Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8264
Acrónimo :
M8264
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não

Objetivos Gerais / Objectives


a. Reconhecer a importância da utilização de imagens como fonte histórica. b. Aprender quais os principais factores a ter em conta ao interpretar uma imagem como documento histórico. c. Saber efectuar uma análise crítica das imagens. d. Capacitar o estudante a saber ler uma imagem e conseguir valorizá-la como fonte fidedigna do conhecimento histórico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar os principais factores na interpretação de uma imagem como documento histórico. 2. Saber analisar criticamente uma imagem como fonte documental. 3. Indicar de que forma a produção de determinadas imagens reflectem o contexto da época em que foram efectuadas. 4. Saber avaliar de que forma uma imagem obteve impacto no seu tempo. 5. Distinguir ?propaganda? de ?informação?.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Significados da imagem na sua materialidade e a imaterialidade: símbolos e sinais. 2. Análise da imagem como documento visual e a sua importância como fonte histórica. 3. As diversas funções da ?imagem? como História e Memória. 4. A diferença entre propaganda vs informação. 5. A imagem como criação de identidade: do indivíduo ao grupo. 6. O cinema e o impacto das narrativas audiovisuais: da ?ficção? ao ?documentário?. 7. A transmissão de narrativas históricas em diferentes formatos ilustrados. 8. Estudo de casos práticos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Há uma importante massa de documentos históricos que são imagens. Estes documentos vêm tendo um papel cada vez mais importante na historiografia actual. É relevante dar aos estudantes a capacidade de os utilizar e de saber analisá-los. Os tópicos programáticos reflectem uma metodologia capaz de cumprir os objectivos da UC. Os dois pontos iniciais correspondem ao primeiro objectivo e os restantes pontos correspondem aos outros objectivos. Através do estudo de casos práticos os alunos aumentam a sua autonomia de trabalho.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua será efectuada em três momentos: os dois primeiros através da realização de dois trabalhos durante o semestre sobre a análise de textos referentes à matéria, em que cada um vale 20%, num total de 40%. O terceiro momento é a realização de um trabalho prático a ser apresentado em aula no final do semestre e que vale 60%. Haverá um exame final para os alunos que não obtiverem um resultado positivo na avaliação contínua

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas comportam exposição teórica, análise de casos práticos e utilização de bibliografia. São debatidos textos distribuídos na aula. A análise de imagens utilizará uma metodologia apropriada para ajudar os alunos a valorizar o documento visual como fonte histórica. Os debates irão fomentar a capacidade crítica de cada um e constitui outra das componentes da aprendizagem. A realização de um trabalho final a partir de documentos visuais permite aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O estudo das imagens, através de textos e da análise de documentos visuais permitirá ao aluno interpretar as imagens como fontes históricas válidas. O debate oral fomenta a análise crítica e a realização de um trabalho final consolida os conhecimentos e aplica-os na prática da investigação histórica.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barros, José d'Assunção," Cinema e história- as funções do cinema como agente, fonte e representação da História" em Ler História nº 52, 2007. Duprat, Annie, Images et histoire: outils et méthods des Documents iconographiques,Paris, 2006. Guigueno, Vincent, Delage, Christian, L'ouvrage, l'historien et le film, Gallimard, Paris, 2004 Gaskell, Ivan « História das imagens », in Peter Burke, A Escrita da História Novas Perspectivas, São Paulo, 1992. Gaskell, George e Bauer, Martin, Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um Manual Prático. França, José Augusto, "História e Imagem", comunicação feita em Assembleia Geral ordinária de 28 de Maio de 1976, Annais da Academia Portuguesa de História. Cassange, Sophie, Delporte, Christian, Miroux, George, turrel, Denise, Le commentaire, de Document, iconographique en Histoire, Paris, Elipses, 1996.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ZIMMERMANN, Yvonne (2004) - How to Deal With Industrial Films: Methodological Approach, Illuminace, 16, 4 (56), pp. 5 - 23 WINTER, J. (2001) - Film and the matrix of memory. The American Historical Review, 106(3), 857-864. WARNER, Kate (2009), «Talking about theory of history in television dramas», Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, 23 (5), pp. 723-734. TRUFFAUT, François (1987) - Hitchcock diálogo com Truffaut, Lisboa, Public. D. Quixote. SORLIN, Pierre, (1980) - The film in history ? restaging the past, Oxford, Blackwell SCHUMAN, Howard; BELLI, Robert.; BISCHCOPING, Katherine, (1997) - The generational basis of historical knowledge, in Collective memory of political events. Social Psycological Perspectives, New Jersey, LEA ? Lawrence Erlbaum Associates ROSENTHAL, Alan (Editor) (1988), New Chalenges for Documentary, Los Angeles, University of California Press, dedica un amplo capítulo (Part Five) a ?Documentary and History?, pp. 425-507. ROSENSTONE, Robert (2006) - History on Film/Film on History. Nueva York: Pearson Longman ROSENSTONE, Robert, (2002, Dezembro) - Does a film writing of history exist? in History and theory, nº 41, p. 134-144 ROSENSTONE, Robert A. (1995) - Introduction to Revisioning History: Film and the Construction of a New Past, Princeton, Princeton University Press PRELINGER, Rick (2006) - The Field Guide to Sponsored Films. San Francisco: National Film Preservation Foundation POSTMAN, Neil, (1992) - Tecnopoly ? the surrender of culture to technology, New York, Alfred A. Knopf. PINHEIRO, Nuno, RELVAS, Eunice, VAZ, Maria João (2001) - org. Exclusão na História, Oeiras. PINHEIRO, Magda (2000) - O Liberalismo nos espaços Públicos, A memória das Revoluções Liberais através dos Monumentos que a Celébram, Celta, Oeiras. PENNEBAKER, J. W; PAEZ, Dario, RIM, Bernard, (1997) - Collective memory of political events. Social Psycological Perspectives, New Jersey, LEA ? Lawrence Erlbaum Associates OLSEN, Walter R. and SOMMERS, William A. (2006) - Energizing Staff Development Using Film Clips: Memorable Movie Moments that Promote Reflection, Conversation, and Action. Thousand Oaks: Corwin Press MONTERO-DÍAZ, J., FERNÁNDEZ-RAMÍREZ, L. (Marzo de 2015) -. La experiencia de la guerra en la pantalla: el desembarco en la playa de Omaha de Saving Private Ryan; Palabra Clave 18 (1), 83-110, Universidad de la Sabana, Colombia MONTERO, Julio y PAZ, Maria Antónia, (2004). Talking Pictures: photography as a mean to study film audiences in Spanish social history 1896-1936, paper presented at the Fifth European Social Science History Conference, 24-27 March 2004, University of Berlin MENDELSUND, Peter (2015) ? O que vemos quando lemos, editora Elsinore. McLUHAN, Marshall, (1964) - Understanding Media: The Extensions of Man, New York, McGraw-Hill. McLOUD, Scott (2004) - Understand comics, Harper Perennial - Harper Collins Book (1ª ed. 1993) MARTINS, Paulo Miguel (2011) - O Cinema em Portugal: os Documentários Industriais de 1933 a 1985, INCM, Lisboa. KAPELL, Matthew W. y ELLIOT, Andrew (2013) - Playing with the Past. Digital games and the Simulation of History, New York, Bloomsbury. KNAPP, Stan J. e QUADAGNO, Jill, (1992, Maio) - Temporality, events and explanation in historical sociology. An introduction, in Sociological methods & Research, vol. 20, nº 4, p. 481-507. JEDLOWSKI, Paolo, (2001) - Memory and sociology. Themes and issues, in Time and Society, vol. 10 (I), p. 29 ? 44. HALBWACHS, Maurice, (1992) - On collective memory (Heritage of Sociology Series), ed. por Lewis A. Coser, Chicago, University Chicago Press. HEDIGER, Vinzenz; VONDERAU, Patrick, (2009) ? Films that work. Industrial film and the productivity of Media, Amsterdam, Amsterdam University Press GUILLORY, John (2004) The Memo and Modernity. Critical Inquiry, 31, pp. 108- 131. GRIFFIN, Larry, J., (1992, Maio) - Temporality, events and explanation in historical sociology. An introduction, in Sociological methods & Research, vol. 20, nº 4, p. 403-427. GOODMAN, Paul S. (2004) - ?Filmmaking and Research: An Intersection.? In Journal of Management Inquiry, 13, 4, pp. 324-335 GOMBRICH, E. H. (1960) - Art and Illusion. A Study in the Psychology of Pictorial Representation, London, Phaidon GOMBRICH, E. H. (1950) ? The story of art, London, Pahidon FRANÇA, José-Augusto, (2005) - Lisboetas no séc. XX. Anos 20, 40 e 60, Lisboa, Livros Horizonte FERRO, Marc, (1977) - Cinéma et histoire. Le cinéma, agent et source de l´histoire, Paris, Denoel/Gonthier. FAY, Brian, (2002, Dezembro) - Unconvencional History, in History and Theory, 41, p. 1-6. ELSAESSER, Thomas and HAGENER, Malte (2010) - Film Theory: an introduction through the senses, New York, Routledge DUPRAT, Annie (2006) - Images et histoire: outils et méthodes des documents iconographiques, Paris, ed. Belin. DONALD, Merlin, (2004, Outubro). Is a picture really worth a 1,000 words?, in History and Theory, 43, p.379-385. CONWAY, Martin A. (1997) - The inventory of experience: memory and identity, in Collective memory of political events. Social Psycological Perspectives, New Jersey, LEA ? Lawrence Erlbaum Associates CONNERTON, Paul, (1989) - How Societies Remember, Cambridge, UK, Cambridge University Press. (Trad Port. Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta Editora, 1993). COLEN, José Augusto Barbosa, 2010. O futuro do político, o passado do historiador, Lisboa, Moinho Velho. BUTHE, Tim, (2002, Setembro) - Taking temporality seriously: modeling history and the use of narratives as evidence, in The American Political Science Review, vol. 96, nº 3, p. 481-493 BROWN, Elspeth H. (2005) - The Corporate Eye: Photography and the Rationalization of American Commercial Culture,1884 -1929. Baltimore: John Hopkins University PresS BERGER, John (1980) - Modos de ver, Arte e Comunicação, Lisboa, ed. 70. BAZIN, André, (1958) - Qu? est-ce que le cinema?, Paris, Editions du Cerf. (Trad. O que é o cinema? Livros Horizonte, Lisboa, 1992). BAUDRILLARD, Jean, (1981) - Simulacres et simulation, Paris, Ed. Galilee. BARTHES, Roland, (1967, Agosto) - Le discourse de l?histoire, in Social Science Information, vol. 6, nº 4, p. 63-75. BARTHES, Roland, (1964) - Rhétorique de l?image, in Communications, nº 4: p. 40-51, Éditions du Seuil, Paris. BARROS, José d'Assunção (2007) - " Cinema e história- as funções do cinema como agente, fonte e representação da História" em Ler História nº 52 ARON, Raymond, (1989) - Leçons sur l?histoire, cours du College de France, Paris, Ed. de Fallois. ARON, Raymond, (1964) - Histoire et philosophie, BNF, Secção de manuscritos (cx. 9), 1963-1964, cit. por COLEN, José Augusto Barbosa, 2010. O futuro do político, o passado do historiador, Lisboa, Moinho Velho. ARNOLD, Michelle; LINDSAY, D. Stephen, (2007) - I remember/know/guess that I knew it all along! Subjective experience versus objective measures of the knew-it-all-along effect, in Memory & Cognition; vol 35, nº 8, p. 1854 ? 1868 ARNHEIM, Rudolf, (1957) - Film as art, Berkeley, University of Califórnia Press, (Trad. Port. A arte do Cinema, Edições 70, Lisboa, 1989). ARNHEIM, Rudolf, (1954/1974) - Art and visual illusion: the new version, Berkeley/Los Angeles, University of California Press ARMSTRONG, Paul y COLES, Janet (2008) - ?Repackaging the Past: Commodification, Consumerism and the Study of History?. Convergence xli: 1, 63-76 ARGENTI, Paul A. (2003) Corporate Communication. New York: McGraw Hill ANDERSON, S. (2001), «History TV and popular memory», en G. R. Edgerton y P. C. Rollins, eds., Television histories: Shaping collective memory in the media age, Lexington, KY, University of Kentucky Press ABOUT, Ilsen and CHEROUX, Clement (November 2001) - L?histoire par la photographie, in Études Photographiques 10, 9?33

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16