Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8263
Acrónimo :
M8263
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular visa apresentar os fundamentos básicos (teóricos e práticos) da História Oral e capacitar os estudantes para conceber e realizar investigações com utilização de História Oral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC visa preparar alunos que sejam capazes de: . Descrever o percurso da afirmação da história oral como saber (OA 1); . Identificar e resolver problemas alicerçados na compreensão aprofundada da realidade histórica, recorrendo à história oral (OA 2); . Utilizar e discutir os métodos e técnicas de história oral e aplicá-los em contextos de pesquisa (OA 3); . Avaliar e resolver as questões éticas colocadas pela história oral (OA 4); . Analisar criticamente o modo de utilização de história oral em obras de história e de Ciências Sociais (OA 5)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


0. Acepções do termo História Oral 1. A História Oral como saber reconhecido 1.1. A emergência e a afirmação da História Oral. 1.2. A situação da História Oral em Portugal. 1.3. História e tradição oral, Memória e Pós-Memória. 1.4. Tipologias e problemáticas da memória colectiva. 1.5. História Oral e fontes orais em arquivos e museus. 2. A prática da História Oral 2.1. Especificidades das fontes orais. 2.2. A inter-relação entre o entrevistador e o entrevistado. 2.3. Técnicas de entrevista. 2.4. Tipos de entrevistas. 2.5. A construção de perguntas. 2.6. Perfis de entrevistados. 2.7. Transcrição princeps, editada e minutagem. A transcrição colaborativa. 2.8. Utilização e crítica das fontes orais. 2.9. Problemas de confidencialidade: direito à informação ou direito à privacidade? 2.10. Contribuições da História Oral para a historiografia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Objectivo de Aprendizagem 1: 1.1,1.2 Objectivo de Aprendizagem 2: 1.3, 1.4, 1,5, 2.1, 2.2, Objectivo de Aprendizagem 3: 2.3, 2.4, 2.5, 2.6, 2.7, 2.8 Objectivo de Aprendizagem 4: 2.9 Objectivo de Aprendizagem 5: 2.8, 2.10

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica, na 1ª epoca, consite num port-folio sobre um tema com: definição da problemática; grelha de entrevista; 3 perfis de entrevistados; transcrição/fichagem de 5 mn à escolha de uma entrevista segundo três técnicas; comentário dessa entrevista na totalidade enquanto fonte história; reflexão final com análise da contribuição da história oral (materializada em 3 entrevistas) para o estudo do problema. Em alternativa, haverá exame final. A 2ª época consta de um exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo, tendo por base a Bibliografia e o Trabalho prático, será orientado e apoiado pela as aulas teórico-práticas e constitui a base do processo de ensino/aprendizagem. O desenvolvimento de competências de operaçionalização analítica bem como da capacidade de comunicar anãlises e conclusões será exercitado ao longo do processo de avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teória-práticas e a orientação tutorial permitirão dar resposta aos objectivos no domínio dos conhecimentos (OA1) e no domínio das competências (OA2, OA3, OA4, OA5) A avaliação (port-folio) contribui para o alcançar dos objectivos OA2, OA3, OA4. OA5.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


BERTAUX, Daniel (2020) As narrativas de vida, Lisboa, Mundos Sociais. CARDINA, Miguel (2012) ?História Oral - caminhos, problemas e potencialidades?, in Paula Godinho (org.), Usos da Memória e práticas do património, Lisboa, Colibri, 27-43. DESCAMPS, Florence (2001) L'historien, l'archiviste et le magnétophone, Paris, Ministère de l'Économie, des Finances et de l'Industrie. OLIVEIRA, Luísa Tiago de (2010) "A História Oral em Portugal", in Sociologia. Problemas e Práticas, 63, pp. 139-56. Acessível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n63/n63a08.pdf. POIRIER, Jean & CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul (1995) Histórias de vida. Teoria e prática, Oeiras, Celta Editora. RITCHIE, Donald A. (2011) The Oxford Handbook of Oral History. Oxford University Press. THOMPSON, Paul & BORNAT, Joanna (2018) The voice of the past, 4ª edição, Oxford / London / New York, Oxford University Press. Sítio da International Oral History Association - https://www.ioha.org/

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BEAUVING, Joost & DE VRIES, Geert (2015), Doing Qualitative Research: The Craft of Naturalistic Inquiry, Amsterdam, Amsterdam University Press. BERTAUX, Daniel (org.) (1981) Biography and society. The Life History approach in the Social Science, London, Sage BOURDIEU, Pierre (1994) "A ilusão biográfica" in Razões práticas: sobre a teoria da acção, Oeiras, Celta Editora, pp 53-59. BURGUESS, Robert G. (1997) A pesquisa de terreno. Uma introdução, Oeiras, Celta Editora. CAMPOS, Ângela (2017) An Oral History of The Portuguese Colonial War. Conscripted Generation, London, Springer International Publishing AG. CARDINA, Miguel (2016) ?Subjetividade e Fontes Orais na Escrita da História?, in José Neves (org.), Quem Faz a História, Lisboa, Tinta-da-China, pp. 33-40. CARDINA, Miguel (2015) ?Ética, memória e silenciamentos: a militância política em contexto de tortura à luz das fontes orais?, in Paula Godinho, João Baía e Inês Fonseca (org.), Resistência e/y Memória - Perspectivas Ibero-Americanas, Lisboa, IHC-FCSH/UNL, pp. 28-40. CHARMAINE, William (2018) ?Critical Oral History: reflections on method and medium?, in Qualitative Social Work, 0 (0), Sage, pp 1-13. CONNERTON, Paul (1993) Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta Editora. FENTRESS, James e WICKAM, Chris (1994) Memória social. Novas perspectivas sobre o passado, Lisboa, Teorema. FODDY, William (1996) Como perguntar. Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora. GHIGLIONE, Rodolphe e MATALON, Benjamin (1992) O inquérito. Teoria e prática, Lisboa, Celta Editora. HALBWACHS, Maurice (1968) La mémoire collective, Paris, Presses Universitaires de France (edição original - 1950). HALBWACHS, Maurice (1994) Les cadres sociaux de la mémoire, Paris, Albin Michel (edição original - 1925). HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (org.) (1983) The invention of tradition, Cambridge, Cambridge University Press. JOUTARD, Philippe (1983) Ces voix qui nous viennent du passé, Paris, Hachette. MACKAY, Nancy (2007) Curating Oral Histories. From Interview to Archive, California, Left Coast Press, Inc. NORA, Pierre, org., (1986-1992) Les lieux de mémoire, 7 vol, Paris, Gallimard. PASSERINI, Luisa (1988) Storia e soggettività. Le fonti orali e la memoria, Florença, La nuova Italia. PORTELLi, Alessando (2013) A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios, Lisboa, Edições Unipop. RITCHIE, Donald A. (2003) Doing Oral History. A Pratical Guide, 2º edição, Oxford University Press. TRAVERSO, Enzo (2012) O Passado, modos de usar. História, Memória e Política, Lisboa, Edições Unipop. VANSINA, Ian (1965) Oral tradition as History, Madison / Wisconsin, University of Wisconsin Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16