Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8119
Acrónimo :
M8119
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
5.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
18.0h/sem
Trabalho Autónomo :
57.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar uma introdução a tópicos de Finanças importantes para negócios internacionais, entre os quais, mercado de câmbios, balança de pagamentos, sistema financeiro internacional e derivados cambiais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso os alunos devem ser capazes de: OA1. Entender o funcionamento do mercado global forex. OA2.Compreender o funcionamento do sistema financeiro global. OA3. Criar e desenvolver quadros analíticos para avaliação do risco cambial e instrumentos de cobertura disponíveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos programáticos 1. Globalização e Mercado de câmbio estrangeiro 2. Balança de pagamentos 3. O sistema financeiro internacional 4. O mercado de câmbios 5. Condições de paridade internacionais 6. Derivativos de moedas estrangeiras e Swaps 7. Cobertura usando encaminhamentos, opções FX e instrumentos do mercado monetário

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração da coerência" tem por base a interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e é explicada da seguinte forma: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP1, CP2, CP3 OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7

Avaliação / Assessment


Exame individual escrito 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De forma a contribuir para a aquisição de competências desta UC serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (LM): 1. Expositiva, para a apresentação dos quadros de referência teórica pelo professor 2. Participativa, com a análise em aula e resolução de exercícios de aplicação 3. Activa, com a realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo realizado pelo aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento de competências de aprendizagem principal dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, portanto, na tabela abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositiva, para a apresentação dos quadros de referência teórica pelo professor Todos 2. Participativa, com a análise em aula e resolução de exercícios de aplicação Todos 3. Activa, com a realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo realizado pelo aluno Todos

Observações / Observations


CoVID19: Para cumprir as normas das Autoridades Públicas e do ISCTE-IUL, em situações justificadas ? confinamento, condição médica, quarentena ou distanciamento físico, as aulas e as avaliações poderão ser lecionadas e implementadas em formato on-line.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Some selected cases and readings. Shapiro, A. C, Multinational Financial Management 10th edition (2013), John Wiley & Sons, Inc. Eiteman, Stonehill and Moffett, Multinational Business Finance (MBF) 13th edition (2013), Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16