Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8269
Acrónimo :
M8269
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


As competências que se espera que sejam adquiridas pelos discentes são as seguintes. Em termos globais, capacidade de reconhecer, discutir e formular questões politologicamente informadas no âmbito da política comparada. Em termos mais concretos, capacidade de entender o funcionamento das instituições políticas e o seu impacto no desempenho dos regimes democráticos na Europa, bem como de analisar de forma sistemática e crítica a relação entre instituições políticas e entre instituições políticas e objetivos últimos da democracia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


As competências que se espera que sejam adquiridas pelos discentes são as seguintes. Em termos globais, capacidade de reconhecer, discutir e formular questões politologicamente informadas no âmbito da política comparada. Em termos mais concretos, capacidade de entender o funcionamento das instituições políticas e o seu impacto no desempenho dos regimes democráticos na Europa, bem como de analisar de forma sistemática e crítica a relação entre instituições políticas e entre instituições políticas e objetivos últimos da democracia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Conceitos fundamentais II- Modelos de democracia III - Modelos de democracia e instituições políticas IV - Modelos de democracia e tipos de sociedade VI - Modelos de democracia e desempenho dos sistemas políticos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Para alcançar os objetivos de estudar as características e a performance dos modelos de democracia, tomando os países Europeus como universo de análise, o programa está estruturado da seguinte forma. Os pontos iniciais respeitam quer a uma definição dos conceitos fundamentais, quer a uma definição dos modelos de democracia. Depois vem a relação entre os modelos de democracia e as instituições políticas, os modelos de democracia e os tipos de sociedade e os modelos de democracia e a performance dos sistemas políticos, entendida quer em termos de estabilidade versus instabilidade, quer em termos de performance macroeconómica e de qualidade da democracia.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre (pressupõe assiduidade de 70% no mínimo): Participação nos debates (10%) Apresentação oral de um dos textos programados (20%). Teste de escolha múltipla a meio do semestre (20%) Ensaio escrito sobre um dos tópicos sugeridos (50%). Avaliação por exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Dada a natureza teórica-prática desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em aulas de exposição pelo docente, apresentações, exercícios e discussão com os alunos, requerendo-se destes sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dada a natureza teórica-prática e de iniciação à investigação desta cadeira, as aulas consistem sobretudo em aulas de exposição pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas) e pelos discentes (seminários), requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


LBale, T. (2017). European Politics. A Comparative Introduction (4th Edition). London, Palgrave/Macmillan. Fernandes, J. M., Magalhães, P. C., & Costa Pinto, A. (Eds.). (2022). The Oxford Handbook of Portuguese Politics. Oxford: Oxford University Press. Fernandes, T. (2024). Democratic Quality in Southern Europe. Notre Dame, Indiana: University of Notre Dame Press. Lijphart, A. (2012). Patterns of Democracy: Government Forms and Performance in Thirty-Six Countries. Yale: Yale University Press. Wolchik, S. L., & Curry, J. L. (Eds.) (2018). Central and East European Politics: from communism to democracy (4th Edition). Lanham: Rowman & Littlefield.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arter, D. (2006), Democracy in Scandinavia: Consensual, Majoritarian or Mixed?. Manchester, Manchester University Press. Bale, T. (2017). European politics: A comparative introduction. London: Bloomsbury Publishing. Bergman, T., & Hellström, J. (Eds.). (2021). Coalition Governance in Western Europe. Oxford: Oxford University Press. Burgess, M. (2006). Comparative federalism: Theory and practice. London: Routledge. Carstairs, A. M. (2013). A short history of electoral systems in Western Europe. London: Routledge. Chadwick, A. (2017). The hybrid media system: Politics and power. Oxford: Oxford University Press. Chiaramonte, A., & Emanuele, V. (2022). The deinstitutionalization of Western European party systems (pp. 1-244). Cham: Palgrave Macmillan. Cheibub, J. A. (2007). Presidentialism, parliamentarism, and democracy. Cambridge: Cambridge University Press. Colomer, J. (Ed.). (2016). The handbook of electoral system choice. New York: Palgrave. Diamond, L., & Morlino, L. (Eds.). (2005). Assessing the quality of democracy. Baltimore: JHU Press. Elgie, R. (2011). Semi-presidentialism: Sub-types and democratic performance. Oxford: Oxford University Press. Elgie, R., Grossman, E., & Mazur, A. (Eds.). (2016). The Oxford Handbook of French politics. Oxford: Oxford University Press. Emanuele, V., & Chiaramonte, A. (2018). A growing impact of new parties: Myth or reality? Party system innovation in Western Europe after 1945. Party Politics, 24(5), 475-487. Flinders, M., Gamble, A., Hay, C., & Kenny, M. (Eds.). (2009). The Oxford Handbook of British politics. Oxford: Oxford University Press. Gallagher, M., & Mitchell, P. (Eds.). (2005). The politics of electoral systems. Oxford: Oxford University Press. Grotz, F., & Weber, T. (2012). Party systems and government stability in Central and Eastern Europe. World Politics, 64(4), 699-740. Hallin, D. C., & Mancini, P. (2004). Comparing media systems: Three models of media and politics. Cambridge: Cambridge University Press. Harfst, P. (2013). Changing the rules of the game: Determinants of successful electoral system change in Central and Eastern Europe. International Political Science Review, 34(4), 427-443. Heller, W. B. (2007). Divided politics: bicameralism, parties, and policy in democratic legislatures. Annu. Rev. Polit. Sci., 10(1), 245-269. Herron, E. S., Pekkanen, R. J., & Shugart, M. S. (Eds.). (2018). The Oxford handbook of electoral systems. Oxford: Oxford University Press. Horowitz, D. L. (2003). Electoral systems: A primer for decision makers. Journal of democracy, 14(4), 115-127. Katz, R. S., & Crotty, W. J. (Eds.). (2006). Handbook of party politics. London: Sage. Larres, K., Moroff, H., & Wittlinger, R. (Eds.). (2022). The Oxford Handbook of German politics. Oxford: Oxford University Press. Müller, W. C., & Strom, K. (Eds.). (2003). Coalition governments in Western Europe. Oxford: Oxford University Press. Muro, D., & Lago, I. (Eds.). (2020). The Oxford Handbook of Spanish Politics. Oxford University Press, USA. Renwick, A., & Pilet, J. B. (2016). Faces on the ballot: The personalization of electoral systems in Europe. Oxford: Oxford University Press. Rhodes, R. A., Binder, S. A., & Rockman, B. A. (2008). The Oxford handbook of political institutions. Oxford: Oxford University Press. Russell, M. (2013). The contemporary House of Lords: Westminster bicameralism revived. Oxford: Oxford University Press. Santana Pereira, J. (2012). Media systems and information environments: a comparative approach to the agenda-setting hypothesis. Florence: EUI (Doctoral dissertation). Santana-Pereira, J. (2016). The Portuguese media system and the normative roles of the media: a comparative view. Análise Social, pp. 780-801. Sartori, G. (2005). Parties and party systems: A framework for analysis. Colchester: ECPR Press. White, S., Batt, J., & Lewis, P.G. (orgs) (2003), Developments in Central and East European Politics. London: Palgrave/Macmillan.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-06