Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos estudantes um aumento de conhecimentos e da compreensão sobre o comportamento humano na educação. Pretende-se ainda, nesta UC, preparar os estudantes para a atividade científica e profissional nos domínios da análise, diagnóstico, intervenção e avaliação na área da educação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Descrever, a partir do quadro conceptual da Psicologia Social da Educação, modelos de teorização, de investigação e de intervenção no sistema educativo, no quadro das relações entre o poder político, a comunidade, as escolas e as famílias. OA2. Analisar criticamente os principais constructos da psicologia social, no que diz respeito às atitudes, às relações interpessoais e interação aluno-professor, e às relações intergrupais em contexto escolar. OA3. Utilizar modelos de diagnóstico e de intervenção, bem como instrumentos de observação e de medida de variáveis individuais, grupais e organizacionais relevantes no quadro educacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à Psicologia Social da Educação 1.1. Objeto e principais desafios da Psicologia Social da Educação 1.2. Níveis de análise em Psicologia Social da Educação 1.3. A investigação e a intervenção no âmbito da em Psicologia Social da Educação 1.4. Contributos da Psicologia Social da Educação para a aprendizagem CP2. Atitudes e comportamentos 2.1. Atitudes e mudança de atitudes de alunos e professores 2.2. Interação professor-aluno e interação na sala de aula 2.3. Desempenho e sucesso escolar 2.4. Impactos da relação família-escola-comunidade CP3. Grupos e relações intergrupais 3.1. Influências familiares, escolares e comunitárias 3.2. Redução do preconceito e da discriminação e promoção do respeito pelos direitos humanos 3.3. Cooperação e conflito em contexto escolar 3.4. Aspetos sociais da motivação 3.5. Processo de socialização e clima escolar CP4. Ensino e aprendizagem 4.1. Processos fundamentais 4.2. Práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC aborda a compreensão sobre o comportamento humano na educação, de forma a produzir aprendizagens relativas à psicologia social da educação (PSE). Em 1º lugar, é útil tomar conhecimento dos conceitos. O CP1 vai permitir alcançar o OA1 e 3, uma vez que os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos sobre as principais abordagens e modelos da PSE. O CP2 e CP3 permitirá atingir o OA1 e 2, ao possibilitar aos estudantes contactarem com diferentes processos de investigação e intervenção no contexto escolar. O CP4 vai permitir alcançar os OA1 e 3, ao desenvolver os conhecimentos e a análise crítica sobre diferentes modelos teóricos e de diagnóstico, de investigação e de intervenção no sistema educativo.
Avaliação / Assessment
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral e discussão, na sala de aula, de um artigo científico (50%) - trabalho de grupo, e realização e apresentação de um trabalho, sobre um dos temas da UC (50%) - trabalho individual. Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e de aprendizagem da UC estão estruturadas no modelo pedagógico. Esta UC privilegia e reforça a importância do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também destaca a pesquisa e o trabalho autónomo como competências a desenvolver nos estudantes. Ainda, ao ser uma UC de Mestrado, o ensino centra-se não apenas na aquisição de conhecimentos, numa perspetiva de conhecimento aplicado, mas também no desenvolvimento de competências científicas e profissionais. A perspetiva pedagógica desta UC valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação bibliográfica, a leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. As horas de contacto da UC têm a tipologia de aulas Teórico-Práticas (TP) e de Orientação Tutorial (OT). Nas aulas TP são utilizadas metodologias de ensino expositivas (no qual se apresentam os principais conceitos e perspetivas teóricas, bem como os métodos e técnicas de avaliação e intervenção no contexto da educação) e metodologias de ensino práticas e dinâmicas, com recurso à realização de exercícios de aplicação que facilitem a compreensão dos conteúdos abordados (convidando os estudantes a refletir e discutir sobre os temas abordados e sobre os exemplos práticos apresentados na aula). O ensino nas aulas TP é centrado na transmissão e discussão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura ativa de informação complementar e ilustrativa. As aulas TP incentivam os estudantes a participar, intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Na hora de OT é utilizada uma metodologia de discussão mais individualizada e de oportunidade de feedback informal e formativo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante a OT. As horas de trabalho autónomo da UC destinam-se à pesquisa, leitura e estudo de material bibliográfico, à realização de exercícios e à elaboração e preparação da apresentação do trabalho de grupo (que compõe a avaliação ao longo do semestre).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e a avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. Os estudantes são encorajados a realizar esta UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite, de modo mais sistemático, aferir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, o planeamento procura alinhar 3 vértices de um triângulo: (1) Objetivos de Aprendizagem (OA), (2) Conteúdos Programáticos e (3) Metodologias de ensino e avaliação. A avaliação proposta possibilita medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, a ligação entre OA, tipos de aula e avaliação é a seguinte: - OA 1 e 2: Aulas teórico-práticas (TP) - Apresentação de um artigo e participação individual; - OA 3: Aulas teórico-práticas (TP) - Trabalho temático e participação individual. De forma mais específica, a perspetiva pedagógica de ensino desta UC, valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de pesquisa bibliográfica autónoma, à leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos práticos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante as aulas, assim como nos tempos de atendimento disponibilizados. Deste modo também a preparação para os diversos momentos de avaliação pressupõe a capacidade de trabalho autónomo do estudante que se estima da seguinte forma: - Apresentação de um artigo científico. Trabalho Autónomo (TA)=40 horas (5h de pesquisa, 10h de leitura, 10h de discussão e 15h de elaboração do trabalho e de preparação da apresentação). - Trabalho temático. TA=60 horas (10h de pesquisa, 15h de leitura e estudo e 25h de elaboração do trabalho). - Estudo individual. TA=25 horas
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Brown, R. & Gaertner, S. (2003) (Eds.) Blackwell handbook of social psychology: intergroup processes. Blackwell. Burns, M. & Riley-Tillman, T. (2017). Effective school interventions : evidence-based strategies for improving student outcomes (3rd ed). Guilford Press. Feldman, R. S. (Ed.) (1990). The social psychology of education. Cambridge University Press. Hogg, M. & Vaughan, G. (2022). Social psychology (9th ed). Pearson OCDE (2019). Developing minds in the digital age : towards a science of learning for 21st Century education. OCDE. O'Doherty, K. & Hodgetts, D. (2019). The Sage handbook of applied social psychology. Sage. Oser, F., Heinrichs, K., Bauer, J. & Lovat, T. (Ed) (2021). The international handbook of teacher ethos. Springer Vala, J. & Monteiro, M. B. (2013). Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian. Artigos da revista Social Psychology of Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Aboud, F. (1988). Children and prejudice. Basil Blackwell. Aboud, F. (2001). Developmental and socialization influences on intergroup bias. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Blackwell Publishers. Allport, G. W. (1992-1954). The nature of prejudice. Addison-Wesley. Banks, J. A. (2006).Improving race relations in schools: From theory and research to practice. Journal of Social Issues, 62, nº 3, 607-614. Brewer, M. & Gaertner, S. (2001). Toward reduction of prejudice: Intergroup contact and social categorization. In R. Brown & S. Gaertner (Eds.), Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup processes. Blackwell Publishers. PS.131 Bla. (Cap. 22). Brown, R. J. (1995). Prejudice: its social psychology. Blackwell. Gaertner, S. & Dovidio, J. F. (2000). Reducing intergroup bias: the common in-group identity model. Psychology Press. Hello, E., Scheepers, P., Gijsberts, M. (2002). Education and Ethnic Prejudice in Europe: explanations for cross ? national variances in the educational effect on ethnic prejudice. Scandinavian Journal of Education Research. Vol 46, Nº1. Carfax Publishing. Rogers, Margaret R. (2006). Exemplary Multicultural Training in School Psychology Programs. Cultural Diversity & Ethnic Minority Psychology, 12 (1), 115-133. Rutland, A. (2004). The development and self-regulation of intergroup attitudes in children. In M. Bennett, & F. Sani, The development of the social self. Psychology Press. Stephan, G. W. & Stephan, C. W. (2001). Improving intergroup relations. Sage publications. Tajfel, H. (1983). Grupos humanos e categorias sociais, Vol.2. Livros Horizonte.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28