Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo geral desta unidade curricular é o do desenvolvimento e actualização de competências pessoais e académicas centrais para o sucesso na realização de uma dissertação de mestrado e estágio académico, bem como para o futuro profissional dos estudantes. Especificamente, esta unidade curricular visa proporcionar o diagnóstico e treino de competências de planeamento, organização e gestão do tempo individual de trabalho, pensamento crítico, apresentação e defesa crítica de um argumento em público, estruturação de um plano de estágio e de um projeto de dissertação, otimização de pesquisa bibliográfica, normas de escrita científica e ética em contexto de investigação e prática profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Aplicar técnicas de organização eficiente do tempo individual de trabalho/estudo; OA2. Estruturar, apresentar apropriadamente e de forma crítica e sustentada na literatura argumentos em público, oralmente e por escrito; OA3. Desenvolver um plano de estágio curricular OA4. Desenvolver um projeto de investigação OA5. Auto-diagnosticar as suas competências pessoais e académicas, bem como reflectir sobre as estratégias para eliminar potenciais barreiras ao seu desenvolvimento
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Processo de desenvolvimento de um projeto de dissertação e de um plano de estágio - Apresentação de potenciais áreas de estágio - Apresentação de potenciais áreas de investigação - Reflexão sobre motivações e interesses ao nível da dissertação de mestrado e estágio curricular - Competências de auto-diagnóstico de factores da tomada de decisão CP2. Competências Pessoais: - Competências de gestão de tempo individual de trabalho (e.g., estabelecimento de objectivos e prioridades; planeamento e calendarização) - Competências de comunicação CP3. Competências Académicas: - Pesquisa bibliográfica orientada - Normas de escrita científica - Competências de análise crítica e apresentação de argumentos - Processo de desenvolvimento de escrita de projeto de investigação - Processo de desenvolvimento de plano de estágio curricular
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O objetivo 1 concretiza-se no conteúdo programático definido no ponto 2 onde se abordam competências de gestão de tempo individual de trabalho. O objetivo 2 será essencialmente atingido com referência aos conteúdos programáticos dos pontos 2 e 3 onde se exploram competências de análise crítica e apresentação de argumentos quer sob a forma de escrita cientifica quer de apresentação oral. Os objetivos 3 a 5 são concretizados em todos os conteúdos da UC com particular enfoque nos conteúdos do ponto 3 relativos aos projetos de tese e planos de estágio.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui um trabalho de grupo sobre gestão de tempo com apresentação oral em aula (30%) e um trabalho individual sobre o plano de estágio e projeto de dissertação (70%). A avaliação no final do semestre requer que todos os elementos de avaliação sejam trabalhos escritos realizados individualmente. Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma nota igual ou superior a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular está estruturada em dois tipos de aulas : Nas aulas TP, a par de uma breve exposição teórica dos conceitos-chave, serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e experienciais que permitam a auto-avaliação e o treino das competências a desenvolver. Os estudantes terão ainda oportunidade de contactar com convidados de diferentes áreas da Psicologia. As PL incluirão a apresentação do resultado dos exercícios desenvolvidos autonomamente pelos estudantes e discussão com a turma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização da totalidade dos objetivos, permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, incluindo exercícios de auto-avaliação e treino das competências e aptidões contempladas no programa permitem o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos possibilitando a concretização de todos os objetivos. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
I. Quer o projeto de dissertação quer o plano de estágio constituem meros exercício que visam o treino de competências pessoais e académicas. II. O sucesso desta UC depende largamente do envolvimento conjunto dos estudantes no processo de auto-diagnóstico e identificação de oportunidades e processos de tomada de decisão bem como no desenvolvimento dos planos de estágio e projetos de investigação. Para tal, serão encorajados a refletir não apenas sobre seus próprios projetos, mas também sobre os dos colegas. III. No final de cada módulo é disponibilizado, via plataforma E-learning, (a) o sumário da(s) aula(s); (b) os slides de apoio; (c) os exercícios.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2014). The successful internship : personal, professional, and civic development in experiential learning (4th ed.). Brooks/Cole [PS.142 SWE*Suc] Neves, P., & Guerra, R. (2015). Teses em Ciências Sociais ? Dicas muito práticas. Sílabo Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Lisboa: Edições Sílabo. [PS.124 Man] Clark, T., Foster, L., M & Bryman, A. (2019). How to do your social research project or dissertation. Oxford University Press. [S.113 CLA*How] Bui, Y. (2014). How to write a master's thesis. Sage [S.113 BUI*How] APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 [PS.100 APA*Pub 7ªed. ex.3]
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Prada, M., & Rodrigues, D. L. (2016). Divulgação científica: Desenvolvimento e apresentação de comunicações em formato oral e póster. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 375-404). Sílabo. Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107?143. Moleiro, C., & Collins, E. (2016). Ética em contexto académico. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 193-219). Sílabo. Garcia-Marques, L., & Garcia-Marques, T. (2016). Pensamento crítico: Antes de se aprender a testar ideias é preciso aprender a ter ideias. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 223-244). Sílabo. Ferreira, M. B., & Santos, A. S. (2016). Divulgação científica: Preparação de relatórios, projetos ou artigos científicos. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 343-374). Sílabo. Arriaga, P., & Sales, C. M. D. (2016). Como planear a investigação? In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. Aguiar, C., & Bernardes, S. (2016) Organização pessoal e gestão do tempo. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 93-112). Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-09