Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8136
Acrónimo :
M8136
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de finanças ao nível da licenciatura.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de entender e formular a estratégia financeira de uma empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: 1. Compreender a interdependência entre crescimento, financiamento e criação de valor; 2. Caracterizar as principais fontes de financiamento de longo prazo para um negócio; 3. Compreender as diferenças entre os mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 4. Determinar as fontes de financiamento mais adequadas ao estádio do ciclo de vida e ao risco da actividade de um negócio; 5. Compreender o modo de funcionamento dos mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 6. Entender a interacção entre exposição ao risco e criação de valor.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I Financiamento, Crescimento e criação de valor a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio b) O financiamento da empresa em crescimento c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável d) Fontes de capital II Mercados de capitais próprios a) Private equity i) Friends, Fools & Family ii) Business Angels iii) Capital de risco b) Mercados públicos de acções i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios ii) Ofertas públicas iniciais (IPO) iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO v) Ofertas maduras c) Warrants e convertíveis III Mercados de capitais alheios a) Opção entre mercados públicos e privados b) Obrigações c) Dívida intermediada d) Locação financeira IV Gestão Estratégica do Risco a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor b) Gestão da exposição ao risco c) Aspectos organizacionais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1, OA2 e OA4: I - Financiamento, crescimento e criação de valor OA3 e OA5: II - Mercados de capitais próprios e III - Mercados de capitais alheios OA6: IV - Gestão Estratégica do Risco

Avaliação / Assessment


Processa-se em duas épocas: Normal (1ª) e de Recurso (2ª). Na 1ª Época, os alunos que optem pela avaliação periódica, terão de ter uma assiduidade mínima de 2/3 e serão avaliados mediante: a) Um trabalho de grupo (máximo de 5 elementos), com ponderação de 50%. b) Um exame final que abarca toda a matéria com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 7.5 valores; Obterão aprovação os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Os objectivos de aprendizagem são apresentados de antemão; - A exposição da matéria é feita com recurso a apresentações projectadas e quadro, apelando a exemplos práticos e participação oral dos alunos; - Leituras e outros materiais adicionais são entregues conforme apropriado; - Espera-se que os alunos se preparem para as aulas, conforme apropriado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Correspondência entre Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)e objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1 a OA5 3. Ativas, com realização de trabalho de grupo. Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brealey, Myers and Allen, Principles of Corporate Finance, 9th edition, Mcgraw-Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Damodaran, Applied Corporate Finance, 4th edition, Wiley

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16