Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8139
Acrónimo :
M8139
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que no final da unidade curricular, os alunos demonstrem conhecimento dos mercados e instrumentos financeiros e demonstrem competências em avaliar, analisar e usar de metodologias apropriadas para resolver problemas gestão de carteiras.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Distinguir aspectos organizacionais dos mercados 2. Compreender o conceito de mercado eficiente 3. Compreender os pressupostos da teoria da carteira: compreender o conceito de fronteira eficiente e carteira ótima 4. Compreender e aplicar o Modelo de Equilíbrio dos Mercados Financeiros 5. Compreender a gestão passiva de carteiras. 6. Relacionar diversos aspectos da gestão activa de carteiras 7. Identificar e aplicar metodologias de gestão ativa. 8. Saber analisar a performance de investimentos 9. Saber explicar a racionalidade para diversificar internacionalmente

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte 1- Conceitos Básicos 1.1 Organização e Funcionamento dos Mercados de Títulos 1.2 Índices de Mercado 1.3 A Hipótese de Eficiência dos Mercados 1.4 A teoria da carteira Parte 2- Fundamentos da Gestão de Carteiras 2.1 Gestão Passiva de Carteiras 2.2 Gestão Activa de Carteiras - Security Selection: Modelo de Treynor-Black 2.3 Indicadores Tradicionais de Performance 2.4 Avaliação de Performance de Carteiras - Medidas de performance na prática - Atribuição da Performance - Comparação Gestão Activa e Passiva - Medidas de Downside Risk e Drawdown Risk - Aspectos práticos Parte 3- Gestão de Carteiras Avançada 3.1 Aspectos básicos da construção de uma carteira de investimentos - Objectivos e condicionantes do investidor - Valores históricos de rendibilidades e taxas de juro 3.2 Diversificação Internacional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: 1.1 Organização e Funcionamento dos Mercados de Títulos OA2: 1.3 A Hipótese de Eficiência dos Mercados OA3: 1.4 A teoria da carteira e o CAPM OA4: 1.4 A teoria da carteira e o CAPM OA5: 1.2 Índices de Mercado e 2.1 Gestão Passiva de Carteiras OA6: 2.2 Gestão Activa de Carteiras OA7: 2.4 Indicadores Tradicionais de Performance e 2.5 Avaliação de Performance de Carteiras OA8: 2.3 Investimentos Alternativos e Estilos de Investimentos OA9: 3.1 Valores históricos de rendibilidades e taxas de juro e 3.3 Alocação Estratégica e Táctica: OA10: 3.2 Diversificação Internacional

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa e de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos acima definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima assinaladas. | A avaliação contínua desta UC é realizada da seguinte forma: (1) Teste intermédio (50%) (2) Teste final (50%) Os estudantes que não sigam avaliação contínua a avaliação é feita através de um exame final sobre toda a matéria. A 2.ª Época de exames obedece ao estipulado no Regulamento de Avaliação de Mestrados da IBS.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa e de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos acima definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Zvi Bodie, Alex Kane and Alan J. Marcus (2014), Investments, 10th Edition, McGraw Hill Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o semestre;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jegadeesh, Narasimhan and Sheridan Titman (2001), Profitability of Momentum Strategies: An Evaluation of Alternative Explanations, Journal of Finance 56, 699-720. Fama E.F. and French K.R., 1996, Multifactor Explanations of Asset Pricing Anomalies, Journal of Finance, 51(1), 55-84. Lakonishok J., Shleifer A. and Vishny R.W., 1994, Contrarian investment, extrapolation and risk, Journal of Finance, 49(5), 1541-1581. Contemporary Portfolio Theory and Risk Management, Tucker, Becker, Isimbabi and Odgen (1994), West Publishing; Portfolio Construction, Management and Protection, Robert A. Strong (2003), West publishing; Richard C. Grinold and Ronald N. Kahn, Active Portfolio Management (1999), 2th Edition, McGraw Hill;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16