anotações síntese dos temas focados pelos entrevistados e inventariação de
eventuais posições diferenciais relativamente aos mesmos. Pesquisa lexical e
matrizes de códigos e relações entre códigos. Primeira versão de um livro de
códigos, onde consta a estrutura de códigos e o número de trechos codificados
que contribuirá para a hierarquização de temas focados. Início do
desenvolvimento de ferramentas visuais.
Aula 5
Análise dos códigos
produzidos através da tabulação de variáveis independentes com vista à verificação de diferenças nos testemunhos efetuados segundo estas.
Complemento das anotações já realizadas a partir da interpretação conduzida na atividade anterior.
Preparação de uma núvem de palavras.
Aula 6
O Relatório da Análise de Conteúdo: resumo dos códigos produzidos, anotações dos códigos, número de excertos por código e por entrevista (matriz de códigos), relações entre códigos (matriz de correspondências), mapas de dimensões e relações entre as mesmas, nuvem de palavras (realização da mesma com todos os procedimentos necessários).
Aula 7
Análise de conteúdo de focus groups.
Aula 8
Conclusão
da codificação de focus groups com o MAXQDA. Preparação das anotações
analíticas/interpretativas para construção do relatório bem como da informação
visual necessária. Descrição da amostra, matrizes de códigos e de sobreposição
de códigos e nuvens de palavras.
Aula 9
Início da abordagam da análise documental, a partir de um conjunto de documentos sobre o mercado de trabalho dos jovens em Portugal. Discussão e elaboração da estrutura de códigos. Início do processo de codificação.
Aula 10
Conclusão da análise de conteúdo documental.