Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos estudantes um aumento de conhecimentos e da compreensão sobre o comportamento humano na educação. Pretende-se ainda, nesta UC, preparar os estudantes para a atividade científica e profissional nos domínios da análise, diagnóstico, intervenção e avaliação na área da educação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Descrever, a partir do quadro conceptual da Psicologia Social, modelos de teorização, de investigação e de intervenção no sistema educativo, no quadro das relações entre o poder político, a comunidade, as escolas e as famílias. OA2. Analisar criticamente os principais constructos da psicologia social, no que diz respeito às atitudes, às relações interpessoais e interação aluno-professor, e às relações intergrupais em contexto escolar. OA3. Utilizar modelos de diagnóstico e de intervenção, bem como instrumentos de observação e de medida de variáveis individuais, grupais e organizacionais relevantes no quadro educacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Psicologia Social da Educação 1.1. Objeto e principais desafios da Psicologia Social da Educação 1.2. Níveis de análise em Psicologia Social da Educação 1.3. A investigação e a intervenção no âmbito da em Psicologia Social da Educação 1.4. Contributos da Psicologia Social da Educação para a aprendizagem CP2. Atitudes e comportamentos 2.1. Atitudes e mudança de atitudes de alunos e professores 2.2. Interação professor-aluno e interação na sala de aula 2.3. Desempenho e sucesso escolar 2.4. Impactos da relação família-escola-comunidade CP3. Grupos e relações intergrupais 3.1. Influências familiares, escolares e comunitárias 3.2. Redução do preconceito e da discriminação e promoção do respeito pelos direitos humanos 3.3. Cooperação e conflito em contexto escolar 3.4. Aspetos sociais da motivação 3.5. Processo de socialização e clima escolar CP4. Ensino e aprendizagem 4.1. Processos fundamentais 4.2. Práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 3 CP 2 - OA 1, 2 CP 3 - OA 1, 2 CP 4 - OA 1, 3
Avaliação / Assessment
Avaliação: contínua ou final. Contínua: realizar 3 provas: apresentação e discussão, na sala de aula, de um artigo científico (40%); realização e apresentação de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%); participação individual nos exercícios ao longo do semestre (10%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem uma classificação superior ou igual a 9,5 valores na média das 3 provas. Final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada num tipo de aulas: Teórico-práticas - Apresentação dos conteúdos de forma expositiva em grande grupo, alternada com a discussão; assim como, realização de exercícios de aplicação por sub-grupos de estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, o planeamento procura alinhar 3 vértices de um triângulo: (1) Objetivos de Aprendizagem (OA), (2) Conteúdos Programáticos e (3) Metodologias de ensino e avaliação. A avaliação proposta possibilita medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, a ligação entre OA, tipos de aula e avaliação é a seguinte: - OA 1 e 2: Aulas teórico-práticas (TP) - Apresentação de um artigo e participação individual; - OA 3: Aulas teórico-práticas (TP) - Trabalho temático e participação individual. De forma mais específica, a perspetiva pedagógica de ensino desta UC, valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, à leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante as aulas, assim como nos tempos de atendimento disponibilizados. Deste modo também a preparação para os diversos momentos de avaliação pressupõe a capacidade de trabalho autónomo do estudante que se estima da seguinte forma: - Apresentação de um artigo científico. Trabalho Autónomo (TA)=40 horas (5h de pesquisa, 10h de leitura, 10h de discussão e 15h de elaboração do trabalho e de preparação da apresentação). - Trabalho temático. TA=60 horas (10h de pesquisa, 15h de leitura e estudo e 25h de elaboração do trabalho). - Participação individual nos exercícios. TA=25 horas
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Allport, G. W. (1992-1954). The nature of prejudice. Reading, Mass.: Addison-Wesley. Brown, R. J. (1995). Prejudice: its social psychology. Cambridge, MA: Blackwell. Brown, R. & Gaertner, S. (2003) (Eds.) Blackwell handbook of social psychology: intergroup processes. Malden: Blackwell. Feldman, R. S. (Ed.) (1990). The social psychology of education. Amherst: Cambridge University Press. Gaertner, S. & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: the common in-group identity model. Philadelphia: Psychology Press. Stephan, G. W. & Stephan, C. W. (2001). Improving intergroup relations. London: Sage publications. Vala, J. & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Artigos da revista Social Psychology of Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Aboud, F. (1988). Children and prejudice. Oxford: Basil Blackwell. Aboud, F. (2001). Developmental and socialization influences on intergroup bias. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Oxford, UK: Blackwell Publishers. Banks, J. A. (2006).Improving race relations in schools: From theory and research to practice. Journal of Social Issues, 62, nº 3, 607-614. Brewer, M. & Gaertner, S. (2001). Toward reduction of prejudice: Intergroup contact and social categorization. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Oxford, UK: Blackwell Publishers. PS.131 Bla. (Cap. 22). Gaertner, S. & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: the common in-group identity model. Philadelphia: Psychology Press. Hello, E., Scheepers, P., Gijsberts, M. (2002). Education and Ethnic Prejudice in Europe: explanations for cross ? national variances in the educational effect on ethnic prejudice. Scandinavian Journal of Education Research. Vol 46, Nº1. Carfax Publishing. Nogueira, M. (2006). Estudos em branco e negro: modelos de redução do preconceito inter-étnico na infância. Lisboa: ISCTE (Tese de Doutoramento). Rogers, Margaret R. (2006). Exemplary Multicultural Training in School Psychology Programs. Cultural Diversity & Ethnic Minority Psychology, 12 (1), 115-133. Rutland, A. (2004). The development and self-regulation of intergroup attitudes in children. In M. Bennett, & F. Sani, The development of the social self. Hove: Psychology Press. Tajfel, H. (1983). Grupos humanos e categorias sociais, Vol.2. Lisboa: Livros Horizonte.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16