Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Multimédia, Visão e Computação Gráfica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
São desejáveis alguns conceitos básicos de multimédia
Objetivos Gerais / Objectives
Apreensão dos conceitos e práticas associados à captura, processamento e criação de som e vídeo digitais para multimédia, desde os requisitos técnicos de suporte aos requisitos de conteúdo, com realce para a componente de criação de conteúdos coerentes do ponto de vista de mensagem a comunicar, do suporte e do público-alvo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No fim da disciplina o aluno deverá ser capaz de: OA1: Especificar o projecto, definindo o meio em função dos objectivos e do público-alvo; OA2: Estruturar a planificação de sequências e planos, utilizando a gramática e linguagem audiovisual; OA3: Adquirir, seleccionar e montar vídeo e áudio digitais; OA3: Optimizar a codificação e compressão final do projecto.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Storyline/Sinopse, guião, storyboard, etapas de produção, planificação. CP2: Técnica: Aquisição, suporte, fita, HD, SSM, DVD, implicações; imagem e enquadramento, 4/3, 16/9, "safe area"; varrimento progressivo e entrelaçado; tipos de microfones, ruído; Transcrição de áudio e vídeo, largura de banda, droped frames, implicações; edição à frame, NLE. CP3: Conteúdo: Sequências e Planos, travelings, panorâmicas, picado e contra-picado, plano e contra-plano; Enquadramento e espaço imagem: cinema, vídeo, vídeo para multimédia, implicações; Linguagem e narrativa vídeo e áudio; Tipos de som; mistura, equalização, filtragem; redução de ruído. CP4: Montagem e pós-produção; Repicagem de som, montagem à banda sonora, sincronização e pós-sonorização; Ritmo; Transições, corte, Chromakey, transparência, motion, titulagem e "safe area". CP5: Codificação e compressão, selecção do CODEC, "Constant Bit Rate", "Variable Bit Rate", "1 pass / 2 pass coding", implicações.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2 OA2: CP3 OA3: CP2, CP3, CP4 OA4: CP5
Avaliação / Assessment
EA1: aulas teórico-prática, expositivas e de exercícios; EA2: apresentações práticas interactivas baseadas em aulas vídeo para e-learning e b-learning produzidos e realizados pelo professor, sobre edição de áudio e edição de vídeo; EA3: acompanhamento e avaliação semanal de projecto. | Avaliação contínua: criação de projecto em grupo (70% da nota final) através de desenvolvimento faseado de projecto, analisado e avaliado etapa a etapa, todas as semanas, entregue na data do Exame 1 ou 2. Miniteste escrito individual (30% da nota final). Pela natureza da UC com avaliação de projecto semanal, não há Exame escrito ou Época Especial.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1: EA1, EA3 OA2: EA1, EA3 OA3: EA1, EA2, EA3 OA4: EA1, EA3
Observações / Observations
nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gerald Millerson, Video Production Handbook, 2001, ISBN 0-240-51597-8 Quantel, "The Digital Fact Book, Converged media, 20th anniversary edition", B. Pank editor, 20th Edition, 2008 PF Lopes, Digital Video for Multimedia: Good Practices for Acquisition and Processing, 12 EPCG, selected for Portuguese Journal of Computer Graphics - Advances in Computer Graphics in Portugal, Special Edition, 2004 WHAT DO EDITORS DO, The Cutting Edge - The Magic of Movie Editing, Director W Apple; TCEP Inc, ACE, NHK Enterprises, BBC, 2004 PF Lopes, Sound Recording, INOCOP, Ref INOCOP-ADETTI-D-2-P-SOA, Issue 1.0RC1, Contract Ref. 2004/EQUAL/A2/AD/235, Nov 2005 PF Lopes, Digital audio recording, editing and manipulation (5 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Digital video editing and manipulation (4+2 modules), Tutorial modules, video for e-learning/b-learning, ISCTE-IUL, 2006 PF Lopes, Som e vídeo para multimédia, ISCTE-IUL, 2012
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Williams, J., Lock, A., Burnett, C. (1996). Digital Video for Multimedia: Considerations for Capture, Use and Delivery, Multimedia Resources Unit, University of Bristol. J. Eargle, Sound Recording, 2nd edition, New York: Van Nostrand Reinhold, 1980. S. Alten, Audio in Media, Belmont, Calif.: Wadsworth, 1986. R. J. Compesi, R. E. Sherriffs, Small Format Television Production, Second Edition, Allyn and Bacon, 1990. Derrick Story, Digital Video Pocket Guide, 2003, ISBN 0-596-00523-7
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16