Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8217
Acrónimo :
M8217
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/a

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa facultar uma abordagem de domínios fundamentais da Psicologia Organizacional, com enfoque em áreas de processos fulcrais para as organizações de hoje (eficácia organizacional, sustentabilidade e responsabilidade social das organizações, qualidade organizacional e de serviço, inovação organizacional e empreendedorismo) e facilitar a capacidade de conceber estratégias de investigação e intervenção nas áreas abordadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1- Identificar e contrastar diferentes modelos de eficácia organizacional OA2- Compreender a problemática da sustentabilidade e responsabilidade social das organizações e as implicações nas atitudes e comportamentos dos indivíduos OA3- Conceber uma estratégia de intervenção na organização para melhorar a inovação organizacional e o empreendedorismo OA4- Analisar o desenvolvimento teórico e metodológico da qualidade organizacional e de serviço.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo A - Eficácia organizacional Módulo B- Sustentabilidade e Responsabilidade social das organizações Módulo C - Inovação organizacional e empreendedorismo Módulo D - Qualidade organizacional e de serviço

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação de conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA) explicita-se da forma seguinte: OA1 - Módulo A OA2 - Módulo B OA3 -Módulo C OA4 - Módulo D

Avaliação / Assessment


Na avaliação periódica, o sistema de avaliação compreende um trabalho de grupo (50%) e um teste individual (50%). A aprovação é obtida com a média das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores. Em cada componente a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. Nas restantes modalidades de avaliação existirá apenas um instrumento de avaliação - exame individual (100%). Será mantido o critério mínimo de 9.5 valores para aproveitamento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo compreende aulas T/P. O trabalho autónomo ocupa 125 horas divididas entre 62 horas para estudo e exame e 63 horas para elaboração do trabalho de grupo. Metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/Objectivos de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência-Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos de estudo-Todos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo-Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas-Todos

Observações / Observations


"Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário"

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rasche, A., Morsing, M., & Moon, J. (2017). Corporate Social Responsibility: Strategy, Communication, Governance. Cambridge: Cambrigde University Press. Ones, D., Anderson, N., Viswesvaran, C., & Sinangil, H. (2018). The SAGE Handbook of Industrial, Work & Organizational Psychology. Los Angeles: Sage. Neves, J., & Vinagre, H. (2018). Qualidade de Serviço: Diagnosticar para Intervir. Lisboa: Sílabo. Gonçalves, S.P. (Coord.) (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Pactor. Caetano, A., Santos, S. C. & Costa, S. F. (2012). Psicologia do Empreendedorismo: Processos, Oportunidades e Competências. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16