Sumários
Análise do pressuposto da normalidade em contexto de moderação e de mediação
4 Dezembro 2025, 13:30 • Helena Carvalho
Pressuposto de normalidade - Comparação entre as estimativas obtidas para:
- efeitos principais
- efeito de interação
- efeito total
- efeito indirecto
Tutoria aos grupos esclarecimento de questões relacionadas com a realização do trabalho de grupo.
Mediation extensions: Moderated mediation
3 Dezembro 2025, 13:00 • Helena Carvalho
Moderated mediation:
- Research hypothesis that supports moderated mediation
- Testing the model using Hayes configuration in JASP
- Interpretation of the main results.
Modelo com mediação
2 Dezembro 2025, 13:30 • Helena Carvalho
Mediação:
- Distinção entre moderação e mediação: modelo conceptual e modela estatístico.
- Definição de: Efeito total, efeito directo e efeito indirecto.
- Apresentação do método clássico de Baron & Kenny e identificação das fragilidades do método.
- Teste ao efeito indireto: estimação via bootstrap
- Formulação das principais hipóteses de investigação associadas a um modelo de mediação.
Teste da Mediação e interpretasção e reporte dos principais resultados
27 Novembro 2025, 15:30 • Helena Carvalho
Teste da Mediação:
- Operacionalização dos conceitos implicados no modelo de mediação
- Teste do modelo de mediação com software de Estatística JASP
- Estimação com bootstrap para interpretar o efeito indirecto
- Interpretação dos resultados necessários à verificação das hipóteses de investigação
- Como reportar os principais resultados em artigo, tese
- Relatório. Apresentação de uma tabela-tipo.
Modelar com mediação
27 Novembro 2025, 13:30 • Helena Carvalho
Mediação:
- Distinção entre moderação e mediação: modelo conceptual e modela estatístico.
- Definição de: Efeito total, efeito directo e efeito indirecto.
- Apresentação do método clássico de Baron & Kenny e identificação das fragilidades do método.
- Teste ao efeito indireto: estimação via bootstrap
- Formulação das principais hipóteses de investigação associadas a um modelo de mediação.