Sumários

Entrar no terreno: o acesso

17 Outubro 2023, 18:00 Ana Patricia Faria Pereira


Como preparamos o terreno?
Getting in: Loffland & Loffland
Exercício sobre ganhar acesso: pensar os problemas de acesso ao terreno em Sociedade de Esquina de W. Foote Whythe

Etnografia e trabalho de campo: uma visão plural

12 Outubro 2023, 18:00 Otávio Ribeiro Raposo


Nesta aula foram apresentados os procedimentos teóricos e metodológicos que sustentam o processo de investigação etnográfica, tendo como suporte principal a pesquisa de Malinowski “Argonautas do Pacífico”. O enquadramento histórico e disciplinar das tradições etnográficas foi outro dos aspetos abordados em aula, bem como a experiência pioneira da Escola de Chicago no uso do método etnográfico em ambientes urbanos.  

O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula 31 estudantes.

Escolher e preparar o terreno

11 Outubro 2023, 18:00 Rita d'Ávila Cachado


Nesta sessão começámos por falar do documentário Na Quinta com Kally, que tinha sido dado como trabalho autónomo na semana anterior; debatemos o texto "Starting where you are" dos Lofland e a diferenciação entre alguns dos conceitos da metodologia qualitativa. Na segunda parte da sessão fizemos um jogo em grupos para melhorar as competências de construção de uma pergunta de pesquisa.

Choosing and preparing the field

10 Outubro 2023, 18:00 Rita d'Ávila Cachado


In this session we debated "Starting where you are" from the Loflands' book; positionally; engagement in the field research. Differentiation between qualitative methodological concepts was also approached. In the second part of the session, we developed a pedagogic game in groups to improve skills on building a research question.

Escolher e preparar o terreno

10 Outubro 2023, 18:00 Inês Lourenço


Escolher e preparar o Terreno.

Do tema de pesquisa ao objeto de pesquisa.
Qualidades pessoais do/a investigador/a e o interconhecimento.
Exercício em aula: construção de uma pergunta de pesquisa.