Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Métodos de Pesquisa Social
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar os procedimentos teóricos e metodológicos que sustentam o processo de pesquisa etnográfica, promover uma reflexão crítica sobre os mesmos e incentivar a sua prática no âmbito das investigações em curso.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Situar histórica e disciplinarmente as tradições da etnografia; OA2. Discriminar as várias etapas da investigação etnográfica; OA3. Identificar terrenos adequados ao exercício deste tipo de pesquisa; OA4. Contactar com algumas das técnicas de trabalho de campo experimentando fazer registo, tais como memos, notas de campo, diários, desenhos, etc.; OA5. Interiorizar princípios éticos e deontológicos na prática de pesquisa; OA6. Definir alguns dos conceitos em que se baseia a pesquisa de terreno; OA7. Compreender a complexidade inerente aos processos de descrição, análise e interpretação de dados na investigação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Apresentação: Objetivos, sistema de trabalho, avaliação P2. Etnografia e trabalho de campo: uma visão plural P3. Escolher e preparar o terreno P4. Discussão sobre os trabalhos P5. Entrar no terreno: o acesso P6. Entrevistar e conversar P7. Observar e registar P8. Ética e os seus dilemas P9. Analisar e descrever P10. Acompanhamento dos trabalhos em curso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1. Situar histórica e disciplinarmente as tradições da etnografia - P2. OA2.Discriminar as várias etapas da investigação etnográfica - P4; P5; P6; P7 OA3.Identificar terrenos adequados ao exercício deste tipo de pesquisa - P2 OA4.Contactar com algumas das técnicas de trabalho de campo - P6 e P7 OA5.Interiorizar princípios éticos e deontológicos na prática de pesquisa: P9 OA6 e OA7: Definir alguns dos conceitos em que se baseia a pesquisa de terreno/Compreender a complexidade inerente aos processos de descrição, análise e interpretação de dados na investigação - P1 a P7 (resulta da integração de todos os conteúdos programáticos)
Avaliação / Assessment
A UC organiza-se em aulas teórico-práticas, baseadas em exposição teórica e análise de casos, apresentados de forma textual ou visual. A leitura da bibliografia seleccionada, por aula, permite acompanhar a exposição das matérias do programa. A sua discussão, em aula, tem como objectivo estimular a capacidade analítica e uma reflexão crítica em torno dos conceitos e temas abordados. Avaliação periódica consta de 2 momentos de avaliação: 1. Apresentação escrita e oral do projeto de pesquisa a executar (30%); 2. Ensaio final (70%) Alternativamente, avaliação por exame final, cuja prova escrita incidirá sobre a totalidade da matéria lecionada na unidade curricular.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC promove uma metodologia mista, de secções expositivas, de debate e de laboratório. A metodologia expositiva é geralmente auxiliada por apresentações de power point e complementada com debate sobre as matérias a lecionar em sala de aula. A componente de laboratório concretiza-se na exposição de resultados parciais entre pares, com a mediação do/a docente e levantamento de dúvidas sobre o processo de pesquisa. O trabalho autónomo subdivide-se em leitura e análise dos textos propostos ao longo do semestre e na execução de uma pesquisa de terreno de curta duração, cujo resultado consiste num ensaio, o principal elemento de avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino abarcam uma variedade de actividades que têm como objectivo desenvolver e treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais que, no seu conjunto, preparam o estudante para os desafios da pesquisa de terreno: a pesquisa bibliográfica, leitura, escrita e explanação oral; de contacto social e acesso às várias fontes de investigação; de imaginação e criatividade metodológica, incentivando à busca, no terreno, de fontes de informação muito diversificadas conforme o trabalho de projecto em curso; de organização do trabalho intelectual conciliando a teoria e a prática. A sensibilização para as múltiplas metodologias e técnicas de investigação de terreno, qualitativas, quantitativas, observacionais, documentais relacionadas com o processo de investigação etnográfico é alcançada através da análise e reflexão sobre os casos apresentados. Os conhecimentos, atitudes e competências adquiridos serão avaliados através da seguinte correspondência entre os instrumentos de avaliação e os objectivos de aprendizagem: 1. Exercício prático (30%) (OA1- OA2, OA5) 2. Ensaio final (70%) (OA6 e OA7) Alternativamente, Exame Final (100%)
Observações / Observations
Esta UC é lecionada em duas línguas, inglês e português, em turmas diferenciadas. A matéria lecionada é a mesma, mas a bibliografia difere entre turmas.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Beaud, Stéphane e Weber, Florence, 2007(1998) Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro: Vozes -Becker, Howard S. 2008(1998) Segredos e truques de pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar -Blundo, Giorgio e Jean-Pierre de Olivier Sardan, 2003 Pratique de la Description, Paris: EHESS -Burgess, Robert G. 1997(1984) A pesquisa de terreno. Uma introdução. Oeiras: Celta -Costa, António F.1986, «A pesquisa de terreno em sociologia» in Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (ed) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento -Emerson, Robert M. et alii, 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London: The University of Chicago Press -Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company -Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Agar, Michael H. 1986 Speaking of Ethnography, Beverly Hills: SAGE Atkinson, Paul et alii, 2001 Handbook of Ethnography, London: SAGE Beaud, Stéphane e Weber, Florence, 2007 (1998) Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro: Vozes Becker, Howard S. 1998 Tricks of the Trade: How to Think about Your Research While You're Doing It Chicago: University of Chicago Press Blundo, Giorgio e Jean-Pierre de Olivier Sardan, 2003 Pratique de la Description, Paris: EHESS Burgess, Robert G. 1997 (1984) A pesquisa de terreno. Uma introdução. Oeiras: Celta Caria, Telmo, 2003 (org.) Experiência etnográfica em ciências sociais, Porto: Afrontamento Céfaï, Daniel (org.) 2003 L?enquête de terrain, Paris: La Decouverte Costa, António F. 1986, «A pesquisa de terreno em sociologia» in Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (ed) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento Emerson, Robert M. et alii, 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London: The University of Chicago Press Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company Malinowski, Bronislaw, 1992 (1922) Argonauts of the Western Pacific, London: Routledge Sanjek, Roger (ed), 1990 Fieldnotes. The Makings of Anthropology, Ithaca and London: Cornell University Press Sardan, Jean-Pierre 2008 La rigueur du qualitatif. Les contraintes empiriques de l?interprétation socio-anthropologique, Louvain-la-Neuve : Bruylant-Academia Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Weber, Florence 2009 Manuel de l?ethnographe, Paris: PUF Weiss, Robert S. 1994 Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York: Free Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16