Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Através da apresentação de alguns projectos em curso, desenvolvidos por historiadores nacionais e estrangeiros de várias gerações, esta UC visa dar a conhecer as tendências actuais da investigação em História Moderna.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o estudante terá tido oportunidade de: OA1. Conhecer alguns dos temas actualmente mais desenvolvidos em História Moderna, os principais problemas em foco, as novas metodologias, as fontes utilizadas, as novas interpretações que estão a ser produzidas. OA2. Contactar directamente com historiadores profissionais. OA3. Debater e comunicar oralmente com especialistas e não especialistas. OA4. Desenvolver técnicas de análise crítica de bibliografia da especialidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos específicos variam anualmente. No último ano foram os seguintes: CP1. O mundo Atlântico de um açougueiro de Lisboa no século XVIII. CP2. As fronteiras dos impérios: Portugal e Espanha nas Américas. CP3. Baçaim: poder, sociedade e economia nos séculos XVI e XVII. CP4. Nação e raça na Espanha moderna: metodologias e perspectivas. CP5. Comércio e religião na presença portuguesa no Golfo da Guiné, século XVII.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteúdos programáticos (CP) -> Objectivos de Aprendizagem (OA): CP1 a CP5 -> OA1 e OA2
Avaliação / Assessment
Nesta UC adopta-se um sistema de avaliação Ao Longo do Semestre, sem exame final, que exige a presença em um mínimo de 80% do total das aulas e que assenta em duas componentes principais: AV1. Participação activa nos debates e nas discussões em aula (ponderação de 40% da nota final). AV2. Elaboração de uma recensão crítica (máximo de 1200 palavras) de um texto da bibliografia (ponderação de 60% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está organizada em torno de um ciclo de seminários e visa colocar os alunos em contacto directo com um conjunto de historiadores modernistas. Nas sessões com oradores convidados, os alunos ouvem e discutem as perspectivas apresentadas. Nas restantes sessões os alunos são estimulados a aprofundar a discussão sobre os temas seleccionados com base na leitura de textos recomendados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (2º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 -> OA3. AV2 -> OA4.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
In each session, specific references will be suggested on the respective topic. Em cada sessão será indicada a bibliografia específica relativa à temática abordada.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
In each session, specific references will be suggested on the respective topic. Em cada sessão será indicada a bibliografia específica relativa à temática abordada.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24