Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8211
Acrónimo :
M8211
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta unidade curricular (UC) pretende-se dar a conhecer às/aos estudantes alguns dos principais quadros teóricos da Psicologia Social que têm sido utilizados para a conceptualização e intervenção nos domínios da Promoção da Saúde e Adaptação à Doença, a diferentes níveis de análise - individual, interpessoal e (inter)grupal. Pretende-se, ainda, ilustrar e desenvolver no/as estudantes competências para a aplicação de diversos métodos e estratégias de intervenção associados aos quadros teóricos apresentados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1:Identificar as características de uma abordagem psicossocial da saúde; OA2: Compreender o papel da teoria na conceptualização e intervenção em contextos de promoção da saúde e adaptação à doença; OA3: Identificar e descrever os principais modelos teóricos da Psicologia Social da Saúde a diferentes níveis de análise - individual, interpessoal e (inter)grupal; OA4: Aplicar modelos teóricos da Psicologia Social da Saúde à conceptualização de problemas de saúde; OA5: Conhecer, ilustrar e aplicar métodos e estratégias de intervenção individual, interpessoal e (inter)grupal em contextos de promoção da saúde e/ou adaptação à doença.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


B1-Introdução à Psicologia Social da Saúde (PSS) 1.Psicologia e Saúde: do modelo biomédico ao biopsicossocial 2.O campo disciplinar da PSS 3.Diferentes níveis de análise e intervenção em PSS 4.O papel da teoria na avaliação e intervenção em Saúde B2-Modelos e métodos individuais na intervenção em saúde 1.Modelos deliberativos (MD) clássicos sobre a previsão de comportamentos de saúde (CS) 2.MD sobre a implementação de CS 3.MD por etapas sobre a previsão de CS 4.Limites dos modelos individuais: Novas perspetivas. 5.Métodos e estratégias (M&E)de intervenção individuais B3-Modelos e métodos interpessoais na intervenção em saúde 1.Redes Sociais e Suporte Social 2.Contextos Sociais do Coping 3.Regulação Social das emoções 4.M&E de intervenção interpessoais B4-Modelos e métodos (inter)grupais na intervenção em saúde 1.Identidades sociais 2.Estereótipos e normas sociais 3.M&E de intervenção (inter)grupais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) da Unidade Curricular (UC) de Psicologia Social da Saúde (PSS) resulta da sua organização em blocos temáticos articulados com diferentes níveis de análise e intervenção. O Bloco 1, ao introduzir os fundamentos da PSS e os modelos explicativos da saúde e da doença, responde aos OA1 e OA2, promovendo a compreensão crítica do campo disciplinar e da relevância do modelo biopsicossocial. Os Blocos 2, 3 e 4 aprofundam o papel dos fatores individuais, interpessoais e (inter)grupais na saúde, assegurando o desenvolvimento dos OA3 e OA4, com base na aplicação de modelos teóricos à conceptualização de problemas de saúde. Os pontos dedicados aos métodos e estratégias de intervenção nos Blocos 2 (ponto 5), 3 (ponto 4) e 4 (ponto 3) correspondem ao OA5, ao proporcionarem competências para aplicar intervenções em contextos reais de promoção da saúde e adaptação à doença.

Avaliação / Assessment


O/as estudantes podem frequentar a UC em regime de avaliação ao longo do semestre ou por Exame Final. Em regime de avaliação ao longo do semestre, o/as estudantes deverão realizar: 1.Apresentação oral (em grupo de 3 a 5 estudantes) ilustrativa da aplicação de Métodos de Intervenção em Psicologia Social da Saúde (35%). 3. Teste no final do semestre (65%). O/as estudantes que não estiverem inscrito/as ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão fazer a avaliação por exame final (100%). Ficam aprovado/as o/as estudantes que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9,5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Em cada bloco de aulas é alternada e integrada a utilização de três tipos de metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Metodologias Expositivas, que correspondem à componente teórica das aulas, nomeadamente, à exposição oral de conteúdos ao grande grupo. 2.Metodologias Participativas, que implicam um envolvimento mais ativo do/as estudantes na realização de exercícios de análise e reflexão em sala de aula. 3.Metodologias Ativas, que dão às/aos estudantes um papel central no processo de ensino-aprendizagem, e que visam o treino ativo da aplicação dos seus conhecimentos teóricos à conceptualização de problemas de saúde e respetiva conceção de estratégias de intervenção. No final de cada bloco de aulas são disponibilizados, via E-learning: (a) o sumário detalhado; (b) os objetivos específicos de aprendizagem e (c) a bibliografia específica para aprofundamento dos temas abordados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta Unidade Curricular (UC) semestral é composta por 25 horas de contacto (24 horas de aulas teórico-práticas e 1 hora de orientação tutorial) e 125 horas de trabalho autónomo. As aulas estão organizadas em oito blocos de duas sessões (com 1h30 cada). Estes blocos distribuem-se ao longo do semestre, com uma separação entre si de uma ou duas semanas, consoante a quantidade de trabalho autónomo planeado. Em cada bloco de aulas, são alternadas e integradas três metodologias de ensino-aprendizagem, alinhadas com os Objetivos de Aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: 1. Metodologias Expositivas, utilizadas para oferecer às/aos estudantes uma visão geral dos principais conceitos e teorias associados a cada bloco temático. Estas contribuem para os OA1 (compreender o âmbito e a relevância da Psicologia Social da Saúde), OA2 (explicar o papel da teoria nas práticas em PSS) e OA3 (identificar modelos teóricos em diferentes níveis de análise em PSS). 2. Metodologias Participativas, que visam estimular a reflexão e o debate sobre os conceitos e teorias apresentados em cada bloco temático. Contribuem igualmente para os OA1, OA2 e OA3, ao promover um envolvimento crítico com os conteúdos. 3. Metodologias Ativas, orientadas para o treino da aplicação dos conhecimentos teóricos à conceptualização de problemas de saúde e à conceção de estratégias de intervenção. Estas metodologias estão diretamente articuladas com os OA4 (aplicar modelos teóricos a problemas de saúde reais) e OA5 (desenvolver competências básicas para a elaboração de intervenções psicossociais em contextos de saúde). Estima-se que as 125 horas de trabalho autónomo se distribuam da seguinte forma: • 45 horas para a elaboração da apresentação oral sobre métodos de intervenção; • 80 horas para o teste da UC, incluindo: 40 horas de leitura da bibliografia de base; 38 horas de leitura da bibliografia específica; 2 horas para a realização do teste final.

Observações / Observations


Horário de atendimento: 4ª feira das 14h às 15h, mediante marcação prévia por e-mail.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stephens, C (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. NY: Open University Press. Mason, P, & Butler, C (2019). Health Behavior Change: A Guide for Practitioners (3ª ed.). London: Churchill Livingstone. Haslam, C, Jetten, J, Cruwys, T, Dingle, G, & Haslam, A (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge. Friedman, H. S. (Ed.). (2011). The Oxford Handbook of Health Psychology. NY: Oxford University Press. Eisler, R.M., & Hersen, M. (Eds.). (2009). Handbook of Gender, Culture and Health. NJ: Laurence Erlbaum Associates. DiClemente, R.J., Salazar, L.F., & Crosby, R.A. (Eds.). (2013). Health Behavior Theory for Public Health: Principles, Foundations and Applications. MA: Jones and Bartlett Learning. Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (Eds.). (2012). Handbook of Health Psychology (2ª. ed.). NY: Psychology Press. Bartholomew Eldredge et al. (2016). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (4ª Ed.). SF: Jossey-Bass.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Uchino, B. N. (2004). Social Support and Physical Health: Understanding the Health Consequences of Relationships. New Haven, CT: Yale University Press. Sutton, S., Baum, A., & Johnston, M. (Eds.) (2004). SAGE Handbook of Health Psychology. London, UK: SAGE. Salovey P., & Rothman A. (Eds.). (2003). Social Psychology of Health: Key Readings. New York, NY: Psychology Press Ryff, C. D., & Singer, B. (2001). Emotion, Social Relationships, and Health. New York, NY: Oxford Univ Press Marks, D.F., Murray, M., Evans, B., & Estacio, E.V. (2011). Health Psychology: Theory, Research and Practice (3ª ed.). London, UK: SAGE. Helgeson, V. (2017). The Psychology of Gender (5ª Ed.). New York, NY: Routledge. Lima, M.L. (2018). Nós e os Outros: O Poder dos Laços Sociais. Lisboa, PT: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Jetten, J., Haslam C., & Haslam A. (Ed.) (2011). The Social Cure: Identity, Health and Well-being. New York, NY: Psychology Press. Glanz, K., Rimer, B.K., & Viswanath, K. (2008). Health Behavior and Health Education: Theory, Research, and Practice (4ª ed.). San Francisco, CA: John Wiley. Conner, M., & Norman, P. (2005). Predicting Health Behavior: Research and Practice with Social Cognition Models (2ª ed.). Maidenhead, MA: Open University Press. Cohen, S., Underwood, L., & Gottlieb, B. (Eds.). (2000). Social Support Measurement and Intervention: A Guide for Health and Social Scientists. Oxford, UK: Oxford University Press. Bernardes, S.F. (2010). Sobre a Contextualidade dos Enviesamentos de Sexo nos Julgamentos de Dor. Lisboa, PT: FCT/FCG.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-08