Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8136
Acrónimo :
M8136
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de finanças ao nível da licenciatura.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de entender e formular a estratégia financeira de uma empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: 1. Analisar decisões de investimento através da abordagem tradicional; 2. Elaborar análise de sensibilidade aos factores de risco de uma decisão de investimento; 3. Caracterizar as alternativas de financiamento de uma empresa; 4. Analisar e avaliar opções reais nas decisões de investimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Valor temporal do dinheiro 1.1. Taxa de juro, valor actual e valor futuro 1.2. Anuidades e perpetuidades 1.3. Taxas de juros nominais, efectivas e equivalentes 2. Decisões de investimento 2.1. Estimativa de fluxos de caixa 2.2. Custo do capital próprio 2.3. Regras de decisão de investimento 2.4. Abordagem probabilística 3. Fontes de financiamento 3.1. Capital próprio 3.2. Dívida 3.3. Híbrido 3.4. Custo do capital 3.5. A estrutura óptima de financiamento 3.6. Regras ajustadas da decisão de investimento 4. Opções reais e estratégia financeira 4.1. Limitações da abordagem tradicional da avaliação de projectos 4.2. Conceitos básicos de opções 4.3. Avaliação da flexibilidade dos gestores 4.4. Modelos analíticos e métodos numéricos 4.5. Decisões de investimento e desinvestimento 4.6. Outras aplicações de opções reais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: 1 e 2. OA2 - Ponto do programa: 2. OA3 - Ponto do programa: 3. OA4 - Ponto do programa: 4.

Avaliação / Assessment


Os alunos podem optar por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre consiste em: - Trabalho de grupo (40% na classificação final). - Um teste escrito (60% na classificação final e nota mínima de 7.5). A avaliação por exame consiste em: - Um teste escrito (100% na classificação final). A aprovação na UC depende da obtenção de uma classificação final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Todos

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Damodaran, A. (2014). Applied Corporate Finance, 4th edition, Wiley. - Dias, J.C. (2025). Lecture Notes, Iscte Business School. - Hillier, D., Grinblatt, M. and Titman, S. (2024). Financial Markets and Corporate Strategy, 3rd edition, McGraw-Hill.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Dixit, A.K. and Pindyck, R.S. (1994). Investment under Uncertainty, Princeton University Press. - Smit, H.T.J. and Trigeorgis, L. (2004). Strategic Investment: Real Options and Games, Princeton University Press. - Trigeorgis, L. (1996). Real Options: Managerial Flexibility and Strategy in Resource Allocation, MIT Press. - Several published papers.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-11