Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo geral desta unidade curricular é o do desenvolvimento e actualização de competências pessoais e académicas centrais para o sucesso na realização de uma dissertação de mestrado e estágio académico, bem como para o futuro profissional dos estudantes. Especificamente, esta unidade curricular visa proporcionar o diagnóstico e treino de competências de planeamento, organização e gestão do tempo individual de trabalho, pensamento crítico, apresentação e defesa crítica de um argumento em público, estruturação de um plano de estágio e de um projeto de dissertação, otimização de pesquisa bibliográfica, normas de escrita científica e ética em contexto de investigação e prática profissional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Aplicar técnicas de organização eficiente do tempo individual de trabalho/estudo; OA2. Estruturar, apresentar apropriadamente e de forma crítica e sustentada na literatura argumentos em público, oralmente e por escrito; OA3. Desenvolver um plano de estágio curricular OA4. Desenvolver um projeto de investigação OA5. Auto-diagnosticar as suas competências pessoais e académicas, bem como reflectir sobre as estratégias para eliminar potenciais barreiras ao seu desenvolvimento
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Processo de desenvolvimento de um projeto de dissertação e de um plano de estágio - Apresentação de potenciais áreas de estágio - Apresentação de potenciais áreas de investigação - Reflexão sobre motivações e interesses ao nível da dissertação de mestrado e estágio curricular - Competências de auto-diagnóstico de factores da tomada de decisão CP2. Competências Pessoais: - Competências de gestão de tempo individual de trabalho (e.g., estabelecimento de objectivos e prioridades; planeamento e calendarização) - Competências de comunicação CP3. Competências Académicas: - Pesquisa bibliográfica orientada - Normas de escrita científica - Competências de análise crítica e apresentação de argumentos - Processo de desenvolvimento de escrita de projeto de investigação - Processo de desenvolvimento de plano de estágio curricular
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (AO) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP2 OA2 - CP2, CP3 OA3 - Todos OA4 - Todos OA5 - Todos
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica inclui um trabalho de grupo sobre gestão de tempo com apresentação oral em aula (30%) e um trabalho individual sobre o plano de estágio e projeto de dissertação (70%). A avaliação em exame requer que todos os elementos de avaliação sejam trabalhos escritos realizados individualmente. Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma nota igual ou superior a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular está estruturada em dois tipos de aulas : Nas aulas TP, a par de uma breve exposição teórica dos conceitos-chave, serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e experienciais que permitam a auto-avaliação e o treino das competências a desenvolver. Os estudantes terão ainda oportunidade de contactar com convidados de diferentes áreas da Psicologia. As PL incluirão a apresentação do resultado dos exercícios desenvolvidos autonomamente pelos estudantes e discussão com a turma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre cada metodologia de ensino e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: - Metodologia Expositiva: Todos - Exercícios de auto-avaliação das competências e aptidões contempladas no programa: Todos -Exercícios de treino das competências e aptidões contempladas no programa: Todos
Observações / Observations
I. Quer o projeto de dissertação quer o plano de estágio constituem meros exercício que visam o treino de competências pessoais e académicas. II. O sucesso desta UC depende largamente do envolvimento conjunto dos estudantes no processo de auto-diagnóstico e identificação de oportunidades e processos de tomada de decisão bem como no desenvolvimento dos planos de estágio e projetos de investigação. Para tal, serão encorajados a refletir não apenas sobre seus próprios projetos, mas também sobre os dos colegas. III. No final de cada módulo é disponibilizado, via plataforma E-learning, (a) o sumário da(s) aula(s); (b) os slides de apoio; (c) os exercícios.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2014). The successful internship : personal, professional, and civic development in experiential learning (4th ed.). Brooks/Cole [PS.142 SWE*Suc] Neves, P., & Guerra, R. (2015). Teses em Ciências Sociais ? Dicas muito práticas. Sílabo Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Lisboa: Edições Sílabo. [PS.124 Man] Clark, T., Foster, L., M & Bryman, A. (2019). How to do your social research project or dissertation. Oxford University Press. [S.113 CLA*How] Bui, Y. (2014). How to write a master's thesis. Sage [S.113 BUI*How] APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000 [PS.100 APA*Pub 7ªed. ex.3]
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Prada, M., & Rodrigues, D. L. (2016). Divulgação científica: Desenvolvimento e apresentação de comunicações em formato oral e póster. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 375-404). Sílabo. Prada, M., & Garrido, M. V. (2013). Conhecer as regras do jogo: Uma introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27(2), 107?143. Moleiro, C., & Collins, E. (2016). Ética em contexto académico. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 193-219). Sílabo. Garcia-Marques, L., & Garcia-Marques, T. (2016). Pensamento crítico: Antes de se aprender a testar ideias é preciso aprender a ter ideias. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 223-244). Sílabo. Ferreira, M. B., & Santos, A. S. (2016). Divulgação científica: Preparação de relatórios, projetos ou artigos científicos. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 343-374). Sílabo. Arriaga, P., & Sales, C. M. D. (2016). Como planear a investigação? In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 245-280). Sílabo. Aguiar, C., & Bernardes, S. (2016) Organização pessoal e gestão do tempo. In M. V. Garrido & M. Prada (Eds.), Manual de competências académicas (pp. 93-112). Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16