Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8109
Acrónimo :
M8109
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender os procedimentos teóricos e metodológicos que sustentam o processo de pesquisa etnográfica; desenvolver a reflexividade crítica sobre os mesmos e incentivar a sua prática no âmbito dos trabalhos de mestrado em curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Situar histórica e disciplinarmente a perspetiva etnográfica; OA2. Discriminar as várias etapas da investigação etnográfica; OA3. Identificar terrenos adequados ao exercício deste tipo de pesquisa; OA4. Praticar algumas das técnicas de registo do trabalho de campo, tais como memos, notas de campo, diários, desenhos, entre outros; OA5. Interiorizar princípios éticos e deontológicos na prática de pesquisa; OA6. Definir conceitos-chave da pesquisa de terreno/etnográfica; OA7. Compreender a complexidade inerente aos processos de descrição, análise e interpretação de dados neste tipo de investigação qualitativa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Apresentação: Objetivos, sistema de trabalho, avaliação P2. Etnografia e trabalho de campo: uma visão plural P3. Escolher e preparar o terreno P4. Planear o trabalho prático P5. Entrar no terreno: o acesso P6. Entrevistar e conversar P7. Observar e registar P8. Ética e os seus dilemas P9. Analisar e descrever P10. Exercício final

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático P2 tem como objetivo situar histórica e disciplinarmente as tradições da etnografia, de acordo com o primeiro objetivo de aprendizagem (OA). P4, P5, P6 e P7, visam atingir OA2, no sentido de discriminar as várias etapas da investigação etnográfica.P2 e P3 contribuem para a identificação dos terrenos adequados ao exercício deste tipo de pesquisa, de acordo com OA3. P6 e P7 contribuem para o contacto dos estudantes com algumas das técnicas de trabalho de campo, de acordo com OA4. P5 e P9 têm como objetivo fazer o estudante interiorizar princípios éticos e deontológicos na prática de pesquisa, tal como previsto em OA5. Finalmente, OA6 e OA7, que visam a definição dos principais conceitos em que se baseia a pesquisa de terreno, compreendendo a complexidade inerente aos processos de descrição, análise e interpretação de dados na investigação etnográfica, estão contemplados, de forma integrada, em todos os pontos do programa, de P1 a P7.

Avaliação / Assessment


Esta UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre ocorre, com regularidade, no decurso do período curricular, com recurso aos seguintes instrumentos de avaliação, sequencialmente: 1. Proposta, por escrito, de um exercício observacional interativo (20%) 2. Apresentação oral em sala de aula, através da análise crítica de, pelo menos, uma das etapas do exercício em curso (30%); 3. Redação de um ensaio reflexivo final (50%) É requisito desta modalidade de avaliação a participação ativa em, pelo menos, 6 aulas completas. A avaliação por exame contempla a totalidade do programa e bibliografia da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC promove uma metodologia mista de aulas teórico-práticas, com componente expositiva e debate, assim como de exercícios práticos de trabalho de campo, permitindo o contacto direto com os contextos relevantes para o processo de aprendizagem desta prática de pesquisa. A leitura da bibliografia seleccionada, por aula, permite acompanhar a exposição das matérias do programa. A sua discussão, em aula, tem como objectivo estimular a capacidade analítica e uma reflexão crítica em torno dos conceitos e temas abordados. A componente prática concretiza-se na exposição de resultados parciais entre pares, de forma interativa entre todos, através de sessões de debate sobre o processo de pesquisa. O trabalho autónomo do estudantes concretiza-se em várias atividades: leitura crítica e faseada da bibliografia proposta em cada tópico programático, planificação do exercício prático a elaborar ao longo do semestre, registo e análise do processo da pesquisa de terreno exploratória, apresentação oral de uma das etapas deste processo, redação de um comentário reflexivo sobre a experiência realizada.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino abarcam uma variedade de actividades que têm como objectivo desenvolver competências de análise crítica e de reflexividade, tanto científicas, como sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da pesquisa de terreno: a pesquisa bibliográfica, leitura, escrita e explanação oral; de contacto direto com realidades sócio-culturais diversificadas, de auto-análise refelxiva e crítica sobre porsicionamentos pessoais, de acesso às várias fontes de investigação; de imaginação e criatividade metodológica, incentivando à busca, no terreno, de fontes de informação muito diversificadas conforme o trabalho de projecto em curso; de organização do trabalho intelectual conciliando a teoria e a prática; de argumentação e explicitação de ideias complexas. A sensibilização para as múltiplas metodologias e técnicas de investigação de terreno, qualitativas, quantitativas, observacionais, documentais relacionadas com o processo de investigação etnográfico é alcançada através da análise e reflexão sobre os casos apresentados. Os conhecimentos, atitudes e competências adquiridos serão avaliados através da seguinte correspondência entre os instrumentos de avaliação e os objectivos de aprendizagem: 1. Proposta inicial (20%), relacionada com OA3. 2. Apresentação oral em sala de aula (30%), relacionada com OA2, OA4 e OA5 3. Redação de um ensaio reflexivo final (50%), afere a consolidação dos OA6 e OA7 Exame final inclui todos os conteudos programáticos.

Observações / Observations


Esta UC organiza-se em vários turmas (turnos), sendo uma deles em inglês. O programa é o mesmo, mas a bibliografia pode ser diferente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Beaud, Stéphane e Weber, Florence, 2007(1998) Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro: Vozes -Becker, Howard S. 2008(1998) Segredos e truques de pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar -Blundo, Giorgio e Jean-Pierre de Olivier Sardan, 2003 Pratique de la Description, Paris: EHESS -Burgess, Robert G. 1997(1984) A pesquisa de terreno. Uma introdução. Oeiras: Celta -Costa, António F.1986, «A pesquisa de terreno em sociologia» in Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (ed) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento -Emerson, Robert M. et alii, 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London: The University of Chicago Press -Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company -Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Agar, Michael H. 1986 Speaking of Ethnography, Beverly Hills: SAGE Atkinson, Paul et alii, 2001 Handbook of Ethnography, London: SAGE Malinowski, Bronislaw, 1992 (1922) Argonauts of the Western Pacific, London: Routledge Sanjek, Roger (ed), 1990 Fieldnotes. The Makings of Anthropology, Ithaca and London: Cornell University Press Sardan, Jean-Pierre 2008 La rigueur du qualitatif. Les contraintes empiriques de l?interprétation socio-anthropologique, Louvain-la-Neuve : Bruylant-Academia Weber, Florence 2009 Manuel de l?ethnographe, Paris: PUF Weiss, Robert S. 1994 Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York: Free Press

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25