Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não há
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta cadeira pretende-se fornecer o quadro teórico para a compreensão do processo de envelhecimento numa perspectiva psicossocial, no âmbito da psicologia do desenvolvimento do adulto. É dada particular relevância às políticas sociais neste domínio aos factores psicossociais associados ao bem-estar, como forma de orientar a intervenção neste domínio.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e descrever as principais teorias psicológicas no âmbito do envelhecimento OA2. Analisar as representações sobre as pessoas idosas e discutir as suas consequências ao nível individual, inter-individual e social OA3. Avaliar as necessidades psicossociais da população idosa OA4. Definir estratégias de intervenção na área da Psicologia Social do Envelhecimento
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Psicologia Social do Envelhecimento CP1.1. Psicologia e envelhecimento: perspectivas sobre as mudanças físicas e cognitivas, as transições no ciclo de vida e o relacionamento social CP1.2. Psicologia social e envelhecimento: auto-imagem, redes sociais e estereótipos sociais sobre os idosos. CP2. Intervenções psicossociais junto de populações idosas CP2.1. Bem-estar e avaliação de necessidades psicossociais em populações idosas. CP2.2. Intervenção psicossocial com idosos e com as pessoas que os rodeiam (família, cuidadores, redes de amizade, comunidade).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) traduzem os objectivos de aprendizagem (OA) pretendidos do seguinte modo: OA1: CP1.1 e CP1.2 OA2: CP1.2 OA3: CP2.1 OA4: CP2.2
Avaliação / Assessment
Em regime de avaliação periódica, os alunos terão de realizar: i) 2 trabalhos individuais escritos que serão discutidos nas aulas (cada um destes trabalhos vale 25% da nota final); ii) um trabalho de grupo (que vale 50% da nota final da disciplina). Todos os trabalhos deverão ter uma nota superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a um exame final (1ª ou 2ª época).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Sugerem-se os seguintes métodos de aprendizagem: Expositiva: Apresentação dos conceitos básicos e das teorias de referência neste domínio de forma expositiva em grupo. Participativa: Espera-se que os alunos participem de forma activa nas aulas, através de intervenções que revelem o conhecimento adquirido através da frequência da UC. Activa: Pretende-se um trabalho continuado com os alunos, que durante a semana produzem leituras e reflexão sobre os temas em análise.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Expositiva: todos os OA Participativa: todos os OA Activa: todos os OA Esta UC assume um total de 125h de trabalho autónomo. Em baixo apresenta-se a sugestão de divisão do trabalho a realizar. Trabalho nas aulas: 1.5h por semana (9h) Trabalho em casa: 36h leitura dos textos semanais de base (6h semana) + 80h realização dos trabalhos (13h semanais)
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ayalon, L., & Tesch-Römer, C. (2018). Contemporary perspectives on ageism. USA: Springer Nature. Begtson, V.L. & Settersten, R.A. (2016). Handbook of theories of aging. USA: Springer Publishing Group Cavanaugh, J.C. & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and Aging. USA: CENGAGE. Fernandez-Ballesteros, R. (2000). Gerontologia Social. Madrid: Edições Pirâmide. Nelson, T. (ed.). (2002). Ageism: Stereotypes and Prejudice Against Older Persons. Cambridge, MIT Press. Marques, S. (2011). Discriminação da terceira idade. Relógio d´Água Editores. OMS [Organização Mundial de Saude] (2002). Active Ageing: A Policy Framework. Geneva: WHO/NPH/02.8. Rowe, J.W. & Kahn, R.L. (1999). Successful Aging. New York: Random House, INC Whitbourne, S.K. & Whitbourne, S.D. (2020). Adult development and aging: biopsychosocial perspectives. USA: Wiley Whitbourne, S. & Sliwinsky, M.J. (2012). The Wiley-Blackwell Handbook of Adulthood and Aging. USA: Wiley-Blackwell
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16