Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa facultar uma abordagem de domínios fundamentais da Psicologia Organizacional, que facilite a conceção de estratégias de investigação e intervenção em áreas fulcrais para as organizações contemporâneas, nomeadamente sustentabilidade e responsabilidade social das organizações, qualidade organizacional e de serviço, inovação organizacional e empreendedorismo, e eficácia organizacional. Sendo uma UC iminentemente teórico-prática, pretende-se que o/as aluno/as adquiram conhecimento sobre os principais conceitos e modelos teóricos, mas também sobre instrumentos de diagnóstico e intervenção, que auxiliem a sua atuação nos diferentes domínios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC cada estudante deverá ser capaz de: OA1 discutir as expectativas sobre o papel das organizações na sociedade e o contributo para um desenvolvimento mais sustentáveis; OA2 dar exemplos de práticas organizacionais sustentáveis; OA3 sintetizar as implicações das práticas sustentáveis nas atitudes e comportamentos dos indivíduos; OA4 explicar os tipos de inovação existentes; OA5 descrever as fases do processo empreendedor; OA6 dar exemplos de fatores organizacionais promotores de processos de inovação e de empreendedorismo; OA7 comparar abordagens teóricas à qualidade organizacional e de serviço; OA8 dar exemplos de indicadores de qualidade; OA9 conceber um processo de diagnóstico da qualidade de serviço com base nas ferramentas disponibilizadas; OA10 contrastar diferentes modelos de eficácia organizacional; OA11 dar exemplos de indicadores de eficácia; OA12 conceber um processo de diagnóstico de eficácia com base nas ferramentas disponibilizadas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo A- Sustentabilidade e Responsabilidade social das organizações Módulo B - Inovação organizacional e empreendedorismo Módulo C - Qualidade organizacional e de serviço Módulo D - Eficácia organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O Módulo A fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA1 (discutir o papel das organizações na sociedade), OA2 (dar exemplos de práticas sustentáveis) e OA3 (sintetizar implicações para o comportamento e atitudes dos indivíduos). O Módulo B fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA4 (explicar tipos de inovação existentes), OA5 (descrever as fases do processo empreendedor) e OA6 (dar exemplos de fatores organizacionais promotores de processos de inovação e empreendedorismo). O Módulo C fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA7 (comparar abordagens teóricas), OA8 (dar exemplos de indicadores de qualidade) e OA9 (conceber um processo de diagnóstico de qualidade). O Módulo D fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA10 (contrastar modelos de eficácia organizacional), OA11 (dar exemplos de indicadores) e OA12 (conceber um processo de diagnóstico de eficácia).
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (40%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (50%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino compreende aulas teórico-práticas. O trabalho autónomo ocupa 125 horas divididas entre 62 horas para estudo e exame e 63 horas para elaboração do trabalho de grupo. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, que inclui leituras e exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer a aquisição de conceitos e quadros teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos pelo que a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem expositivas permite abranger todo os OAs. Da mesma forma, a UC requer a experimentação prática, o que é facilitado pelo uso de metodologias participativas e ativas, com análise e resolução de exercícios práticos individuais e de grupo e discussão de casos de estudo que permitem a aplicação de conhecimentos e abrange todos os OAs. A consolidação da aquisição de conhecimentos e sua aplicabilidade implica trabalho autónomo por parte do estudante, nomeadamente leitura da bibliografia aconselhada e resolução de exercícios, novamente abrangendo todos os OAs.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo do relatório; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito, assim como a prompt utilizada para a geração do conteúdo. Atendendo aos limites deste tipo de ferramentas, o estudante é responsável por validar a informação fornecida pela mesma, incluído URLs e referências. Os conteúdos programáticos da UC contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Responsável 8, 12 e 17.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rasche, A., Morsing, M., & Moon, J. (2017). Corporate Social Responsibility: Strategy, Communication, Governance. Cambridge: Cambrigde University Press. Ones, D., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. (2018). The SAGE Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology. Los Angeles: Sage. Neves, J., & Vinagre, H. (2018). Qualidade de Serviço: Diagnosticar para Intervir. Lisboa: Sílabo. Gonçalves, S.P. (Coord.) (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Pactor.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Amabile, T. M., Conti, R., Coon, H., Lazenby, J. & Harron, M. (1996). Assessing the work environment for creativity. Academy of Management Journal, 39 (5), 1154-1184. Antoncic, B. (2020). Entrepreneurship/intrapreneurship, personality correlates of. The Wiley Encyclopedia of Personality and Individual Differences: Personality Processes and Individual Differences, 143-147. Baron, R. A. (2006). Opportunity recognition as pattern recognition: How entrepreneurs connect the dots to identify new business opportunities. Academy of Management Perspectives, 20(1), 104-119. Onkila, T., & Sarna, B. (2022). A systematic literature review on employee relations with CSR: State of art and future research agenda. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 29(2), 435-447. Parasuraman, A., Zeithaml, V.A. & Berry, L. L.(1985). A Conceptual Model of Service Quality and Its Implications for Future Research. Journal of Marketing, 49 (4), 41-50. Quinn, R. E. & Rohrbaugh, J. (1983). A spatial model of effectiveness criteria: towards a competing values approach to organizational analysis. Management Science, 29, 363-377. Savoie, A. & Morin, E. (2001). Representações da eficácia organizacional: Desenvolvimentos recentes. Psychologica, 27, 7-29. Urbano, D., Turro, A., Wright, M., & Zahra, S. (2022). Corporate entrepreneurship: a systematic literature review and future research agenda. Small Business Economics, 1-25. West, M. A. & Altink, M. M. (1996). Innovation at work: individual, group, organizational, and socio-historical perspectives. European Journal of Work and Organizational Psychology, 5 (1), 3-11.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23