Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8257
Acrónimo :
M8257
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Aquisição de conhecimentos sobre as principais problemáticas e teorias dos movimentos sociais e da cidadania. Exercitar a observação e análise de processos sociais na história e na atualidade (de âmbito nacional ou global) com recurso aos instrumentos teóricos e empíricos desta área científica. Compreensão da relevância de formas de participação política para além do voto e da militância partidária e aprofundamento do papel das novas tecnologias (também para a análise de processos históricos: 'digital humanities'). Aprendizagem e aplicação de diferentes metodologias de pesquisa, sobretudo qualitativas, para o estudo dos movimentos sociais e da ação coletiva.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Contribuir para o desenvolvimento de competências e capacidades que possibilitem integrar conhecimentos teóricos, empíricos e metodológicos, bem como articular perspectivas com origem noutras ciências sociais, por forma a lidar com as questões históricas, culturais, sociais e políticas desta disciplina. Contribuir para o desenvolvimento de outras competências de carácter geral, tais como: capacidades de pesquisa pessoal e interpretação de textos e fontes; relacionamento da teoria com informação empírica; uso de teorias e métodos das ciências humanas e sociais na aplicação a questões concretas. Abertura à compreensão de diferentes formas de participação política e compreensão do seu papel histórico na construção das sociedades contemporâneas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- O que são os movimentos sociais? Definições, conceitos e ferramentas analíticas, emergência da disciplina; - Relação entre movimentos e instituições, repertório de ação, recursos de mobilização e consequências dos movimentos sociais; - Novos movimentos sociais, identidades coletivas e organizações de movimento; - Evolução e multiplicação das abordagens: interacionismo, emoções e diferenciação de contextos; - Os longos anos Sessenta: o ?Civil Right Movement?, a descolonização, os movimentos feministas e homossexuais, o movimento estudantil, o nascimento do moderno movimento ecologista; - Movimentos sociais e democratização: a Europa do Sul e do Leste; - Movimentos sociais na atualidade: novas tecnologias, mudanças nas formas de ação, ativismo digital, novos contextos; - Metodologias de estudo dos movimentos sociais, exercícios e exemplos e casos de estudos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta u. c. cobrem as grandes correntes clássicas e contemporâneas do estudo da cidadania e movimentos sociais e representam o núcleo forte do conhecimento nesta área. Além disso, a modernidade e relevância contemporânea destes fenómenos, a que as mais recentes tendências da globalização e da sociedade em rede vieram dar novos contornos, propiciam a oportunidade para o exercício da análise comparativa e do estudo de casos, respondendo à curiosidade que estes fenómenos despertam. O mesmo se dirá quanto à interdisciplinaridade, que tem forte tradição nesta área de estudos, que põe em diálogo a história, com a antropologia, a sociologia, a ciência política e da comunicação, ou a psicologia social. Neste contexto, a u. c. contribui para o desenvolvimento nos alunos de outras competências gerais como capacidades de pesquisa pessoal e aplicação de teorias e métodos das ciências sociais a questões concretas.

Avaliação / Assessment


Ensino teórico e teórico-prático com exposição oral e visual de materiais seguida de debate colectivo; e apoio tutorial ao trabalho autónomo dos alunos visando o contacto directo com a bibliografia, a pesquisa pessoal e a elaboração de uma apresentação e de um ensaio. Participação em eventos que possam ser de interesse para a disciplina (por exemplo, o seminário mensal Movimentos Sociais e Ação Política do CIES-IUL), exibição de videos, debates com convidados expertos em tópicos específicos. | AVALIAÇÃO CONTÍNUA Assistência (=+ 70% das aulas) Apresentação oral de grupo (40% da nota final) Elaboração de trabalho escrito (60% da nota final) Os tópicos das apresentações devem ser escolhidos entre os das aulas. O teste ou o texto escrito (à escolha do aluno) terá lugar durante a última aula. As perguntas ou o tópico para o texto serão fornecidas pela professora durante a aula EXAME FINAL Teste escrito Mais informações em 'Avaliação' (no Repositório de Conteúdos do Fénix)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ensino teórico e teórico-prático com exposição oral e visual de materiais seguida de debate colectivo; e apoio tutorial ao trabalho autónomo dos alunos visando o contacto directo com a bibliografia, a pesquisa pessoal e a elaboração de uma apresentação e de um ensaio. Participação em eventos que possam ser de interesse para a disciplina (por exemplo, o seminário mensal Movimentos Sociais e Ação Política do CIES-IUL), exibição de videos, debates com convidados expertos em tópicos específicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No processo de ensino-aprendizagem assume particular relevância o trabalho pessoal incluindo: a participação nas aulas, a leitura criteriosa da literatura e a pesquisa bibliográfica própria de materiais ilustrativos e de informação teórica e empírica sobre as questões abordadas. Particular relevo é ainda dado à preparação de um ensaio crítico de análise de literatura e de um estudo preliminar de caso concreto (na história ou na atualidade), que será apresentado oralmente em grupo. A u.c. não pode também prescindir de uma forte vertente teórica. Daí deriva a exigência de participação continuada e activa nas aulas e nos debates que aí têm lugar. Para além deste contacto directo com a bibliografia, eventualmente complementada por pesquisa bibliográfica própria, a elaboração de 1 ensaio (incluído no processos de avaliação) aponta ainda para a oportunidade de aprofundar a capacidade de análise.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tarrow, Sidney. 1998. Power in movement : social movements and contentious politics. Cambridge: University Press Fillieule, Olivier, e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York della Porta, Donatella. 2014. ?Social Movement Studies and Methodological Pluralism: An Introduction. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press della Porta, Donatella, e Mario Diani. 1998 (nova edição, 2020). Social Movements: An introduction. Oxford : Blackwell Publishers Cerezales, Diego Palacios. 2003. O poder caiu na Rua. Estado e acções colectivas na revolução portuguesa. Lisboa: ICS Bosi, Lorenzo, Marco Giugni e Katrin Uba. 2016. The consequence of social movements. Cambridge University Press Accornero, Guya. 2016. The Revolution before the Revolution. Late Authoritarianism and Student Protest in Portugal. Oxford/New York: Berghahn Books

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Between Protest and Nation-Building. Abingdon: Routledge Jian, Chen et al. 2018. The Routledge Handbook of the Global Sixties Van Ness, Justin e Erika Summers-Effler. 2018. ?Emotion in Social Movements?. In The Blackwell Companion to Social Movements, eds. by David Snow et al. (2º ed.). Hoboken: Wiley Trmayne, M. 2014. ?Anatomy of Protest in the Digital Era: A Network Analysis of Twitter and Occupy Wall Street?, Social Movement Studies 13(1): 110-126 Tejerina, Benjamin. 2017. ?Los movimientos sociales en la Transición Política: herencias, singularidades y transformaciones de la movilización social en la década de 1970?, Debats Tejerina, Benjamin et al. (eds.) 2013. ?From indignation to occupation: a new wave of global mobilization?, special issue in Current Sociology 61(4) Rootes, Chris. 1999. ?Environmental movements: From the local to the global?. Enviromental Politics 8(1): 1-12 Ramos Pinto, Pedro. 2013 Lisbon Rising. Urban Social Movements in the Portuguese Revolution, 1974-75. Manchester: Manchester University Press. Polletta, Francesca, e James Jasper. 2001. ?Collective Identity and Social Movements?, Annual Review of Sociology 27: 283-305 Poell, T. 2019. ?Social media, temporality, and the legitimacy of protest?, Social Movement Studies, DOI: 10.1080/14742837.2019.1605287 Pichardo, Nelson A. 1997. ?New Social Movements: A Critical Review?, Annual Review of Sociology 23: 411-430 Owen, S. 2017. ?Monitoring social media and protest movements: ensuring political order through surveillance and surveillance discourse?, Social Identities Journal for the Study of Race, Nation and Culture 23(6): 688-700. Neveu, Erik. 2016. ?The European Movements of ?68: Ambivalent Theories, Ideological Memories, and Exciting Puzzles?. In Olivier Fillieule e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York, pp. 21-37. Mosca, Lorenzo. 2014. ?Methodological Practices in Social Movement Online Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research. Oxford University Press, by Donatella della Porta (ed), pp. 398-417 Milan, Stefania. 2014. ?The Ethics of Social Movement Reserch?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press McDonald, K. 2015. ?From Indymedia to Anonymous: rethinking action and identity in digital cultures?, Information, Communication & Society 18(8): 968-928 McAdam, Adam. 1988. Freedom of Summer. New York : Oxford University Press Mattoni, Alice. 2017. ?A Situated Understanding of Digital Technologies in Social Movements. Media Ecology and Media Practice Approaches?. Social Movement Studies 16 (4): 494?505 Lindekilde, Lasse. 2014. ?Discourse and Frame Analysis: In-Depth Analyisis of Qualitative Data in Social Movement Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press Lee, Francis. 2018. ?Internet alternative media, movement experience, and radicalism: the case of post-Umbrella Movement Hong Kong?, Social Movement Studies 17(2): 219-233 Lane, Jeffrey. 2016. ?The Digital Street: Na Ethnographic Study of Networked Street Life in Harlem?, American Behavioral Scientist 60(1): 43-58 Klein, A. 2015. ?Vigilante Media: Unveiling Anonymous and the Hacktivist Persona in the Global Press?, Communication Monographs 82(3): 379-401 Joyce, M. ed. 2010. Digital Activism Decoded. The New Mechanics of Change. NYC: International Debate Education Association Jasper, James. 2015. ?Introduction. Players and Arenas Formerly Known as the State?. In Breaking Down the State. Protestors Engaged with Authorities, edited by James Jasper and Jan Duyvendak, 9-24. Amsterdam: Amsterdam University Press Hutter, Swen.2014. ?Protest Event Analysis and Its Offspring?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press Ghaziani, Amin, Vera Taylor e Amy Stone. 2016. ?Cycles of Sameness and Difference in LGBT Social Movements?, Annual Review of Sociology 42(1), 165?183 Flesher Fominaya, C. (2014), ?Debunking Spontaneity: Spain's 15-M/Indignados as Autonomous Movement?, Social Movement Studies 14(2): 142-163 Earl J, Kimport K. (2011). Digitally Enabled Social Change: Activism in the Internet Age. Cambridge: MIT Press Dolata, U. and J.F. Schrape. 2016. ?Masses, Crowds, Communities, Movements: Collective Action in the Internet Age?, Social Movement Studies 15(1): 1-18 Doerr, Nicole e Noa Milman. 2014. ?Working with images?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press Diani, Mario e Ivano Bison. 2004. ?Organizations, Coalitions, and Movements?, Theory and Society 33(3-4): 281-309 della Porta, Donatella. 2016. ?Mobilizing for Democracy: The 1989 Protests in Central Eastern Europe?. In Olivier Fillieule e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York, pp. 37-54. della Porta, Donatella. 2014. ?Life Histories?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press della Porta, Donatella. 2014. ?In-Depth interviews?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press Dean, Jonathan e Kristin Aune. 2015. ?Feminism Resurgent? Mapping Contemporary Feminist Activisms in Europe?, Social Movement Studies 14(4) Carvalho, Tiago Martin Portos. 2019. ?Alliance building and eventful protests: Comparing Spanish and Portuguese trajectories under the Great Recession?, Social Movement Studies Cardoso, Gustavo, Guya Accornero, Tiago Lapa e Joana Azevedo. 2017. ?Social Movements, participation and crisis in Europe?, in Europe?s crisis, ed. by Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraca, Gustavo Cardoso, John Thompson and Michel Wieviorka. Cambridge: Polity Press, pp. 405-427 Bringel, Breno. 2011. ?A busca de uma nova agenda de pesquisa sobre os movimentos sociais e o confronto político: diálogos com Sidney Tarrow?, Política & Sociedade 10(18) Bosi, Lorenzo e Herbert Reiter. 2014. ?Historical methodologies: Archival Research and Oral History in Social Movement Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press Beissinger, M. ??Conventional? and ?Virtual? Civil Societies in Autocratic Regimes?, Comparative Politics 49(3): 351-371 Balsiger, Philip e Alexandre Lambelet. 2014. ?Participant Observation?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press Ard?ç, Nurullah. 2012. ?Understanding the 'Arab Spring': Justice, Dignity, Religion and International Politics?, Afro Eurasian Studies 1(1): 8-52 Andretta, Massimiliano e Donatella della Porta. 2014. ?Surveying Protestors: Why and How?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press Accornero, Guya. 2019. ?I wanted to carry out the revolution?. Activist trajectories in Portugal from Dictatorship to Democracy?, Social Movement Studies 18(3): 305-323) Accornero, Guya. 2017. The ?Mediation? of the Portuguese Anti-Austerity Protest Cycle. Media Coverage and its Impact?, in Media Representations of Anti-Austerity Protests in the EU: Grievances, Identities and Agency, ed. by Tao Papaioannou and Suman Gupta. Abingdon: Routledge, pp. 165-188 Accornero, Guya and Pedro, Ramos Pinto. 2020. ?Politics in Austerity: strategic interactions between social movements and institutional actors in Portugal, 2010-2015?. In Political Representation and Citizenship in Portugal From Crisis to Renewal, eds. by Marco Lisi; André Freire And Emmanouil Tsatsanis. Lanham: Rowman and Littlefield Accornero, G. and Ramos Pinto P. (2015), ?Mild Mannered?? Protest and Mobilisation in Portugal in Times of Crisis?, West European Politics 38(3): 491-515

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16