Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8301
Acrónimo :
M8301
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pre-requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC "Nacionalismo e Etnicidade no Sistema Internacional" tem como objetivo apresentar os principais conceitos e impactos do nacionalismo e etnicidade no sistema internacional contemporâneo. Pretende responder às principais questões relacionadas com os temas centrais, tanto teoricamente como empiricamente, e num quadro comparativo. Através de uma abordagem interdisciplinar, oferece uma compreensão crítica dos fenómenos mais significativos de nacionalismo, etnicidade, conflitos étnicos e nacionais, raça e racismo do nosso tempo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular a/o estudante deverá ser capaz de: OA1. Definir a especificidade dos estudos sobre nacionalismo e etnicidade. OA2. Distinguir os principais elementos que caracterizam nacionalismo, etnicidade e raça. OA3. Comparar e avaliar as principais teorias sobre nacionalismo e etnicidade. OA4. Analisar casos contemporâneos de conflitos nacionais e étnicos. OA5. Desenvolver uma abordagem crítica sobre os estudos étnicos e raciais. OA6. Analisar os debates académicos atuais sobre nacionalismo, etnicidade e raça.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A política do nacionalismo. CP2. A política da etnicidade. CP3. A Critical Race Theory (CRT) e os seus principais desafios atuais. CP4. Narrativas e conflitos etno-nacionais. CP5. Movimentos populistas e nacionalistas contemporâneos. CP6. Racismo e antirracismo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Cada aula foca-se em diferentes abordagens e teorias sobre o tópico central da unidade curricular relativamente a nacionalismo, etnicidade e raça. A apresentação e o aprofundamento de cada sub-tópico ajudam a obter um conhecimento mais amplo e, ao mesmo tempo, mais especializado do assunto. OA1: CP1, CP2, CP4, CP5. OA2: CP1, CP2, CP3. OA3: CP1, CP2, CP4. OA4: CP4, CP5. OA5: CP3, CP5, CP6. OA6: CP3, CP4, CP5, CP6.

Avaliação / Assessment


- Para estudantes que frequentam o curso (avaliação ao longo do semestre): Assiduidade e participação na discussão em aula: 10% Trabalho de grupo (estudo de caso) com apresentação oral: 30% Ensaio final (revisão da literatura com base em 3 artigos científicos/capítulos de livros - 2500 palavras): 60% - Para estudantes que não frequentam o curso: Ensaio final (revisão da literatura com base em 7 artigos científicos/capítulos de livros - 5000 palavras): 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão divididas em duas partes: a) aula expositiva; b) trabalho de seminário que incluirá uma discussão orientada sobre o tema analisado na primeira parte da aula e nas leituras semanais. Serão convidados dois oradores para palestras sobre a) Palestina/Israel e b) Portugal, e será projectado o filme "A Batalha de Argel" (Pontecorvo, 1966). No final do curso, serão apresentados trabalhos de grupo (relativos a um dos principais estudos de caso analisados ao longo do curso).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A assiduidade, a participação e a discussão nas aulas, a leitura dos textos da bibliografia do curso, a realização dos trabalhos durante as aulas (individual e em grupo), bem como a realização do ensaio final, permitem aprender os conteúdos programáticos, quer de um ponto de vista mais conceitual, quer através da familiarização com estudos de casos concretos. Mais no específico, o alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Ensaio final: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5. Discussão, trabalho individual e de grupo nas aulas: OA3, OA4, OA5, OA6.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Anderson, Benedict (1991) Imagined Communities (New York: Verso) - Fanon, Frantz (1986), Black Skin, White Masks (London: Pluto press) - Gellner, Ernest (1983) Nations and Nationalism (Ithaca, NY: Cornell University Press) - Hutchinson, John & Anthony Smith (1996) Ethnicity (Oxford: Oxford University Press) - Smith, Anthony (2010) Nationalism (Cambridge: Polity Press) - Stefancic, Jean & Richard Delgado (2011) Critical Race Theory: An Introduction (New York: NYU Press) - Yuval-Davis, Nira (1997) Gender & Nation (Los Angeles and London: Sage) Compulsory readings per each week will be uploaded on Moodle in the beginning of the semester.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-22