Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8208
Acrónimo :
M8208
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC fornece quadros teóricos da psicologia social e da psicologia ambiental relevantes para investigar e compreender as relações das pessoas com o ambiente - quer o natural quer o construído - como forma de orientar a intervenção neste domínio. Será dada particular relevância aos processos psico-sociais envolvidos na relação com o lugar e com a comunidade em contextos urbanos em transformação e aos processos de construção de representações, discursos e práticas relevantes para lidar com a mudança climática, abordando o ativismo e ação colectiva climáticas e a cidadania ambiental.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete esta UC será capaz de: a) Descrever as principais abordagens da psicologia social e ambiental que estudam a relação com o lugar e com a comunidade em contextos urbanos em transformação e saber utilizar os instrumentos de pesquisa na área b) Identificar os processos sócio-psicológicos envolvidos na construção de representações, discursos e práticas relevantes para lidar com a mudança climática, c) compreender processos sócio-psicológicos relacionados com o ativismo climático, ação colectiva climática e a cidadania ambiental.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Programa Introdução: Níveis de análise na mudança social ambiental. O nível societsl. O nível da comunidade e do grupo: O nível individual. Bloco 1. Modelos e estudos e instrumentos de análise sobre a relação com o lugar em contextos urbanos em transformação: attachment ao lugar, identidade de lugar, relação com a comunidade. Bloco 2. Modelos de análise e questões de estudo na mitigação da mudança climática e conservação da biodiversidade. Participação pública, relação com o lugar e com a comunidade. Ativismo ambiental e ação colectiva e cidadania ambiental. Implicações e consequências para a mudança social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


objectivo a) a cumprir nos dois blocos. objectivo b) a cumprir no bloco 1. Objectivo c) a cumprir no bloco 2

Avaliação / Assessment


Avaliação - a avaliação continua inclui -uma apresentação em aula - 40%; -Um trabalho individual final- 60% Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 8.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação contínua, poderão ir a um exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Trata-se de uma cadeira teórico-prática, em que os temas e conceitos estruturantes serão propostos nas aulas teóricas; por sua vez, as aulas práticas terão por objectivos (a) tratar de forma mais detalhada as noções abordadas; (b) exemplificar o alcance destas com exemplos e exercícios; (c) servir de espaço para um debate dos temas mais aprofundado do que aquele que o formato das aulas teóricas permite.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


as metodologias de ensino promovem o envolvimento com os objectivos atraves da apresentação de textos e elaboração de trabalho prático de terreno. o trabalho individual permite uma reflexão integrada

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bechtel R. B. & Churchman A. (Orgs), Handbook of Environmental Psychology. New York: John Wiley & Sons. Bonnes, M. Lee T. & Bonauito M. (Eds.) (2003). Psychological theories for environmental issues (pp. 1-26). Aldershot, Eng.: Ashgate.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Batel, S., & Castro, C. (2018) Reopening the dialogue between the theory of social representations and discursive psychology for examining the construction and transformation of meaning in discourse and communication. British Journal of Social Psychology, 57 (4), 732-753. Bettencourt, L., Castro, P. & Dixon, J. (2021). Can regenerated inner-city areas remain sites of public-place sociability? Psycho-social processes predicting public sociability in a changing neighbourhood, Journal of Community and Applied Social psychology, 31, 9-25. https://doi.org/10.1002/casp.2480 Boager, E. & Castro, P. (2021). Lisbon's unsustainable tourism intensification: contributions from social representations to understanding a depoliticised press discourse and its consequences, Journal of Sustainable Tourism, DOI: 10.1080/09669582.2021.1970173 Bonaiuto, M., Carrus, G., Martorella, H. & Bonnes, M. (2003). Local identity processes and environmental attitudes in land use changes: the case of natural protected areas. Journal of Economic Psychology, 23, 631-653 Campbell & Jovchelovitch (2000). Health, community and development: Towards a Social Psychology of Participation. Journal of Community & Applied Social Psychology,10,225-270. Carvalho A., Russill C. & Doyle J. (2021) Editorial: Critical Approaches to CC and Civic Action. Front. Commun. 6:711897. doi: 10.3389/fcomm.2021.711897 Castro, P. & Batel, L. (2008). Social representation, change and resistance: on the difficulties of generalizing new norms. Culture & Psychology, 14, 477-499. Castro, P., & Mouro, C. (2011). Socio-psychological processes in dealing with change in the community: Some lessons learned from biodiversity conservation. American Journal of Community Psychology. Fishbein, M. & Ajzen, I. (1975). Belief, attitude, intention and behaviour: an introduction to theory and research. Reading, MA: Addison-Wesley. Fonseca, A. & Castro, P. (2022). Thunberg?s way in the climate debate: making sense of climate action and actors, constructing environmental citizenship. Environmental Communication. 10.1080/17524032.2022.2054842 Pinto, B. & Castro, P. (2021). Contesting political decisions involving environmental issues: a case study in Portugal based on the press about offshore oil and gas drilling. Frontiers in Marine Science, section Marine Affairs and Policy Stern, P.C. (2000). Toward a coherent theory of environmentally significant behavior. Journal of Social Issues, 56, 407-424 Stevenson, C., Dixon, J., Hopkins, N., & Luyt, R. (2015). The social psychology of citizenship, participation and social exclusion: Introduction to the special thematic section. Journal of Social and political Psychology, 3(2), 1-19. Uzzell, D. (2000). The psycho-spatial dimension of global environmental problems. Journal of Environmental Psychology, 20, 307-318.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16