Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8240
Acrónimo :
M8240
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
300.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
325.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo preparar e acompanhar os/as estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a prática profissional ou com a investigação nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Contatar com instituições que possam conceder estágios curriculares; OA2. Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio; OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações; OA4. Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no estágio; OA 6. Manter sempre uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa; OA 7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio; OA 8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão, guardando sigilo de todas as matérias relativas ao estágio; OA 9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas; OA 10. Elaborar um relatório no termo do estágio. OA11. Planear a sua integração no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar e acompanhar os/as estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Pela sua natureza, a UC baseia-se na consolidação e aplicação dos conhecimentos e competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC. Os temas abordados na disciplina são: CP1 - Procura de local de estágio. CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho. CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto psicólogo estagiário. CP4 - Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas. CP5 – Planeamento do percurso profissional após a conclusão do mestrado.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo OA1 é alcançado pelo CP1, abordando-se estratégias de identificação de oportunidades de estágio. A abordagem da diversidade de atividades (CP3) relaciona-se com a definição do plano de estágio (OA2) e mobilização de conhecimentos/metodologias adequados (OA4). Já o tema da integração em equipas de trabalho (CP3) concretiza os objetivos de promover a adaptabilidade do/a estudante (OA3) ao contexto do estágio, evidenciando competências interpessoais (OA5) e uma postura pessoal/profissional ajustadas (OA6) respeitando as normas da organização de acolhimento (OA7) e o código deontológico (OA8). Através da partilha de experiências sobre as atividades realizadas (CP4) é promovida a análise crítica (e teoricamente fundamentada) das principais forças/fraquezas do estágio (AO9) parte central de um relatório de estágio adequado (OA10). Pretende-se ainda discutir potenciais planos de percurso profissional (CP5) com vista a estimular a facilitar após conclusão do curso (OA11).

Avaliação / Assessment


A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de avaliação ao longo do semostre, segundo os seguintes critérios: 1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DEPSO) 2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio). 3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos da UC contribuem para preparar e acompanhar os/as estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. A maioria das horas definidas para a UC consistem na participação nas atividades do estágio enquanto estagiário de Psicologia Social e das Organizações (350 permanência no local de estágio). Já as 24 horas de contato em sala de aula seguem uma tipologia de seminário, em que são empregues maioritariamente metodologias ativas. Especificamente, cada estudante apresenta a organização de acolhimento e o trabalho desenvolvido na instituição, discutindo com os colegas e docentes da UC as principais oportunidades. Os/as estudantes são também encorajados a discutir eventuais dificuldades encontradas com a turma tanto de natureza relacional como técnica, procurando-se discutir potenciais formas de resolução. A UC conta ainda habitualmente com a presença de convidados/as com vista a discutir possíveis caminhos para a carreira após término do mestrado. Entre estes/as convidados/as contam-se alumni MPSO, colaboradores/as do Career Services Iscte, representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Metodologias expositivas e demonstrativas são utilizadas para apresentar e discutir a estrutura do relatório de estágio que será elaborado de forma autónoma pelos/as estudantes (75 horas de trabalho autónomo previstas para o efeito). Os orientadores (externo e interno) são Psicólogos (Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia; ou Licenciatura pós-Bolonha em Psicologia e Mestrado em Psicologia).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para garantir a assimilação de conhecimento e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionadas com os conteúdos programáticos da UC, as metodologias de ensino e de avaliação estão articuladas com os Objetivos de Aprendizagem (OA). Especificamente, as horas de contacto empregam metodologias participativas e ativas tanto pela apresentação individual da experiência de estágio como pela discussão com colegas e equipa docente, e pela interação com os/as convidados. Como apresentado, a maioria das horas de estágio implicam desenvolvimento de atividades no local de estágio que implicam contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. O trabalho autónomo prevê a elaboração do relatório de estágio cuja estrutura e conteúdos é abordada em contexto de sala de aula, esclarecendo-se dúvidas sempre que necessário. O acompanhamento do estágio (e da elaboração do relatório) é realizado ainda pela equipa de orientadores/as. O relatório deverá ter um limite máximo de 50 páginas, integrando os seguintes aspectos: a) Apresentação da instituição (história, atividade, contexto e estrutura); b) Descrição do Sector/Serviço/Departamento onde o estágio se realizou; c) Descrição das atividades desenvolvidas; d) Balanço crítico, e teoricamente fundamentado, do estágio. Os vários conteúdos definidos anteriormente devem ser devidamente enquadrados e discutidos à luz da literatura relevante.

Observações / Observations


n/a

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Regulamento de estágio disponível na plataforma de e-learning. Hammond, M. S., & Brady-Amoon, P . (2021). Building your career in psychology. Taylor & Francis Kuther, T. L.., & Morgan, R. D. (2019). Careers in psychology: Opportunities in a changing world. SAGE Nogueira, M., & Pinto Santos, F. (2023). Trabalho final de mestrado: Antes, durante e depois. Almedina Ordem dos Psicólogos Portugueses (13 de julho 2021). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Regulamento n.º 637/2021. Diário da República, 2ª série, nº 134. Disponível em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/regulamento_nao_637_2021.pdf Shoenfelt, E. L. (2020). Mastering the job market: Career issues for master's level industrial-organizational psychologists. Oxford University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A ser indicada por cada orientador/a consoante a área específica do estágio.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31