Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Este curso é leccionado em inglês. Os elementos para avaliação podem ser realizados em inglês ou português.
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta cadeira pretende-se fornecer o quadro teórico para a compreensão do processo de envelhecimento numa perspetiva psicossocial, enquadrado no âmbito da teoria gerontológica. É dada particular relevância às políticas sociais e aos fatores psicossociais como forma de orientar a intervenção neste domínio.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno(a) que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Definir o conceito de envelhecimento, enquadrando-o numa perspectiva biopsicossocial e de curso de vida OA2. Identificar os principais desafios e políticas sociais na área do envelhecimento e suas implicações para a intervenção OA3. Distinguir a abordagem psicossocial do envelhecimento de outras abordagens no campo da gerontologia OA4. Descrever as principais teorias sobre envelhecimento e relações sociais OA5. Definir o conceito de idadismo e discutir as suas consequências ao nível individual, interindividual e social OA6. Aplicar o conceito de idadismo a casos concretos em análise OA7. identificar o que são ambientes amigos da idade (age-friendly environments) OA8. Aplicar o conceito de age-friendly cities na avaliação de casos concretos OA9. Definir o conceito de cuidador e identificar os seus principais desafios OA10. Definir estratégias de intervenção na área da Psicologia Social do Envelhecimento
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Psicologia Social do Envelhecimento CP1.1. Definição de envelhecimento e principais políticas sociais CP1.2. Perspetiva biopsicosocial do envelhecimento: perspetivas sobre as mudanças físicas, cognitivas, sociais e as transições no ciclo de vida CP2. Envelhecimento e relações sociais CP2.1. Principais teorias sobre envelhecimento e relações sociais CP2.2. Solidão no envelhecimento, consequências e intervenção CP3. Representações sobre o envelhecimento e o idadismo CP3.1. O conceito de idadismo, prevalência e principais consequências CP3.2. Determinantes e intervenções no combate ao idadismo CP4. Psicologia social do ambiente e envelhecimento CP4.1. A definição de ambientes amigos da idade e “aging-in-place” CP4.2. Inclusão social e espacial no envelhecimento CP5. Os limites da longevidade e os cuidados às pessoas idosas CP5.1. O conceito de cuidador e as suas necessidades CP5.2. Intervenções psicossociais com cuidadores e pessoas idosas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. O conteúdo programático 1 pretende concretizar os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3. Neste ponto introduzem-se noções essenciais ao nível dos conceitos e políticas na área da psicologia social do envelhecimento. Segue-se o ponto 2 do programa, onde se aborda o tema das relações sociais no envelhecimento, indo ao encontro do objetivo de aprendizagem 4. Por sua vez, o conteúdo programático 3 (i.e., idadismo) pretende concretizar os objetivos de aprendizagem 5 e 6, o conteúdo programático 4 (i.e., age-friendly environments) vai ao encontro aos objetivos de aprendizagem 7 e 8 e o conteúdo programático 5 pretende concretizar o objetivo de aprendizagem 9. Finalmente, o objetivo de aprendizagem 10 é concretizado em vários pontos do conteúdo programático, sempre que se abordam estratégias de intervenção em diferentes domínios como nos pontos do programa 2.2., 3.2., 4.2 e 5.2.
Avaliação / Assessment
Em regime de avaliação ao longo do semestre, os alunos terão de realizar: i) 2 trabalhos individuais escritos que serão discutidos nas aulas (cada um destes trabalhos vale 25% da nota final e os aluno(a)s têm de estar obrigatoriamente presentes nas aulas de discussão destes trabalhos); ii) um trabalho de grupo (que vale 50% da nota final da disciplina). Todos os trabalhos deverão ter uma nota superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC é composta por aulas téorico-práticas presenciais onde se articulam um conjunto de metodologias de aprendizagem, com forte carácter participativo e ativo por parte dos estudantes. Aliam-se momentos expositivos, para explicação dos principais conceitos e estado da arte, a metodologias participativas com exercícios em pequeno grupo através de debates, role-play e análise de casos práticos. A modalidade de avaliação ao longo do semestre permite também fortalecer a articulação entre metodologias expositivas, participativas e ativas. Por um lado, a utilização de técnicas de exposição participada no caso dos dois trabalhos individuais (com peso de 25% cada um na nota final), implicam a leitura e reflexão anterior sobre textos essenciais e aplicação a questões concretas, com posterior discussão em sala de aula e apresentação de conceitos teóricos. Por outro lado, a componente de avaliação ao longo do semestre compreende ainda um trabalho de grupo (50% da nota final) que consiste num exercício de investigação-ação participativo, onde se pede ao(a)s estudantes que reflitam sobre a realidade observada em função dos conceitos aprendidos na UC. Este exercício é enquadrado no âmbito de projetos de investigação em curso, promovendo assim a integração dos estudantes nestas práticas. Estão ainda previstas horas de trabalho autónomo e OT. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 125h) destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo (i.e., 18h) à realização dos trabalhos individuais (i.e., 50h) e à realização do trabalho de grupo (i.e., 57h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem definidos. Por um lado, a utilização de metodologias expositivas permitem a aquisição de conhecimentos ao nível da definição dos principais conceitos na área da psicologia social do envelhecimento indo ao encontro da generalidade dos objetivos mencionados. Por outro lado, a utilização de metodologias participativas e ativas no decurso das aulas e na modalidade de avaliação ao longo do semestre permite ainda o cumprimento em especial dos objetivos de aplicação dos conhecimentos adquiridos a casos concretos (objetivos de aprendizagem 6 e 8) e na definição de estratégias de intervenção (objetivo de aprendizagem 10).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ayalon, L., & Tesch-Römer, C. (2018). Contemporary perspectives on ageism. USA: Springer Nature. Begtson, V.L. & Settersten, R.A. (2016). Handbook of theories of aging. USA: Springer Publishing Group Cavanaugh, J.C. & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and Aging. USA: CENGAGE. OMS [Organização Mundial de Saude] (2002). Active Ageing: A Policy Framework. Geneva: WHO/NPH/02.8. Marques, S. (2011). Discriminação da terceira idade. Relógio d´Água Editores. Nelson, T. (ed.). (2017). Ageism: Stereotypes and Prejudice Against Older Persons (2nd Ed.). MIT Press. Rowe, J.W. & Kahn, R.L. (1999). Successful Aging. New York: Random House, INC Whitbourne, S. & Sliwinsky, M.J. (2012). The Wiley-Blackwell Handbook of Adulthood and Aging. USA: Wiley-Blackwell Whitbourne, S.K. & Whitbourne, S.D. (2020). Adult development and aging: biopsychosocial perspectives. USA: Wiley World Health Organization. (2021). Global report on ageism. World Health Organization.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Abrams, D., Crisp, R. J., Marques, S., Fagg, E., Bedford, L., & Provias, D. (2008). Threat inoculation: experienced and imagined intergenerational contact prevents stereotype threat effects on older people's math performance. Psychology and aging, 23(4), 934. Beard, J. R., Officer, A., De Carvalho, I. A., Sadana, R., Pot, A. M., Michel, J. P., ... & Thiyagarajan, J. A. (2016). The World report on ageing and health: a policy framework for healthy ageing. The lancet, 387(10033), 2145-2154. Chang, E. S., Kannoth, S., Levy, S., Wang, S. Y., Lee, J. E., & Levy, B. R. (2020). Global reach of ageism on older persons? health: A systematic review. PloS one, 15(1), e0220857. Levy, B. R. (2003). Mind matters: Cognitive and physical effects of aging self-stereotypes. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, 58(4), P203-P211. Levy, B. R. (2017). Age-stereotype paradox: Opportunity for social change. The Gerontologist, 57(suppl_2), S118-S126. Marques, S., Vauclair, C. M., Swift, H. J., Bratt, C., Lima, M. L., & Abrams, D. (2017). Social psychology and gerontology: integrating theory to explain and intervene in age discrimination towards older people in Europe. In Cross-Cultural and Cross-Disciplinary Perspectives in Social Gerontology (pp. 45-66). Springer, Singapore. Marques, S., Vauclair, C. M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F., ... & Leitão, E. (2014). imAGES: intervention program to prevent ageism in children. imAGES: intervention program to prevent ageism in children. Marques, S., Mariano, J., Mendonça, J., De Tavernier, W., Hess, M., Naegele, L., ... & Martins, D. (2020). Determinants of ageism against older adults: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7), 2560. WHO, World Health Organization. (2007). Global age-friendly cities: A guide. World Health Organization. Wahl, H. W., & Tesch-Römer, C. (2018). Positve aging and concepts of care. Cultures of Care in Aging, 57.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-03