Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de finanças ao nível da licenciatura.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de entender e formular a estratégia financeira de uma empresa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: 1. Compreender a interdependência entre crescimento, financiamento e criação de valor; 2. Caracterizar as principais fontes de financiamento de longo prazo para um negócio; 3. Compreender as diferenças entre os mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 4. Determinar as fontes de financiamento mais adequadas ao estádio do ciclo de vida e ao risco da actividade de um negócio; 5. Compreender o modo de funcionamento dos mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 6. Entender a interacção entre exposição ao risco e criação de valor.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I Financiamento, Crescimento e criação de valor a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio b) O financiamento da empresa em crescimento c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável d) Fontes de capital II Mercados de capitais próprios a) Private equity i) Friends, Fools & Family ii) Business Angels iii) Capital de risco b) Mercados públicos de acções i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios ii) Ofertas públicas iniciais (IPO) iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO v) Ofertas maduras c) Warrants e convertíveis III Mercados de capitais alheios a) Opção entre mercados públicos e privados b) Obrigações c) Dívida intermediada d) Locação financeira IV Gestão Estratégica do Risco a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor b) Gestão da exposição ao risco c) Aspectos organizacionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1, OA2 e OA4: I - Financiamento, crescimento e criação de valor OA3 e OA5: II - Mercados de capitais próprios e III - Mercados de capitais alheios OA6: IV - Gestão Estratégica do Risco
Avaliação / Assessment
Processa-se em duas épocas: Normal (1ª) e de Recurso (2ª). Na 1ª Época, os alunos que optem pela avaliação periódica, terão de ter uma assiduidade mínima de 2/3 e serão avaliados mediante: a) Um trabalho de grupo (máximo de 5 elementos), com ponderação de 50%. b) Um exame final que abarca toda a matéria com ponderação de 50% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 7.5 valores; Obterão aprovação os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Os objectivos de aprendizagem são apresentados de antemão; - A exposição da matéria é feita com recurso a apresentações projectadas e quadro, apelando a exemplos práticos e participação oral dos alunos; - Leituras e outros materiais adicionais são entregues conforme apropriado; - Espera-se que os alunos se preparem para as aulas, conforme apropriado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Correspondência entre Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)e objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1 a OA5 3. Ativas, com realização de trabalho de grupo. Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Brealey, Myers and Allen, Principles of Corporate Finance, 9th edition, Mcgraw-Hill
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Damodaran, Applied Corporate Finance, 4th edition, Wiley
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16