Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8209
Acrónimo :
M8209
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa (1) desenvolver as competências dos/as alunos/as nestes domínios do conhecimento, (2) capacitar os alunos e as alunas para os debates públicos em torno do género, feminismos e sexualidades no conjunto das desigualdades sociais e (3) fornecer-lhes instrumentos teóricos e metodológicos para a investigação e a intervenção no âmbito da discriminação social, baseada em pertenças decorrentes de, e articuladas com o género e/ou as sexualidades.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1.Compreender as implicações teóricas e metodológicas do conceito de género e das teorias feministas OA2. Distinguir entre sexo e género em termos de uso e de significados. OA3.Conhecer os conceitos e as teorias sobre as sexualidades OA4.Participar em e refletir sobre projectos de investigação que recorram à perspectiva do género e interseccional para analisar as desigualdades sociais e os obstáculos à sua implementação. OA5.Participar em e refletir sobre projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Feminismos 1.1 Conceitos e teorias. História do feminismo e impactos na investigação social 1.2 Epistemologias feministas e investigação psicossocial 2. Sexo e Género - distinção e implicações. Expressões e identidades de género: cis, trans, queer, não binário. 2.1. Genealogias do conceito de género, ambiguidades e resistências nas ciências sociais. 2.2. Implicações teóricas e metodológicas - dos anos 70 aos desenvolvimentos recentes 2.3. Masculinidades 3. Sexualidades 3.1. Conceito e teorias. Orientações Sexuais. Teoria queer. Heteronormatividade e homonormatividade. 3.2. Implicações teóricas e metodológicas 4. Interseccionalidades 4.1. Genealogia do conceito 4.2. Implicações para os processos de discriminação social 5. Implicações sociais e políticas dos estudos de género e sexualidades 5.1. As políticas para a igualdade e diversidade 5.2. Intervenção social, participação social e movimentos sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A concretização dos objetivos de aprendizagem (OA) é feita através dos conteúdos programáticos (CP). Para que os/as estudantes atinjam o OA 1 é necessária a lecionação dos CP 1 – Feminismo e 2- Sexo e Género. Os CP ligados ao feminismo fornecem o enquadramento histórico e epistemológico e enquanto que CP2 – Sexo e Género irá fornecer os quadros teóricos e metodológicos para essa aprendizagem. Já o OA 2 está diretamente implicado com a CP2-Sexo e Género. O OA3 tem a mesma relação com a CP3- Sexualidades. Para OA 4 este já implica uma articulação entre as CP1, CP2, CP3 e CP4 – Interseccionalidade. Por último, o objetivo de aprendizagem OA5 é concretizado pelo CP5 - Intervenção social, participação social e movimentos sociais. OA1. CP2 OA2. CP1, CP2 OA3. CP3 OA4. CP1, 2, 3 e 4 OA5. CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação dos conhecimentos será efetuada por avaliação ao longo do semestre. A avaliação basear-se-á na nota de um trabalho individual (45%), uma apresentação em grupo sobre um dos temas do programa (45%) e da assiduidade e participação nas aulas e nas orientações tutorais (10%). A presença é obrigatória em, pelo menos, 70% das sessões. É exigida nota mínima de 9,5 valores em todos os momentos de avaliação. A avaliação por exame corresponderá à entrega de um trabalho individual (100%). O enunciado do trabalho será disponibilizado no moodle 5 dias antes da data de entrega. Para aprovação em exame final, a nota mínima é de 9,5 valores. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma. Em caso de suspeita de plágio, incluindo recurso a Inteligência Artificial, aplicar-se-á o disposto nos regulamentos do Iscte e poderá haver defesa oral da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC recorre-se a metodologias expositivas, de descoberta e discussão. Nas aulas teórico-práticas, utilizam-se estratégias exploratórias, indutivas e dedutivas, reflexivas e experienciais com recurso a debates, imagem e vídeo, exercícios práticos e estudos de caso. Estas estratégias favorecem formas de aprendizagem ativas e que suscitam a implicação de discentes. Cada aluno/a terá no total 25 horas de contacto, sendo 24 de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientações tutoriais. O trabalho autónomo de estudantes inclui - 110h horas de trabalho autónomo, que inclui: - 45h de leituras para preparação das aulas. Cada aula inclui vários textos para leitura. -20h de leituras autónomas, fruto da pesquisa de estudantes a partir das aulas - 45h na preparação dos trabalhos para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino da UC e de avaliação dos alunos serão as mesmas para todos os objetivos de aprendizagem. Na UC recorre-se a metodologias expositivas, de descoberta, discussão e demonstração. A UC favorece o trabalho autónomo, de pesquisa e acompanhamento ativo das aulas teórico práticas, para além da discussão em grupo e na turma. Igualmente esta autonomia reflete no sistema de avaliação, de produção de um texto sobre estudos de género com adequada supervisão, mas estimulando a autonomia e a aquisição de competências críticas, de contacto com a investigação, teorias e considerando as implicações para as políticas públicas e para a sociedade. A implicação de discentes é fundamental e as metodologias de ensino estão centradas nessa interpelação a uma participação ativa.

Observações / Observations


O atendimento a estudantes realizar-se-à por marcação por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (2016). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons., Amâncio, L. (2001) O género na psicologia: Uma história de desencontros e rupturas, Psicologia, XV, 1, 9-26 Amâncio, L. and Oliveira, J.M. (2006) Men as individuals, women as a sexed category: Implications of symbolic asymmetry for feminist practice and feminist psychology, Feminism & Psychology, 16 (1), 35-43 Weeks, J. (2009). Sexuality. London, Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Butler, J. (2017). Problemas de Género: feminismo e a subversão das identidades. Lisboa: Orfeu Negro., Richards, C. & Barker, M.-J. (2016). The Palgrave Handbook of the Psychology of Sexuality and Gender. London: Palgrave Macmillan, Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan., https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13508-8 Colling, L. (2016) (ed). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA, https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30169 Anne Fausto-Sterling, Fausto-Sterling, A. (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge., Amâncio, L. (1994) Masculino e Feminino. A construção social da diferença, Porto, Afrontamento, 3ª edição 2011 Nogueira, C. (2001) Um novo olhar sobre as relações sociais de género. feminismo e perspectivas críticas na psicologia social, Lisboa, FCG Marques, A.M. (2011) Masculinidade e profissões: discursos e resistências, Lisboa, FCG Pereira, Pereira, M. do M. (2012) Fazendo género no recreio. A negociação de género em espaço escolar, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28