Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8218
Acrónimo :
M8218
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos possam adquirir e integrar conhecimentos teóricos sobre as dimensões psicossociológicas da gestão de recursos humanos, bem como desenvolver as competências de natureza metodológica e técnica que lhe estão associadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Identificar e integrar teoricamente a evolução das práticas de gestão de recursos humanos com os instrumentos legais de reporte. OA2 - Descrever métodos e analisar técnicas e instrumentos de recrutamento e selecção. OA3 - Planear e realizar diagnósticos de necessidades de formação. OA4 - Descrever e aplicar métodos de avaliação de eficácia da formação. OA5 - Conceber e avaliar criticamente instrumentos e sistemas de avaliação de desempenho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - GRH: da problematização teórica à operacionalização das práticas 1. A GRH como sistema integrado de práticas 2. Produção e utilização da informação sobre GRH; o caso específico do Relatório Único CP2 - Recrutamento e selecção 1. Processo de recrutamento e selecção 2. Elaboração do relatório de selecção CP3 - Avaliação do desempenho 1. Métodos de avaliação do desempenho 2. Operacionalização de um sistema de avaliação de desempenho CP4 - Formação profissional 1. Pressupostos e tendências da formação profissional 2. Diagnóstico de necessidades de formação 3. Avaliação da formação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP4 OA4 - CP4 OA5 - CP3

Avaliação / Assessment


Um trabalho de grupo (50%) e um teste individual (50%), sobre todos os conteúdos programáticos. A aprovação é obtida com a média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Nos exames de qualquer das épocas existirá apenas um instrumento de avaliação (100%). Será mantido o critério mínimo de 9,5 valores para aproveitamento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Haverá sessões de exposição teórica, sessões teórico-práticas com exercícios e discussão de casos e temas. O estudante deve recorrer à testoteca existente no laboratório de Psicologia (LAPSO). A participação ativa nos trabalhos a realizar nas aulas práticas é expectável.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas de natureza expositiva servem para introduzir a matéria oferecendo uma visão integradora que permita ao aluno sistematizar o conhecimento numa abordagem psicológica. Em articulação com esta aula, de imediato, segue-se um exercício componente do portfolio que permite ao aluno assimilar em termos técnicos e operacionais instrumentos de GRH. Desta forma, na sequência da exposição sobre a evolução da GRH e dos instrumentos de reporte é apresentado o exercício de análise do relatório único. Na sequência da exposição relativa ao Recrutamento e Selecção, segue-se um exercício de análise e reformulação de um anúncio com a correspondente montagem de todos os instrumentos necessários a um dossier de R&S com particular destaque para as provas de selecção profissional. Na sequência da exposição relativa à formação segue-se um estudo de caso sobre métodos de diagnóstico de necessidades de formação a par de um sobre avaliação da eficácia da formação. Na sequência da exposição sobre a avaliação de desempenho segue-se um exercício de composição de indicadores de desempenho com base e perfil de competências com base no descritivo detalhado de duas funções. Por fim, para complementar a formação do estudante, é exigido que o grupo proceda a um diagnóstico de um processo ou sistema de GRH real com um foco optativo nas práticas de R&S, Formação ou Avaliação de Desempenho.

Observações / Observations


Sem observações

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wilkinson, A., Redman, T. & Dundon, T. (2017). Contemporary Human Resource Management (5 ed.). Harlow: Pearson. Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2014). Managing human resources (8 ed.) Boston: Pearson. Ferris, G. & Buckley, M. (1996). Human Resources Management: perspectives, context, functions and outcomes, (3 ed.), New Jersey: Prentice Hall. Dessler, G. (2020). Human Resource Management (16 ed.). New York: Pearson. Cascio, W. & Aguinis, H. (2014). Applied Psychology in Personnel Management (7 ed). Harlow: Pearson. Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de recursos humanos (3ª ed.). Lisboa: RH Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP) Revue Française de Gestion Recursos Humanos Magazine Human Resources Management Human Relations Revistas cuja leitura e consulta se recomenda Woodruffe, C. (1990). Assessement centres: identifying and developing competence. London, Institute of Personnel Management. Truelove, S. (1995). The Handbook of training and development, 2ª ed. Blackwell Publishers, Oxford. Salas, E. & Cannon-Bowers, J. (2001). The science of training-a decade of progress. Annual Review of Psychology, 52: 471-499. Phillips, J. (1996). Handbook of training evaluation and measurement methods. London, Kogan Page. Noe, R. (2017). Employee training & development (7ª ed.). New York: McGraw Hill Education. Neves, J. G. (2003). Formação profissional: novas formas de actividade e implicações na concepção de modelos de intervenção formativa, Recursos Humanos Magazine, ano 4, nº. 25, Março/Abril, 30-37. Kirkpatrick, D. (1996). Evaluating training programs. Berrett-Koehler publishers. S. Francisco Cruz, J. (1998). Formação profissional em Portugal: do levantamento de necessidades à avaliação. Lisboa, Edições Sílabo. Caetano, A. (Coord.) (2007). Avaliação da formação profissional ? Estudos em organizações Portuguesas. Lisboa: Livros Horizonte. Buckley,R, & Caple, J. (2004). The theory and practice of training (5th ed.). London: Kogan Page. Alvarez, K., Salas, E. & Garofano, C. M. (2004). An integrated model of training evaluation and effectiveness, Human Resource Development Review, 3, 4, 385-416. Módulo 4 ? Formação e Desenvolvimento Van den Broeck, A., Carpini, J., Leroy, H. & Dieffendorff, J. (2017). How much effort will I put into my work? It depends on your type of motivation. In N. Chmiel, F. Fraccaroli & M. Sverke (eds). An introduction to work and organizational psychology (354-372). Hoboken: Wiley. Neves, J. G., Garrido, M. & Simões, J. E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: teoria e prática. Lisboa, Edições Sílabo. Cap. 12 Lees, C.D. & Cordery, J. L. (2000). Job analysis and design. In N.Chmiel (Ed.) Introduction to Work and Organizational Psychology ? a European perspective (pp. 45-68). Oxford: Blackwell Kirkpatrick, D. Kressler, H. W. (2003). Motivate and reward : performance appraisal and incentive systems success, New York, Palgrave. Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2014). Managing human resources (8 ed.) Boston: Pearson. Caetano, A. (1995). Processos sociocognitivos e avaliação de desempenho. Lisboa: RH Editora, Cap. 1 e 2 Módulo 3 ? Avaliação do Desempenho Taylor, I. (2007). A practical guide to Assessment Centres and selection methods. London: Kogan Page. Silvester, J., Anderson-Gough, F. M., Anderson, N. R. & Mohamed, A. R. (2002). Locus of control, attributions and impression management in the selection interview, Journal of Occupational and Organizational Psychology, 75, 59-76. Ryan, A. M. & Tippins N. T. (2004). 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Person-job fit versus person-organization fit as predictors of organizational attraction and job acceptance intentions: A longitudinal study, Journal of Occupational and Organizational Psychology, 78, 411-429. Caetano, A & Vala, J. (2007). Gestão de recursos humanos. Lisboa: RH Editora, Cap. 9 Anderson, N. & Cunningham-Snell, N. (2014). Personnel Selection. In N. Chmiel, (Ed.) An Introduction to Work and Organizational Psychology ( pp. 69-99). Oxford: Wiley. Módulo 2 ? Recrutamento e Seleção Wright, P. M., Garden, T. M., Moynihan, L. M. & Allen M. R. (2005). The relationship between HR practices and firm performance: examining causal order, Personnel Psychology, 58, 409-446. Troth, A. & Guest, D. (2019). The case for Psychology in human resource management research. Human Resource Management Journal, 30, 34-48. Tambe, P., Cappelli, P., & Yakubovich, V. (2019). Artificial intelligence in human resources management: Challenges and a path forward. 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A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of management, 45(6), 2498-2537. Bondarouk, T., Parry, E., & Furtmueller, E. (2017). Electronic HRM: four decades of research on adoption and consequences. The International Journal of Human Resource Management, 28(1), 98-131. Bondarouk, T., & Brewster, C. (2016). Conceptualising the future of HRM and technology research. The International Journal of Human Resource Management, 27(21), 2652-2671. Módulo 1 ? A natureza da GRH

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16