Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos possam adquirir e integrar conhecimentos teóricos sobre as dimensões psicossociológicas da gestão de recursos humanos, bem como desenvolver as competências de natureza metodológica e técnica que lhe estão associadas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 - Identificar e integrar teoricamente a evolução das práticas de gestão de recursos humanos com os instrumentos legais de reporte. OA2 - Descrever métodos e analisar técnicas e instrumentos de recrutamento e selecção. OA3 - Planear e realizar diagnósticos de necessidades de formação. OA4 - Descrever e aplicar métodos de avaliação de eficácia da formação. OA5 - Conceber e avaliar criticamente instrumentos e sistemas de avaliação de desempenho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - GRH: da problematização teórica à operacionalização das práticas 1. A GRH como sistema integrado de práticas 2. Produção e utilização da informação sobre GRH; o caso específico do Relatório Único CP2 - Recrutamento e selecção 1. Processo de recrutamento e selecção 2. Elaboração do relatório de selecção CP3 - Avaliação do desempenho 1. Métodos de avaliação do desempenho 2. Operacionalização de um sistema de avaliação de desempenho CP4 - Formação profissional 1. Pressupostos e tendências da formação profissional 2. Diagnóstico de necessidades de formação 3. Avaliação da formação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro conteúdo programático desenvolve teoria e prática da GRH e reporte, o que permite atingir o OA1. O segundo conteúdo programático explora o processo e reporte em recrutamento e seleção, assim contribuindo para o OA2. O terceiro conteúdo programático desenvolve o diagnósico de necessidades e a avaliação da formação, assim contribuindo para os OA3 e OA4. O último conteúdo programático explora os métodos e operacionaliza a avaliação do desempenho, assim contribuindo para o OA5.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo - portfolio (50%) e 2) teste escrito individual (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio do portfolio (50%) e de um exame escrito individual (50%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 8 valores num destes instrumentos, na condição que a média final não seja inferior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios / participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): OA1 e OA2 - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): todos os objetivos. - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.
Observações / Observations
Sem observações
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cascio, W. & Aguinis, H. (2014). Applied Psychology in Personnel Management (7 ed). Harlow: Pearson. Wilkinson, A., Redman, T. & Dundon, T. (2017). Contemporary Human Resource Management (5 ed.). Harlow: Pearson. Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B., & Cardy, R. L. (2019). Managing human resources (9 ed.) Boston: Pearson. Armstrong, M. & Taylor, S. (2023). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: A Guide to the Theory and Practice of People Management. Kogan Page. Dessler, G. (2020). Human Resource Management (16 ed.). New York: Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Boon, C., Den Hartog, D. N., & Lepak, D. P. (2019). A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of management, 45(6), 2498-2537. Caetano, A. & Vala, J. (2007). Gestão de recursos humanos (3ª ed.). Lisboa: RH Editora. Goldstein, H. Passmore, J., Pulakos, E., & Semedo, C. (2017). Wiley Handbook of the Psychology of Recruitment, Selection and employee retention. Chichester: Wiley. Nikolau, I. & Oostrom, J. (2015). Employee recruitment, selection, and assessment: Contemporary issues for theory and practice. London: Psychology Press. Noe, R. (2017). Employee training & development (7ª ed.). New York: McGraw Hill Education. Tambe, P., Cappelli, P., & Yakubovich, V. (2019). Artificial intelligence in human resources management: Challenges and a path forward. California Management Review, 61(4), 15-42. Troth, A. & Guest, D. (2019). The case for Psychology in human resource management research. Human Resource Management Journal, 30, 34-48. Van den Broeck, A., Carpini, J., Leroy, H. & Dieffendorff, J. (2017). How much effort will I put into my work? It depends on your type of motivation. In N. Chmiel, F. Fraccaroli & M. Sverke (eds). An introduction to work and organizational psychology (354-372). Hoboken: Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-14