Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8240
Acrónimo :
M8240
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
300.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
325.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo preparar e acompanhar os alunos no contato directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a prática profissional ou com a investigação nas áreas científicas do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Contatar com instituições que possam conceder estágios profissionalizantes; OA2.Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio; OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações; OA4. Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no estágio; OA 6. Manter sempre uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa; OA 7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio; OA 8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão, guardando sigilo de todas as matérias relativas ao estágio; OA 9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio; OA 10.Elaborar um relatório no termo do estágio de acordo com as regras estabelecidas no DPSO.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar e acompanhar os alunos no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC. Algumas das matérias constantes da disciplina são: CP1 - Procura de local de estágio. CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho. CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto Psicólogo estagiário. CP4 - Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1- CP1 OA3, OA4, OA5, OA6, OA7 - CP22 OA2 e OA4 - CP3 AO9 e OA10 - CP4

Avaliação / Assessment


A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de avaliação periódica, segundo os seguintes critérios: 1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DEPSO) 2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio). 3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%). Datas de entrega de relatório ao orientador interno: 1ª Época - até 31/5/2022 2ª Época - até 15/6/2022.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Participação nas atividades do estágio enquanto estagiário de Psicologia Social e das Organizações. O aluno apresentará o trabalho desenvolvido na instituição a colegas e docentes da UC. Inclui 24 horas de contato com os docentes, 350 horas de permanência no local de estágio e 75 horas de trabalho autónomo (elaboração do relatório). Os orientadores (externo e interno) são Psicólogos (Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia; ou Licenciatura pós-Bolonha em Psicologia e Mestrado em Psicologia).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A maioria das horas de estágio implicam desenvolvimento de atividades no local de estágio que implicam contato directo com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso. As restantes horas são em estudo individual e contato com colegas e docentes da UC. O relatório de estágio deverá ter um limite máximo de 50 páginas, em formato A4. O relatório deve integrar os seguintes aspectos: a) Apresentação da instituição (história, actividade, contexto e estrutura); b) Descrição do Sector/Serviço/Departamento onde o estágio se realizou; c) Descrição das actividades desenvolvidas; d) Balanço crítico, e teoricamente fundamentado, do estágio. Os vários pontos definidos anteriormente devem ser devidamente enquadrados e discutidos à luz da literatura relevante.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mais bibliografia especifica será recomendada por cada orientador consoante a área específica do estágio. Regulamento de estágio disponível na plataforma de e-learning. - Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology.New York: Cambridge University Press. - Robson C. (1993). Real world research: A resource for social scientists and practitioners-researchers. Oxford:Blackwell. - Sweitzer, H. F., & King, M. (2009). The successful internship: Personal, professional, and civic development (3rd Edition). Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning. - American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A ser indicada por cada orientador.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16