Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8226
Acrónimo :
M8226
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade pretende contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos alunos para a concepção, planeamento, implementação e avaliação de diferentes tipos de projectos de intervenção social e organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Descrever os principais conceitos e etapas na concepção de projectos; OA2 Identificar oportunidades e definir problemas para o desenho de projectos; OA3 Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa; OA4 Utilizar as principais ferramentas na concepção e planeamento de projectos; OA5 Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto; OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos; OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Conceitos em Projectos 1.1 Glossário 1.2 Ciclo de vida de projecto CP2 Oportunidade do Projecto e problema 2.1 Identificação da oportunidade 2.2 Estratégias de definição de problemas: definição do problema pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades 2.3 Exercícios CP3 Teoria/investigação na concepção de projectos 3.1 Conceptualização do problema e racional teórico 3.2 Variável resultado 3.3 Modelos de processo: revisão de literatura 3.4 Tabela da balança 3.5 Exercícios CP4 Ferramentas e técnicas 4.1 Definição e componentes do Modelo Lógico(LM) 4.2 Abordagens de construção do LM 4.3 Fases do LM 4.4 Exercícios CP5 Actividades associadas ao LM 5.1 Objectivos e hipóteses 5.2 Canais, métodos estratégias 5.3 Exercícios CP6 Avaliação de projectos 6.1 Tipos de avaliação 6.2 Desenhos e instrumentos 6.3 Relatório e devolução dos resultados 6.4 Exercícios CP7 Concepção e avaliação de projectos específicos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5 OA6 - CP6 OA7 - CP7

Avaliação / Assessment


Em avaliação periódica, existem 2 provas: Frequência (30%). Trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui o respetivo relatório (70%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações. Os alunos que reprovem na avaliação periódica, poderão ir a exame final (1ª ou 2ª época).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem três tipos de aulas: Teóricas:Apresentação dos conceitos, perspectivas teóricas de forma expositiva. Teórico-práticas:Introdução expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em sub-grupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial:Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 125 horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do aluno estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objectivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objectivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação). Em quase todos os tópicos leccionados os objectivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências. OA1 (Conhecimentos) - Exposição oral - Frequência ou Exame OA2 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Exposição oral, exercícios práticos na aula e em casa e experiencias simuladas - Frequência ou exame/Trabalho de grupo OA3 (Conhecimentos e aptidões) - Exposição oral, exercícios práticos na aula e em casa - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo OA4 e OA5 (Conhecimentos e aptidões) - Exposição oral, exercícios práticos na aula e em casa - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo OA6 (Conhecimentos e aptidões) - Exposição oral e exercícios práticos na aula e em casa - Frequência ou Exame/Trabalho de grupo OA7 (OA complexo que articula conhecimentos, aptidões e competências) - Apresentação oral e discussão do trabalho - Trabalho de grupo. Objectivos de aprendizagem e trabalho autónomo OA1 Indicação da leitura de cap. Illback, R., Zins, J., Maher, C. & Greenberg, R. (2008). (3h) OA2 Preparação do Exercício 1, 2 e 3. (6h) Pesquisa, leitura de textos e reuniões de grupo para delineação do problema (10h) OA3 Indicação da leitura de artigos (3h) Pesquisa, leitura de textos e reuniões para delineação do modelo teórico do programa (10h) OA4 Indicação da leitura de artigos (3h) Preparação do Exercício 4 e 5 (4h) Pesquisa, leitura de textos/programas e reuniões para delineação do modelo logico do projecto (15h) OA5 Pesquisa, leitura de textos/programas e reuniões para delineação da intervenção do projecto (15h) OA6 Preparação do Exercício 6 (2h) Pesquisa, leitura de textos/programas e reuniões para delineação da avaliação do projecto (15h) OA7 Preparação para a escrita do relatório do projecto realizado pelo trabalho de grupo que apresenta a seguinte estrutura: (14h) Sumário executivo Definição do problema - contextualização e pertinência Enquadramento teórico - definição de conceitos; definição da variável (is) de resultado; modelo (s) de teórico (s) de processo; hipóteses; objectivos gerais. Modelo Lógico do Programa - objectivos específicos; de processo; recursos; canais, actividades, estratégias e métodos; outputs; clientes (população alvo; critérios); objectivos de resultado (a curto, médio e longo prazo); riscos e ameaças; orçamento. Avaliação do programa - plano de avaliação; participantes; instrumentos; procedimento. Cronograma do programa e da avaliação Exame/frequência (25h)

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Young, T.L. (2007). The handbook of project management: A practical guide to effective policies and procedures. London: Kogan Page. Wholey, S., Hatry, H., & Newcomer, K. (2010). Handbook of Practical Program Evaluation. New York: John Wiley & Sons Ltd. Posavac, E., & Carey, R. (2010). Program Evaluation: Methods and Case Studies. US: Pearson Education. Knowlton, L., & Phillips, C. (2008). The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. London: Sage. Kliem, R., Ludin, I. & Robertson, K. (1997). Project management methodology: a practical guide for the next millennium. New York: Marcel Dekker. Holden, D., & Zimmerman, M. (2009). A pratical guide to program evaluation planning: Theory and case examples. London: Sage. Chen, H. (2004). Pratical program evaluation: Assessing and improving planning, implementation and effectiveness. London: Sage. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wynn, B., Nelson, M., & Dutta, A. (2006). Challenges of Programs Evaluation of Health Interventions in Developing Countries. Santa Monica: RAND. Woodhill, J. (2000). Planning, monitoring and evaluating programmes and projects. Introduction to key concepts, approaches and terms. Working draft IUCN - The World Conservation Union. Wholey, J.S., Hatry, H.P., & Newcomer, K.E. (Eds). (2004). Handbook of practical program evaluation. San Francisco: Jossey Bass Wiley. Tessmer, M. (1993). Planning and conducting formative evaluations. London: Taylor & Francis Ltd. Spaulding, D. (2008). Program Evaluation in Practice: Core Concepts and Examples for Discussion and Analysis. New York: John Wiley & Sons Inc. Smith, M. (2010). Handbook of Program Evaluation for Social Work and Health Professionals. New York: Oxford University Press. Royse, D., Thyer, B., & Padgett, D. (2010). Program evaluation: An introduction. Belmont: Wadsworth. G.110.1 ROY*Pro Rossi, P., Lipsey, M., & Freeman, H. (2003). 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Lerner, R., Jacobs, F., & Wertlieb, D. (2002). Handbook of Applied Developmental Science: Promoting Positive Child, Adolescent and Family Development through Research, Policies and Programs. London: SAGE Publications Ltd. LeCroy, C., & Mann, J. (2008). Handbook of Prevention and Intervention Programs for Adolescent Girls. New York: John Wiley and Sons Ltd. Illback, R., Zins, J., Maher, C. & Greenberg, R. (1990). An overview of principles and procedures of program planning and evaluation. In T. Gutkin & C. Reynolds (Eds.) (2008). The handbook of school psychology. New York: Wiley, 799-820. Goodman, L., & Love, R. (1980). Project planning and management: an integrated approach. New York: Pergamon Press. G.140 Pro Foley, P., & Rixon, A. (2008). Changing Children's Services: Working and Learning Together. Bristol: Policy Press. Foley, P., & Leverett, S. (2008). Connecting with Children: Developing Working Relationships. Bristol: Policy Press. Flores, K. (2007). 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Social and Emotional Prevention and Intervention Programming for Preschoolers: Book of Stones. New York: Springer Science & Business Media. Davies, D. (2010). Child Development: A Practitioner's Guide (Social work practice with children and families). New York: Guilford Publications. Calheiros, M., Garrido, M. & Rodrigues, L. (2009). Percorsi di autonomia: una ricerca-intervento portoghese. In Premoli, S., (Ed.). Verso l'autonomia. Percorsi di sostegno all'integrazione sociale di giovani. Milano: Franco Angeli. Bunston, W., & Heynatz, A. (2006). Addressing Family Violence Programs: Groupwork Interventions for Infants, Children and Their Parents. North Melbourne: Royal Children's Hospital Education Institute. Boulmetis, J., & Dutwin, P. (2005). The ABCs of Evaluation: Timeless Techniques for Program and Project Managers. John Wiley & Sons Inc. Barata, M.C., Alexandre, J., de Sousa, B., Leitão, C., Russo, V. (2016). Playgroups for Inclusion: Experimental Evaluation and Study of Implementation, Final Report. Portugal: University of Coimbra & ISCTE-IUL. Bartholemew, L., Parcel, G., Kok, G., & Gottlieb. N. (2006). Planning Health Promotion Programs: Intervention Mapping. New York: John Wiley & Sons Inc. Atkisson, C., Hargreaves, W., Horowitz & Sorensen, J. (1978). Evaluation of human service programs. Orlando: Academic Press. Alexandre, J., Lopes, C., Gonçalves, P., Leitão, T., Fernandes, C., Lourenço, R., Guarita, L.,(2018). O projeto 12-15: Fase de diagnóstico e delineamento da teoria da mudança(Relatório 1). Lisboa: CIS-IUL/ISCTE-IUL.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16