Sumários

Entrar no terreno: o acesso

17 Outubro 2023, 18:00 Ana Patricia Faria Pereira


Como preparamos o terreno?
Getting in: Loffland & Loffland
Exercício sobre ganhar acesso: pensar os problemas de acesso ao terreno em Sociedade de Esquina de W. Foote Whythe

Etnografia e trabalho de campo: uma visão plural

12 Outubro 2023, 18:00 Otávio Ribeiro Raposo


Nesta aula foram apresentados os procedimentos teóricos e metodológicos que sustentam o processo de investigação etnográfica, tendo como suporte principal a pesquisa de Malinowski “Argonautas do Pacífico”. O enquadramento histórico e disciplinar das tradições etnográficas foi outro dos aspetos abordados em aula, bem como a experiência pioneira da Escola de Chicago no uso do método etnográfico em ambientes urbanos.  

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 31 estudantes.

Escolher e preparar o terreno

11 Outubro 2023, 18:00 Rita d'Ávila Cachado


Nesta sessão começámos por falar do documentário Na Quinta com Kally, que tinha sido dado como trabalho autónomo na semana anterior; debatemos o texto "Starting where you are" dos Lofland e a diferenciação entre alguns dos conceitos da metodologia qualitativa. Na segunda parte da sessão fizemos um jogo em grupos para melhorar as competências de construção de uma pergunta de pesquisa.

Escolher e preparar o terreno

10 Outubro 2023, 18:00 Inês Lourenço


Escolher e preparar o Terreno.

Do tema de pesquisa ao objeto de pesquisa.
Qualidades pessoais do/a investigador/a e o interconhecimento.
Exercício em aula: construção de uma pergunta de pesquisa.

Choosing and preparing the field

10 Outubro 2023, 18:00 Rita d'Ávila Cachado


In this session we debated "Starting where you are" from the Loflands' book; positionally; engagement in the field research. Differentiation between qualitative methodological concepts was also approached. In the second part of the session, we developed a pedagogic game in groups to improve skills on building a research question.