Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8219
Acrónimo :
M8219
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza conceptual, técnica e metodológica relativas ao desenvolvimento de competências profissionais, sendo privilegiada a aplicação em diferentes contextos de intervenção psicológica. A UC terá uma forte componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar estas competências como actores e como observadores.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/a aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Saber utilizar as técnicas de procura de emprego, criando um plano de carreira, escrever o seu cv, preparar e treinar os comportamentos adequados para responder em entrevistas de seleção; OA2. Aplicar técnicas de organização eficiente para organizar e dinamizar um encontro científico, profissional ou comunitário; OA3. Utilizar competências de comunicação e condução de reuniões de trabalho, preparando as mesmas e aplicando competências de gestão de dinamização de grupos; OA4. Aplicar as competências de resolução de problemas e tomada de decisão, estimulando os comportamentos criativos e aplicando as técnicas de suporte à tomada de decisão; OA5. Utilizar as competências de cooperação e trabalho de equipa, negociando e aplicando estratégias de gestão de conflitos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Estabelecer um plano a curto/médio prazo de trajectória profissional - Conhecer o processo, métodos e instrumentos de procura de emprego - Identificar e avaliar recursos pessoais - A entrevista de emprego CP2: Organizar encontros científicos, profissionais ou comunitários - Planeamento científico, logístico e financeiro do evento CP3: Preparar, conduzir e dinamizar reuniões de trabalho - Planear e conduzir reuniões CP4: Monitorar a resolução de problemas (RP) e a tomada de decisão (TD) em equipa - Utilizar técnicas de facilitação da criatividade na RP. - Atenuar os enviesamentos de grupo TD: técnicas e procedimentos. CP5. Comportamento em equipa: competências de Teambuiding e de resolução de conflitos - Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação. - Mediar os conflitos no seio de equipas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (AO) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: AO1 - CP1 AO2 - CP2 AO3 - CP3 AO4 - CP4 AO5 - CP5

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Trabalhos 1) Elaboração de cv (35%); 2) Planeamento de encontro científico / planeamento de reunião (30%); 3) Análise caso: Trabalho de equipa e resolução de conflitos (35%). Avaliação por exame: 1ª época: entrega (individual) das componentes em falta da avaliação contínua. 2ª época: entrega de 1 trabalho individual, que poderá versar sobre qualquer temática da UC ou todas elas. Aprovação na Uc: nota mínima 9,5 valores em cada elemento de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC possui uma forte orientação para a prática (aulas TP e PL) e envolve a participação activa do aluno, e o desenvolvimento de competências profissionais, ao longo do semestre. A UC está estruturada em dois tipos de aulas : TP: a par de uma breve exposição teórica dos conceitos-chave, serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e experienciais que permitam a auto-avaliação e o treino das competências a desenvolver. As PL centram-se em exercícios de treino e/ou avaliação das competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre cada metodologia de ensino e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: - Metodologia Expositiva: Todos - Exercícios de auto-avaliação das competências e aptidões contempladas no programa: OA1 e OA5 -Exercícios de treino das competências e aptidões contempladas no programa: Todos - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Observações / Observations


Os trabalhos apenas serão aceites na data prevista para a sua entrega e através dos canais designados pelo/a docente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Epple, A. (1997). Organizing Scientific Meetings. Cambridge University Press. Maxwell, C. J., Trabalho em equipa 101 - O que todo o líder precisa de saber, 2010, Maxwell,C. J (2010).Trabalho em equipa 101-O que todo o líder precisa de saber. Smartbook, Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2008). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. Schein, E. H. (1998). Process consultation revisited: Building the helping relationship , Prentice Hall Organizational Development. Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: HarperCollins

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arvey, R.D., & Campion, J.E. (1982). The employment interview: A summary and review of recent research. Personnel Psychology, 35, 281-332. Dubrin, A. J. (2001). Human relations: interpersonal job-oriented skills. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. n/a, Europass, http://europass.cedefop.eu.int/, s/a, Europass, http://europass.cedefop.eu.int/, http://europass.cedefop.eu.int/ Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt. Goodale, J.G., Effective employment interviewing, 1989, In R.W. Eder e G.R. Ferris (eds), The employment interview: theory research and practice. Sage, Newbury Park, pp.307-323., Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom currículum vitae. Publicações Europa-América. Lipman, B.E. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons. McDaniels, C. (1997). Developing a professional vita or resume. Chicago: Ferguson. Millar, R., & Gallagher, M., The selection interview, 1997, In O.D.W. Hargie. The handbook of communication skills. NY: Routledge., Ribeiro, A., Dias, J.B., Pimentel, A. & Mesquita (2002). Como procurar emprego: guia prático. Lisboa IEFP. Vansteenkiste, M., Lens, W., Dewitte, S., De Witte, H, & Deci, E.L. (2004). The "why" and "why not" of job search behavior: Their relation to searching, unemployment experience and well-being. European Journal of Social Psychology, 34, 345-363. Wilson, P., Smoley, S.R., & Bradshaw, V.L. (1996). Job Search Guide: strategies for professionals. California State Employment Development Department. Epple, A. (1997). Organizing scientific meetings. Cambridge University Press. Harvard Business Review (1999). Entrepreneurship. Boston, MA: HBSP. Doyle, M., & Straus, D. (1982). How to make meetings work. NY: Jove Books. Barker, L.L., Wahlers, K.J. e Watson, K.W. (1995). Groups in process- an introduction to small group communication. Needham Heights, MA: Allyn & Bacon. Hackman, J. R. & Wageman, R. (2005). A theory of team coaching. Academy of Management Review, 30 (2), 269-287 Napier, R.W. & Gershenfeld, M. (1993).Groups: theory and experience. Boston: Houghton Mifflin. Thompson, L. (2000). Making the team: a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. Thompson, L. (2000). Making the team: a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. Schein, E. H., Process consultation (I e II), 1987/1988, Schein, E. H. (1987/88). Process consultation (I e II). Reading, Mass: Addison-Wesley., Quick, J. C. Gavin, J. H. (2000) The next frontier: Edgar Schein on organizational therapy. Academy of Management Executive, 14, 31-44.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16