Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e de intervenção em sistemas e subsistemas sociais e organizacionais bem como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar necessidades de mudança social e organizacional; OA2. Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar problemas no funcionamento dos grupos e das organizações; OA3. Definir estratégias e processos de intervenção social e organizacional com base em elementos de diagnóstico; OA4. Reportar sistematicamente a informação relevante de diagnóstico e de intervenção
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. ABORDAGENS DO DIAGNÓSTICO SOCIAL E ORGANIZACIONAL CP1.1. O diagnóstico no âmbito da mudança e desenvolvimento. CP1.2. Níveis de diagnóstico. CP1.3. Tipo de consultadoria e modelos de diagnóstico. CP1.4. O processo de diagnóstico: objectivos, concepção, implementação, recolha e análise da informação. CP1.5. Análise de problemas: estratégias e processos. CP1.6. Técnicas de diagnóstico social e organizacional no nível individual, grupal e organizacional. CP1.7. Reporte e feedback do diagnóstico social e organizacional. II. PROCESSOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL E ORGANIZACIONAL CP2.1. Objectivos e plano da intervenção. CP2.2. Dispositivo de intervenção: métodos, técnicas e recursos. CP2.3. Níveis de intervenção: individual/grupal/organizacional. CP2.4. Técnicas específicas para cada nível de intervenção e técnicas integrativas. CP2.5. Avaliação da intervenção. CP2.6. Princípios éticos no diagnóstico e intervenção social e organizacional.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) relacionados com o conceito, níveis e modelos do diagnóstico, bem como as técnicas de análise e de reporte de dados (CP1.1 – CP1.5), remetem para objetivos que visam identificar necessidades de mudança social e organizacional (OA1) e de apoio à compreensão dos métodos e técnicas usadas para diagnosticar os problemas identificados (OA2). Por outro lado, as abordagens usadas na análise de problemas, técnicas de reporte e feedback (CP1.5-CP1.7) e outros conteúdos associados aos objetivos, métodos, níveis e técnicas de intervenção (CP2.1-CP2.4) permitem que os alunos consigam definir estratégias e processos de intervenção social e organizacional (OA3). Por último, o reporte e feedback do diagnóstico (CP1.7), e os respetivos processos de avaliação e princípios éticos a considerar na intervenção social e organizacional (CP2.5 e CP2.6) remetem para o OA4 que consiste em reportar de forma adequada a informação do diagnóstico.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 50%. - Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 50%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota. Não existem critérios mínimos de assiduidade.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências com recurso a metodologias pedagógicas de âmbito expositivo, participativo, ativo e de autoestudo. A metodologia expositiva é empregue na apresentação dos quadros teóricos de referência e de todos os conteúdos programáticos. Em particular, na explicação dos principais modelos teóricos como o JDR ou modelos de diagnóstico e conceitos teóricos que remetem para as abordagens conceptuais e de avaliação da cultura, clima e satisfação organizacional. As metodologias participativas são aplicadas através de exercícios em sala de aula, como o treino de observação de situações reais, análise de casos concretos de empresas e diagnósticos efetuados a empresas e comunidades. A UC envolve trabalho de campo, onde os estudantes procurarão recolher dados em contexto real de trabalho e elaborar uma proposta de diagnóstico e intervenção social organizacional, integrando assim os conhecimentos adquiridos em aula e com isto desenvolver competências de inclusão no mercado de trabalho. O curso requer ainda imensas horas de trabalho independente (metodologia de autoestudo), incluindo a leitura de materiais recomendados (artigos científicos sugeridos na aula e de apoio aos modelos desenvolvidos e casos trabalhados), realização de exercícios fora da aula, participação em fóruns de discussão nas redes sociais como o Whatsapp, Moodle, pesquisa em ChatGPT e outros sites de Inteligência Artificial e trabalho em grupo, promovendo a autonomia e o contacto com as empresas. A orientação tutorial (OT) está disponível para esclarecer dúvidas individuais dos estudantes e fornecer apoio personalizado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Como referido numa outra secção, a estratégia pedagógica utilizada nesta unidade curricular (UC) engloba um conjunto de metodologias de ensino, nomeadamente expositiva, participativa, ativa e ainda autoestudo que remete para o trabalho autónomo. Esta estratégia pedagógica permite que o aluno consiga ter sucesso na assimilação dos objetivos de aprendizagem propostos e com isto obter sucesso nos momentos de avaliação propostos, seja no teste escrito, seja nos trabalhos propostos em sala de aula e também no trabalho de grupo. Em particular, a abordagem expositiva remete para a apresentação dos diferentes quadros teóricos e discussão do caso práticos, contribuindo para os objetivos de aprendizagem (AO) 1 e OA2.A avaliação dos conteúdos adquiridos por intermédio dessa metodologia será essencialmente concretizada por intermédio de um teste individual escrito. Também, como referido, abordagem participativa aparece associada à análise e discussão de casos práticos, bem como ao desenvolvimento, discussão e apresentação do trabalho de grupo. Esta metodologia articula-se de forma evidente com todos os objetivos da unidade curricular (OA1, OA2, OA3, OA4). A avaliação destes conteúdos é efetuada através de um exame escrito individual e na pesquisa bibliográfica para o trabalho de grupo e reflexão em sala de aula. Abordagem ativa aparece associado com a realização de um trabalho de grupo e com as pesquisas da literatura, sites da especialidade, recolha e análise de dados com trabalho de campo e vai ao encontro dos quatro objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4). Por último, o autoestudo aparece relacionado com o trabalho autónomo do aluno e as várias horas de pesquisa de bibliografia, interações com sites e aplicações de inteligência artificial, conversações nas redes socias de forma a assegurar uma adequada pesquisa para o trabalho de grupo. O autoestudo inclui, naturalmente, as horas que o aluno necessita para estudar e preparar-se para o teste individual ou exame escrito. Esta abordagem permitirá, igualmente, ao estudante explorar todos objetivos de aprendizagem propostos nesta unidade curricular.
Observações / Observations
Será disponibilizado um horário de atendimento a combinar com os alunos. Mais detalhes ou alterações serão comunicadas oportunamente e atempadamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Anderson, D. L. (2024). Organization development: The process of leading organizational change (6th ed.). SAGE Publications. Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (2ª edição). Lisboa: RH Editora. Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social (2ª Edição). Lisboa: Sílabo. Leonard, H.S., Lewis, R., Freedman, A. M., and Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Leadership, Change, and Organizational Development. Wiley. Rothwell, W., Stopper, A., Myers, J. (Editors)(2017). Assessment and Diagnosis for Organization Development: Powerful Tools and Perspectives for the OD Practitioner. Productivity Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31