Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8215
Acrónimo :
M8215
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa dar a conhecer aos alunos os principais fenómenos psicológicos e psicossociológicos associados ao comportamento do consumidor e à comunicação social. São apresentados e discutidos conceitos e teorias representativos nesta área, bem como casos práticos. Será abordada a especificidade do planeamento e organização de pesquisa do consumidor.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno/a que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1- Examinar e discutir criticamente modelos psicológicos do comportamento do consumidor OA2- Analisar evidências empíricas que suportam as teorias do comportamento do consumidor OA3- Seleccionar, implementar e avaliar os principais métodos de estudo do comportamento do consumidor OA4- Aplicar o conhecimento dos processos de consumo ao planeamento e execução de estratégias de marketing OA5- Prever e avaliar os efeitos dos meios de comunicação social na opinião pública OA6- Utilizar o marketing social como forma de intervenção em políticas públicas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Do comportamento do consumidor às estratégias de Marketing CP2. Mercados e Segmentação do mercado CP3. O processo de consumo CP4. Marcas e relação consumidor-marca CP5. Comunicação e persuasão CP6. Marketing social CP7. Métodos de investigação do comportamento do consumidor CP8. Meios de comunicação social e opinião pública

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os diversos conteúdos do programa ou programáticos (CP) estão expressos em objectivos de aprendizagem (OA) que traduzem a aplicabilidade dos conteúdos programáticos: OA1 - CP 3-5 OA2 - CP 3-5 OA3 - CP 7 OA4 - CP 1, 2, 4 e 7 OA5 - CP 8 OA6 - CP 6 e 8

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação: Periódica ou final. Periódica: Trabalho de grupo de aplicação prática (40%); Trabalho individual de concepção de projecto de investigação (40%); Resposta a duas perguntas sobre aulas (20%). Final - sem exame: Resposta a problema de aplicação prática (40%), trabalho individual de concepção de projecto de investigação (40%), resposta a duas perguntas sobre aulas (20%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas (TP), adoptando-se metodologias: Expositivas: Apresentação dos métodos e técnicas, e dos principais conceitos, modelos teóricos e evidências empíricas; Activas: Trabalho individual e Trabalho de Grupo Participativas: Análise de casos práticos Auto-estudo: Realização dos trabalhos e leituras A orientação tutorial (OT) destina-se a esclarecimento de dúvidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre os objectivos de aprendizagem e cada cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: OA1-6 Activas para preparar o trabalho individual: OA 1-6 Activas para preparar o trabalho de grupo: OA 3 e 4 Participativas: OA 1, 2, 5 e 6 Auto-estudo: Todos O tempo de trabalho total (150h) é distribuído da seguinte forma: - 25h em tempo de contacto (24h TP + 1h OT) - 45h no trabalho de grupo - 55h no trabalho individual - 10h nas elaboração das perguntas - 15h de análise de casos

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Ganinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das actividades lectivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. A UC não tem exame final. A avaliação, mesmo em regime de avaliação final, engloba a apresentação de um conjunto de elementos de avaliação (ver secção sobre processo de avaliação). A submissão de trabalhos é feita via ferramenta de detecção de plágio na plataforma oficial do Iscte

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Johnson-Cartee, K. (2005). News narratives and news framings: constructing political reality. Lanham: Rowman & Littlefiel Publishers. van Dijk, T. (Ed.) (1985). Discourse and communication: new approaches to the analysis of mass media discourse and communication. Berlin: Walter de Gruyter. Worcester, R., & Downham, J. (1986). Consumer market research handbook. NY: Elsevier. Shiffman, L., & Wisenblit, J.L. (2019). Consumer Behavior. London: Prentice-Hall. Rubenstein, S. M. (1995). Surveying public opinion. Belmont, CA: Wadsworth Publishing Company. Lindon, D., Lévy, J., Dionísio, P., Lendrevie, J., & Rodrigues, V. (2011). Mercator XXI: Teoria e prática do marketing. Lisboa: Dom Quixote. Kardes, F., Herr, P., Nantel, J. (Eds.) (2015). Applying social cognition to consumer-focused strategy. NY: Erlbaum. Kardes, F. (2002). Consumer behavior and managerial decision making. NY: Prentice Hall. Aaker, D. et al (2016). Marketing research,12ª Ed. New York: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Trochim, W. K. (1999). The research methods knowledge base. New York: Cornell University Custom Publishing. (versão electrónica em: http://www.socialresearchmethods.net/kb/). Parasuraman, A. (1991). Marketing research. Reading, MA: Addison-Wesley. Krueger, R., & Casey, M. (2000). Focus groups: A practical guide for applied research. Thousand Oaks: Sage. Ghigione, R. & Matalon, B. (1997). O inquérito: Teoria e prática. Oeiras: Celta. Foddy, W. (1996). Como perguntar: Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras:Celta. Denzin, N., & Lincoln, Y. (orgs.) (2000). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage. Bryman, A., & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais: Introdução às técnicas utilizando o SPSS para o Windows. Oeiras:Celta. Breakwell, G., Hammond, S., & Fife-Schaw, C. (orgs.) (2000). Research methods in psychology. London. 5. Métodos de investigação do comportamento do consumidor Vala, J., Lima, L., & Jerónimo, R. (2000). Avaliação da violência na televisão portuguesa: Programação de 1997. Lisboa: Alta Autoridade para a Comunicação Social. Noelle-Neumann, E. (1993). The spiral of silence - our social skin. Chicago: University of Chicago Press. Brochand et al., (1999). Publicitor. Lisboa: D. Quixote. 4. Meios de comunicação social e comportamento do consumidor Solomon, M. (2004). Consumer behavior: Buying, having and being. Upper Saddle River: Pearson Education International. Petty, R. E., & Wegener, D. T. (1999). The elaboration likelihood model: Current status and controversies. In S. Chaiken & Y. Trope (Eds.), Dual-process theories in social psychology (pp 41-72). New York: Guilford. Loken, B. (2006). Consumer psychology: Categorization, inferences, affect, and persuasion. Annual Review of Psychology, 57, 453-485 Jacoby, J., Johar G.& Morrin, M. (1998). Consumer behavior: A quadrennium, Annual Review of Psychology 49, 319-344. Hogg, The social psychology of group cohesiveness: From attraction to social identity. New York: Harvester Wheatsheaf. Hogg, M. A. (1992). Social identity, self-categorization, and group cohesiveness. In M. A. 3. Influências psicológicas e psicossociológicas no comportamento do consumidor Parasuraman, A. (1991). Marketing research. Reading, MA: Addison-Wesley. Assael, H. (1987). Consumer behavior and marketing action. Boston: Kent Publishing Company. 2. Do comportamento do consumidor às estratégias de Marketing Solomon, M. (2004). Consumer behavior: Buying, having, and being. Upper Saddle River: Pearson Educational International. Evans, J., Moutinho, L., & Van Raaij, F. (1996). Applied consumer behaviour. Harlow: Addison-Wesley Publishing. 1. Introdução: o estudo do comportamento do consumidor e suas aplicações

Data da última atualização / Last Update Date


2025-04-30