Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza conceptual, técnica e metodológica relativas ao desenvolvimento de competências profissionais, sendo privilegiada a aplicação em diferentes contextos de intervenção psicológica. A UC terá uma forte componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar estas competências como atores e como observadores.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Saber utilizar as técnicas de procura de emprego, criando um plano de carreira, escrever o seu cv, preparar e treinar os comportamentos adequados para responder em entrevistas de seleção; OA2. Aplicar técnicas de organização eficiente para organizar e dinamizar um encontro científico, profissional ou comunitário; OA3. Utilizar competências de comunicação e condução de reuniões de trabalho, preparando as mesmas e aplicando competências de gestão de dinamização de grupos; OA4. Aplicar as competências de resolução de problemas e tomada de decisão, estimulando os comportamentos criativos e aplicando as técnicas de suporte à tomada de decisão; OA5. Utilizar as competências de cooperação e trabalho de equipa, negociando e aplicando estratégias de gestão de conflitos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Estabelecer um plano a curto/médio prazo de trajetória profissional: - Conhecer o processo, métodos e instrumentos de procura de emprego; - Identificar e avaliar recursos pessoais; - A entrevista de emprego. CP2: Organizar encontros científicos, profissionais ou comunitários: - Planeamento científico, logístico e financeiro do evento. CP3: Preparar, conduzir e dinamizar reuniões de trabalho: - Planear e conduzir reuniões. CP4: Monitorar a resolução de problemas (RP) e a tomada de decisão (TD) em equipa: - Utilizar técnicas de facilitação da criatividade na RP; CP5. Comportamento em equipa: competências de Teambuiding e de resolução de conflitos: - Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação; - Mediar os conflitos no seio de equipas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 será concretizado pelo CP1. Os estudantes aprenderão técnicas de procura de emprego, criação de um plano de carreira, escrita de cv, preparação e treino de comportamentos adequados em entrevistas de seleção. O CP2 permitirá atingir o OA2, possibilitando a aplicação de técnicas de organização eficiente e dinamização de um encontro científico, profissional ou comunitário. O OA3 concretiza-se no CP3, permi-tindo adquirir e desenvolver competências de comunicação e condução de reuniões de trabalho, sua preparação e aplicação de competências de gestão de dinamização de grupos. O CP4 permitirá atingir o OA4, permitindo aplicar competências de resolução de problemas e tomada de decisão, estimulando comportamentos criativos e aplicando as técnicas de suporte à tomada de decisão. O OA5 será concretizado no CP5, permitindo utilizar as competências de cooperação e trabalho de equipa, negociando e aplicando estratégias de gestão de conflitos.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de diferentes trabalhos individuais e de Grupo: 1) elaboração de CV e elaboração de PITCH em vídeo (35%) (trabalho individual); 2) planeamento de encontro científico / planeamento de reunião (30%) (Trabalho Grupo) ; 3) análise de caso: trabalho de equipa e resolução de conflitos (35%) (Trabalho Grupo) . Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores). A avaliação por exame realiza-se no seguinte formato (100%): 1) em primeira época, os estudantes entregam (individualmente) as componentes que falharam em avaliação contínua (se não entregaram nenhuma componente, terão de fazer a entrega total das mesmas); 2) em segunda época, entregam um trabalho individual que poderá versar sobre qualquer temática da UC ou todas elas. Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima de avaliação de pelo menos 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC integra metodologias expositivas (e.g., referenciais teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. resolução de exercícios, análise de casos práticos e discussão em grupo). Possui uma forte orientação para a prática (aulas TP e PL) e envolve a participação ativa do aluno, e o desenvolvimento de competências profissionais, ao longo do semestre. A UC está estruturada em dois tipos de aulas: Nas TP, e a par de uma breve exposição teórica dos conceitos-chave, serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e experienciais que permitam a auto-avaliação e o treino das competências a desenvolver. Nas PL, realizam-se exercícios de treino e/ou avaliação das competências. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 123h) destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo (23 horas), à realização de exercícios de consolidação (100 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. A UC faz utilização de metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, e que suportam a concretização da totalidade dos objetivos (todos os OA), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, que integram, maioritariamente: 1) exercícios de auto-avaliação das competências e aptidões contempladas no programa (OA1 e OA5); 2) exercícios de treino das competências e aptidões contempladas no programa (todos os OA). As horas de trabalho autónomo (auto-estudo) encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (e tal como consta no planeamento das aulas).
Observações / Observations
Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com cada docente previamente por email. Os trabalhos apenas serão aceites na data prevista para a sua entrega e através dos canais designados pelo/a docente.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Epple, A. (1997). Organizing Scientific Meetings. Cambridge University Press. Maxwell, C. J (2010). Trabalho em equipa 101: O que todo o líder precisa de saber. Lisboa: Smartbook. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática (3ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Schein, E. H. (1998). Process consultation revisited: Building the helping relationship. Addison Wesley Longman. Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2015). Developing management skills (9th ed.). Pearson International.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Arvey, R.D., & Campion, J.E. (1982). The employment interview: A summary and review of recent research. Personnel Psychology, 35, 281-332. Dubrin, A. J. (2014). Human relations: interpersonal job-oriented skills (12th ed.). Pearson. n/a, Europass, http://europass.cedefop.eu.int/, s/a, Europass, http://europass.cedefop.eu.int/, http://europass.cedefop.eu.int/ Figler, H. (1999). The complete job-search handbook: Everything you need to know to get the job you really want (3rd ed.). Holt Paperbacks. Goodale, J.G. (1989). Effective employment interviewing. In R.W. Eder e G.R. Ferris (eds), The employment interview: theory research and practice (pp. 307-323). Sage. Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom curriculum vitae. Publicações Europa-América. Lipman, B.E. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons. McDaniels, C. (1997). Developing a professional vita or resume. Chicago: Ferguson. Millar, R., & Gallagher, M. (1997). The selection interview. In O. D. W. Hargie (ed.), The handbook of communication skills. NY: Routledge. Ribeiro, A., Dias, J. B., Pimentel, A. & Mesquita (2002). Como procurar emprego: guia práti-co. Lisboa: IEFP. Vansteenkiste, M., Lens, W., Dewitte, S., De Witte, H, & Deci, E. L. (2004). The "why" and "why not" of job search behavior: Their relation to searching, unemployment experience and well-being. European Journal of Social Psychology, 34, 345-363. Wilson, P., Smoley, S. R., & Bradshaw, V.L. (1996). Job Search Guide: Strategies for profes-sionals. California State Employment Development Department. Harvard Business Review (1999). Entrepreneurship. Boston, MA: HBSP. Doyle, M., & Straus, D. (1993). How to make meetings work. Berkley Trade. Barker, L.L., Wahlers, K.J. e Watson, K.W. (1995). Groups in process: An introduction to small group communication. Needham Heights, MA: Allyn & Bacon. Hackman, J. R. & Wageman, R. (2005). A theory of team coaching. Academy of Management Review, 30, 269-287 Napier, R.W. & Gershenfeld, M. (1993). Groups: Theory and experience. Boston: Houghton Mifflin. Thompson, L. (2000). Making the team: A guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. Quick, J. C. & Gavin, J. H. (2000) The next frontier: Edgar Schein on organizational therapy. Academy of Management Executive, 14, 31-44.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-10