Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8210
Acrónimo :
M8210
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa oferecer o quadro teórico para a intervenção psicossocial nas questões relacionadas com as percepções de justiça. Pretende-se, assim, que os alunos saibam utilizar os modelos teóricos da Psicologia Social da Justiça na resolução de problemas e conflitos sociais e organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC visa oferecer o quadro teórico para a intervenção psicossocial nas questões relacionadas com as percepções de justiça. Pretende-se, assim, que os alunos saibam utilizar os modelos teóricos da Psicologia Social da Justiça na resolução de problemas e conflitos sociais e organizacionais. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Descrever e contrastar teorias da psicologia social da justiça. OA2. Descrever os antecedentes e consequentes dos julgamentos de justiça e aplicá-los a situações concretas. OA3. Identificar estratégias de intervenção de promoção da justiça social e organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A Psicologia Social da Justiça: definição e âmbito de aplicação. CP2. Teorias da privação relativa, CP3. Teorias da justiça distributiva, CP4. Teorias da justiça procedimental /interaccional. CP5. Teorias da justiça retributiva. CP6. A teoria da crença no mundo justo e as reacções às vítimas de injustiça. CP7. Teorias da justiça restaurativa.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Na presente unidade curricular, todos os objetivos de aprendizagem são concretizados em conteúdos programáticos. O objetivo 1 de descrever e contrastar teorias da psicologia social da justiça vai ser concretizado pelos conteúdos programáticos 1 a 7. Assim, os estudantes vão aprofundar o estudo das teorias da psicologia social da justiça. O objetivo 2 vai ser concretizado também pelos conteúdos programáticos 1 a 7, sendo que, com base em cada uma das teorias da psicologia social da justiça, os estudantes serão capazes de identificar quais os antecedentes e consequentes dos julgamentos de justiça, e aplicá-los a situações concretas. O objetivo 3 vai ser concretizado pelos conteúdos programático 1 a 7, com a formulação de estratégias de intervenção de promoção da justiça social e organizacional, tendo como base as teorias da psicologia social da justiça.

Avaliação / Assessment


Os alunos podem frequentar esta UC em regime de avaliação ao longo do semestre ou de exame. Para realizar a avaliação ao longo do semestre, os alunos deverão: - realizar um trabalho de grupo (35%); - Realizar uma prova escrita individual (65%). É exigida nota mínima de 9,5 valores em qualquer dos parâmetros da avaliação ao longo do semestre. Os alunos que não tenham realizado a avaliação ao longo do semestre ou que tenham ficado reprovados na mesma, poderão apresentar-se a exame final (100%). As notas das avaliações ao longo do semestre não são tidas em conta em exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas (e.g. apresentação de quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. análise de situações concretas, exercícios de aplicação dos conceitos teóricos). As aulas são TP utilizando alternadamente entre metodologias expositivas com apresentação dos conceitos e das perspetivas teóricas, e metodologias participativas e ativas, que permitem a demonstração empírica, a discussão dos conteúdos da UC, e treino de competências específicas de aplicação dos conhecimentos da UC. Estão previstos trabalho autónomo, orientação tutorial e supervisão dos trabalhos. O trabalho autónomo (125 horas): inclui pesquisa e leitura da bibliografia (65h), elaboração do relatório escrito (35h), e preparação da apresentação oral (25h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem delineados. As metodologias expositivas serão utilizadas sobretudo para apresentação de quadros teóricos mais relacionados com os Objetivos 1 e 2. As metodologias participativas e ativas, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação dos conhecimentos a situações concretas (Objetivo 2) e a identificação de estratégias de intervenção de promoção da justiça social e organizacional (Objetivo 3). As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem. Em particular, nos dois trabalhos de grupo os estudantes podem optar por aprofundar alguns dos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Correia, I., Carvalho, H., Romão, Â., & Val, S. (2024). The protective role of belief in a just world on the well-being of police officers: A parallel multiple mediation of voice behaviour, vertical trust, and work-family conflict. Police Practice and Research, 1–14. https://doi.org/10.1080/15614263.2024.2370018 Cropanzano, R., & Ambrose, M. A. (2015). (Eds.). The Oxford handbook of justice in the workplace. Oxford, UK: Oxford University Press. Jost, J.T., & Kay, A.C. (2010). Social justice: History, theory, and research. In S.T. Fiske, D. Gilbert, & G. Lindzey (Eds.), Handbook of social psychology (5th edition, Vol. 2, pp. 1122-1165). Hoboken, NJ: Wiley. Sabbagh, C., & Schmitt, M. (Eds.). (2016). Handbook of social justice theory and research. New York: Springer. Tyler, T. R. (2024). The Contributions of Social/Organizational Psychology to Policing. Organizational Psychology Review, 14(2), 307-322. https://doi.org/10.1177/20413866231225142

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Braithwaite, J. (1989). Crime, shame and reintegration. Cambridge: Cambridge University Press. Correia, I. F. (2000). A teoria da crença no mundo justo e a vitimização secundária: Estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos. Psicologia, 14, 253-283. Correia, I. (2010). Psicologia Social da Justiça: Fundamentos e desenvolvimentos teóricos e empíricos. Análise Psicológica, 28, 7-28. Correia, I. & Almeida, A.E. (2020). Organizational Justice, Professional Identification, Empathy, and Meaningful Work During COVID-19 Pandemic: Are They Burnout Protectors in Physicians and Nurses? Frontiers in Psychology. 11:566139. https://doi.org/ 10.3389/fpsyg.2020.566139 Correia, I., Alves, H., Morais, R., & Ramos, M. (2015). The legitimation of wife abuse among women: The impact of belief in a just world and gender identification. Personality and Individual Differences, 76, 7-12. https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.11.041 Correia, I., Vala, J., & Aguiar, P. (2007). Victim's innocence, social categorization, and the threat to the belief in a just world. Journal of Experimental Social Psychology, 43(1), 31–38. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2005.12.010 Darley, J. M., & Pittman, T. S. (2003). The psychology of compensatory and retributive justice. Personality and Social Psychology Review, 7(4), 324–336. https://doi.org/10.1207/S15327957PSPR0704_05 Fortin, M., Cropanzano, R., Cugueró-Escofet, N., Nadisic, T., & Van Wagoner, H. (2020). How do people judge fairness in supervisor and peer relationships? Another assessment of the dimensions of justice. Human Relations, 73(12), 1632-1663. https://doi.org/10.1177/0018726719875497 Lerner, M. J. (1980). Belief in a just world: A fundamental delusion. New York: Plenum Publishing Corporation. Picket, K. E., & Wilkinson, RG. (2015). Income inequality and health: A causal review. Social Science and Medicine, 128, 316-326. http://dx.doi.org/10.1016/j.socscimed.2014.12.031 Os estudantes terão de consultar Bibliografia adicional para o trabalho de grupo escrito e para a apresentação oral.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-18