Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8107
Acrónimo :
M8107
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade visa fornecer aos alunos(as) competências práticas de aplicação da análise de conteúdo recorrendo a um programa informático especializado: MAXQDA. Este objetivo é cumprido com base na utilização de procedimentos de análise de conteúdo sobre diversos tipos de suporte empírico: entrevistas, entrevistas de grupo e textos de outros tipos que constituem acervos de dados para investigação

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: Identificar diferentes métodos de análise de conteúdo e respetiva utilização em diversos tipos de suporte: entrevista, entrevista de grupo, artigos de imprensa. (OA1) Planear e executar uma análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA (OA2) Construir outputs auxiliados pelas ferramentas visuais do software (OA3). Interpretar os dados e sobre estes construir um texto analítico e explicativo, em formato de relatório ou de outro produto científico (OA4).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A análise de conteúdo 1.1 Introdução. Estratégias de análise de conteúdo. Comparação da análise de conteúdo clássica com a grounded theory. 1.2 A questão da amostragem na seleção dos documentos a tratar. As etapas na realização da análise de conteúdo. As vantagens e desvantagens da análise de conteúdo. Aplicações da análise de conteúdo. Fiabilidade e validade na análise de conteúdo. 2. A utilização do software MAXQDA na análise de diversos tipos de dados qualitativos. 2.1 Etapas, processos e tarefas na utilização do MAXQDA: estrutura de codificação; memos; contagens; 3. Construção de Outputs 3.1 Produção de um codebook de apresentação dos resultados: matrizes de códigos e matrizes de de relações entre códigos, cruzamentos, excertos, contagens, proporções, nuvens de palavras, 4. Interpretação dos dados e construção de outputs 4.1 Integração da análise e dos outputs em produtos de diferentes tipos, relatórios e produtos científicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa operacionaliza os objetivos e competências que se pretendem atingir existindo uma forte ligação entre conteúdos e objetivos. Nomeadamente: OA1 - CP 1.1 e CP 1.2 OA2 - CP 2.1 OA3 - CP 3.1 OA4 - CP 3.1 e CP 4.1

Avaliação / Assessment


A avaliação da unidade curricular é efetuada através da apresentação de um único trabalho, escrito, de cerca de 10 páginas contendo a análise conteúdo de um conjunto de documentos. Esses documentos consistirão em entrevistas ou grupos de discussão (fornecidos pelo docente) ou numa seleção de documentos à escolha do aluno (esta opção deverá obter aprovação prévia do docente). Esse trabalho, em formato de relatório escrito, deverá incluir a apresentação de objetivos e do material a analisar, bem como de todas as operações de análise de conteúdo realizadas, acompanhadas das ferramentas visuais produzidas pelo software MAXQDA e ainda outros elementos como tabelas, gráficos etc, bem como a interpretação dos dados e reflexão em contraste com os objetivos apresentados. A classificação desse relatório consistirá em 100% da nota final. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época, ou que não tenham sido avaliados nessa mesma época, poderão apresentar o relatório em 2ª época, consistindo essa classificação em 100% da nota final. Em virtude das características da unidade curricular, os alunos não serão avaliados por exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade corresponde a 6 ECTS, 21 horas (TP20;OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. Os métodos de ensino visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para os objetivos de aprendizagem. As aulas teórico-práticas fornecem informação teórica e aplicação prática na análise de conteúdo com software. A tutoria oferece um apoio aos projetos e os alunos recebem feedback. As aulas terão um caráter fundamentalmente prático, através das quais os alunos deverão conhecer os princípios básicos da análise de conteúdo e da respetiva aplicação através de software apropriado. Posteriormente aprenderão a criar as ferramentas visuais necessárias à respetiva ilustração e compreensão. A primeira aula terá uma feição iminentemente expositiva, englobando a transmissão de conhecimento sobre as diversas tradições de pesquisa qualitativa, o respetivo contraste com a pesquisa quantitativa e o diferente conhecimento que poderá ser obtido a partir de cada uma delas ou da respetiva conjugação (métodos mistos). A partir da segunda aula, estas terão uma feição iminentemente prática, nas quais os alunos, acompanhados pelo professor executarão as tarefas de preparação e de execução da análise de conteúdo, combinando uma leitura prévia dos documentos, a definição de uma estrutura de codificação, a codificação dos documentos, a construção de memos interpretativos, e a construção de ferramentas visuais. Todos estes elementos constarão na elaboração de um livro de códigos que constituirá um esboço do relatório da análise de dados. Todos estes passos serão seguidos para cada um dos tipos de documentos a analisar: entrevistas, entrevistas de grupo e outros documentos. O trabalho realizado em sala de aulas deverá ser complementado com trabalho autónomo por parte do aluno, com vista ao aprofundamento dos procedimentos seguidos e criação de rotinas que as restrições do tempo de aulas não permitem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos remetem para a aquisição de conhecimentos, capacidade de compreensão e de aplicação. A exposição teórica permitirá operacionalizar todos objetivos de aprendizagem contribuindo para o aumento de conhecimentos e compreensão e apoiando a aplicação. As demonstrações, os exemplos e os exercícios visam o desenvolvimento de competências de aplicação, incidem portanto nos objetivos 2, 3 e 4 . O trabalho autónomo dos alunos será orientado e incentivado de acordo com um plano elaborado pelo docente e visa o desenvolvimento das competências necessárias para a concretização dos objetivos de aprendizagem. Este plano inclui a indicação de leituras específicas e atividades a serem desenvolvidas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


MAXQDA 12 Reference Manual, Verbi Software, Berlin Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage. Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Silveira, Liane (2015), "Eu sou os olhos dela. As babás nas imagens, na praça ou na etnografia do olhar", Sociologia, Problemas e Práticas 77, pp. 95-111. Nunes, Ana Rita e Sara Falcão Casaca (2015), "As mulheres perante o desafio de uma carreira internacional", Sociologia, Problemas e Práticas 77, pp. 77-94. Lemos, Valter e Anabela Serrão (2015), "O impacto político do PISA em Portugal através dos media", Sociologia, Problemas e Práticas 78, pp. 87-104. Gomes, Rui Telmo (2014), "O pessoal está interessado numa tour". Ritos de procrastinação das cenas musicais underground", Sociologia, Problemas e Práticas 76, pp.51-68. Duarte, Vera (2015), "Delinquência Juvenil feminina a várias vozes. Contributos para a contrução de uma tipologia de percursos transgressivos", Sociologia, Problemas e Práticas 78, pp. 49-66.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16