Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar uma introdução a tópicos de Finanças importantes para negócios internacionais, entre os quais, mercado de câmbios, balança de pagamentos, sistema financeiro internacional e derivados cambiais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso os alunos devem ser capazes de: OA1. Entender o funcionamento do mercado global forex. OA2.Compreender o funcionamento do sistema financeiro global. OA3. Criar e desenvolver quadros analíticos para avaliação do risco cambial e instrumentos de cobertura disponíveis.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdos programáticos 1. Globalização e Mercado de câmbio estrangeiro 2. Balança de pagamentos 3. O sistema financeiro internacional 4. O mercado de câmbios 5. Condições de paridade internacionais 6. Derivativos de moedas estrangeiras e Swaps 7. Cobertura usando encaminhamentos, opções FX e instrumentos do mercado monetário
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração da coerência" tem por base a interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP1, CP2, CP3 OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7
Avaliação / Assessment
Exame individual escrito 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a contribuir para a aquisição de competências desta UC serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (LM): 1. Expositiva, para a apresentação dos quadros de referência teórica pelo professor 2. Participativa, com a análise em aula e resolução de exercícios de aplicação 3. Activa, com a realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo realizado pelo aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento de competências de aprendizagem principal dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, portanto, na tabela abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositiva, para a apresentação dos quadros de referência teórica pelo professor Todos 2. Participativa, com a análise em aula e resolução de exercícios de aplicação Todos 3. Activa, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo realizado pelo aluno Todos
Observações / Observations
CoVID19: Para cumprir as normas das Autoridades Públicas e do ISCTE-IUL, em situações justificadas ? confinamento, condição médica, quarentena ou distanciamento físico, as aulas e as avaliações poderão ser lecionadas e implementadas em formato on-line.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Some selected cases and readings. Shapiro, A. C, Multinational Financial Management 10th edition (2013), John Wiley & Sons, Inc. Eiteman, Stonehill and Moffett, Multinational Business Finance (MBF) 13th edition (2013), Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16