Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa proporcionar aos estudantes a aprendizagem de teorias específicas sobre a dinâmica da ação humana no trabalho, sobre os fatores ergonómicos no trabalho e o ajustamento indivíduo-trabalho em contexto organizacional, bem como a aprendizagem de técnicas de conceção de postos de trabalho, de análise de competências e de intervenção focalizada na qualidade de vida no trabalho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: A. Analisar as condições de trabalho e seus efeitos sobre os indivíduos B. Realizar análises de competências profissionais C. Conceber e realizar diagnósticos sobre qualidade de vida no trabalho D. Identificar necessidades de mudança na conceção e organização do trabalho E. Planear e avaliar programas de intervenção para melhorar a qualidade de vida e o desempenho no trabalho
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Teorias sobre a dinâmica da ação humana no trabalho 1.1 A psicologia do trabalho 1.2 Teorias da interação Homem-tecnologia CP2. Contexto de trabalho e conceção de postos de trabalho 2.1 Evolução da natureza do trabalho e dispositivos de controlo 2.2 Condições de trabalho 2.3 Conceção e técnicas de conceção de postos de trabalho 2.4 Análise de competências profissionais CP3. Interação indivíduo-trabalho e qualidade de vida 3.1 Ajustamento indivíduo-trabalho/organização. 3.2 Princípios ergonómicos na organização do trabalho 3.3 Erro humano no trabalho 3.4 Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico, promoção e intervenção 3.5 Ajustamento trabalho-vida extra-trabalho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP 1 e 2 encontram-se associados ao OA A, na medida em que apresentam o enquadramento histórico e teórico da disciplina da Psicologia do Trabalho, a conceptualização de posto de trabalho e das suas condições, elementos fundamentais para a análise das situações de trabalho. O CP 2 é dedicado à análise do trabalho, aspetos metodológicos e identificação dos elementos de análise das situações de trabalho (condições de trabalho, fatores individuais, competências, características organizacionais e variáveis de contexto macroeconómico), essenciais para a condução da análise de competências (OA B) e para o diagnóstico de necessidades em contextos de trabalho (OA D). O CP3 aborda temas concretos de intervenção em situações de trabalho, desde o ajustamento à intervenção em matérias de segurança e saúde no trabalho, análise e prevenção dos acidentes de trabalho, fatores de risco, bem-estar e qualidade de vida no trabalho, pelo que contribui para a concretização dos OA C, D e E.
Avaliação / Assessment
(1) Avaliação ao Longo do Semestre: - Participação individual em Fórum de Discussão (10%) - Trabalho de grupo (40%); - Teste escrito individual (50%) A aprovação em regime de avaliação ao longo do semestre pressupõe uma avaliação mínima de 9,5 valores em todos os elementos de avaliação e desde que a nota final totalize 10 valores. (2) Avaliação Final: Exame 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em duas aulas semanais, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve as metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo a análise de vídeos de condições de trabalho ou de situações de acidente de trabalho. A metodologia ativa envolve a análise de casos, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto-estudo), o qual inclui pesquisa e leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto, participação em fóruns de discussão da UC e realização do trabalho de grupo (por exemplo, construção da metodologia de recolha e análise de dados, elaboração da proposta de intervenção), no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os quatro objetivos de aprendizagem da UC (OAs A, B, C, D e E). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo a análise de vídeos de condições de trabalho e análise de acidentes de trabalho. Para além dos exercícios em aula, um dos elementos de avaliação da UC é a participação dos estudantes em fóruns de discussão, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OAs C, D e E. A metodologia ativa envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OAs A e D (obrigatoriamente) e os OAs B e E (dependendo da situação selecionada para o trabalho de campo). A metodologia de auto-estudo é transversal a todos os OAs, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho de campo e preparação para o teste individual.
Observações / Observations
A UC tem como língua amigável o Inglês: uma grande parte da bibliografia encontra-se em língua inglesa e a equipa docente aceita que qualquer elemento de avaliação seja apresentado em língua inglesa. Esta UC encontra-se alinhada com o ODS 8–Trabalho Digno e Crescimento Económico, na medida em que pretende sensibilizar os estudantes (maioritariamente futuros psicólogos do trabalho e das organizações) para o respeito pelas condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores, e com o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, uma vez que dotar os estudantes de competências para conceber locais de trabalho saudáveis e contribuir para o desenvolvimento de práticas organizacionais focadas no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores é um elementos fundamental para garantir a produtividade e competitividade das organizações.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16