Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Multimédia, Visão e Computação Gráfica
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Obrigatório ter: - conhecimentos base de Computação Gráfica, Modelação 2D e 3D, assim como Visualização e Sombreamento 3D; - conhecimentos introdutórios de Animação Tradicional e Animação por Computador; - fortes conhecimentos de Multimédia Digital, nomeadamente Imagem Digital, Fotografia Digital, Som Digital, Vídeo Digital
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver capacidades de elaboração e gestão de projectos multimédia, tendo em linha de conta a especificidade multicultural e multidisciplinar que caracterizam estes projectos, tanto ao nível da componente técnica de suporte e desenvolvimento como ao nível da produção, adequação e validação dos conteúdos. É necessário dominar conceitos prévios, conforme o explicitado nos Pré-requisitos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do projecto multimédia a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar, e expor criticamente artigo científico na área em que o projecto multimédia vai ser desenvolvido; OA3: criar o projecto multimédia definindo a equipa e funções, o conteúdo, o caderno de encargos, a gestão de versões, congelamento e validação de versão a implementar, criação de interface, interacção, navegação, bateria de testes, avaliação, controlo de qualidade e validação final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Revisões, multimédia digital, modelação, fotografia, vídeo, animação, som; Codificar e (não)comprimir; problemas e implicações CP2 Ambientes multiculturais/técnicos de desenvolvimento de projectos multimédia, implicações CP3 Formulação de requisitos de projectos multimédia, requisitos técnicos, funcionalidade de interface, percepção, psicologia CP4 Gestão das expectativas dos clientes face a requisitos dos projectos CP5 Produção do guião e requisitos, gestão de versões; Congelamento de versão final, aprovação pelo cliente CP6 Elaboração e cálculo do caderno de encargos: gráficos, programação, plataforma, animação, design, interface, vídeo, som, texto, navegação, interacção, psicologia, validação, avaliação de resultados, bateria de testes, gestão de grupo alvo de testes CP7 Métricas e controlo de qualidade, avaliação, validação CP8 Estudo de casos: Taco a Taco, ANMP, BCP, AVLx88, APM, EcoPontos CP9 Critérios para recolha de artigo científico, escrita de artigo científico
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP2, CP3 OA2: CP9, CP1 a 8 OA3: CP1 a 8 OA4: CP9
Avaliação / Assessment
EA1: aulas teórico-práticas EA2: aulas de estudo de caso EA3: apresentação/discussão de artigos científicos; EA4: acompanhamento e avaliação semanal de projecto. | Avaliação contínua: trabalho individual de escolha e apresentação de artigo científico (20% da nota final), miniteste individual (20% da nota final), e criação de projecto em grupo (60% da nota final) através de desenvolvimento faseado de projecto, analisado e avaliado etapa a etapa, todas as semanas, entregue na data do Exame 1 ou 2. Pela natureza da Unidade Curricular, com o projecto desenvolvido e avaliado semanalmente, esta UC não tem Avaliação final, apenas Avaliação contínua semanal.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1: EA1, EA2 OA2: EA3, apresentação individual, avaliação individual; OA3: EA1, EA2, EA3, EA4 OA4: EA1, EA3, EA4
Observações / Observations
alterações à avaliação contínua: Avaliação por Projecto passa a valer 70%; eliminado o Miniteste; trabalho individual passa a valer 30%; - todos os instrumentos de avaliação são online; não há avaliação presencial, não há exame de 1ª época por se tratar de avaliação contínua semana a semana; - foi dada indicação destas mudanças ao coord. de ano/curso e aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Projectos: Taco a Taco, ANMP, BCP, Audiovisual Lx88, APM, EcoPontos PF Lopes, Projectos multimédia no ensino de multimédia e animação, Workshop "O ensino de animação e multimédia na Europa", Fundação Calouste Gulbenkian, 2000 (Comunicação convidada) PF Lopes, Amélia Muge, MV Moreira, Taco a Taco, 9º Encontro Português de Computação Gráfica, Marinha Grande, Fevereiro 2000 Quentin Letts, "Lights! Camera! Retake!", The Telegraph, 2003 PF Lopes, Computação Gráfica e Multimédia Digital, ISCTE-IUL, 2011 E England, A Finney, Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media, Book 2. Technical Issues, Addison-Wesley, 2001, 3rd Ed, ISBN 0201728990 E England, A Finney, Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media, Book 1. People and Processes, Addison-Wesley, 2001, 3rd Ed, ISBN 0201728982 PF Lopes, Análise e Gestão de Projectos Multimédia, ISCTE-IUL, 2012
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
PF Lopes, Multimédia: rápido, divertido, fácil e barato, Multimedia XXI, Parque das Nações, 4/5/2001 PF Lopes, Multimédia e ensino, conteúdo e narrativa, Comemoração de 150 anos, ISEL, 27 de Maio 2002 Elaine England, Andy Finney, Managing Multimedia: Project Management for Interactive Media, 2nd Ed, Addison-Wesley, 1998, ISBN 0-201-36058-6
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16