Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8301
Acrónimo :
M8301
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


A UC tem como objetivo apresentar os principais conceitos e impactos do nacionalismo e etnicidade no sistema internacional contemporâneo. Pretende responder às principais questões relacionadas com os temas centrais, tanto teoricamente como empiricamente, e num quadro comparativo. Através de uma abordagem interdisciplinar, oferece uma compreensão crítica dos fenómenos mais significativos de nacionalismo, etnicidade, conflitos étnicos e nacionais, raça e racismo do nosso tempo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular a/o estudante deverá ser capaz de: OA1. Definir a especificidade dos estudos sobre nacionalismo e etnicidade. OA2. Distinguir os principais elementos que caracterizam nacionalismo, etnicidade e raça. OA3. Comparar e avaliar as principais teorias sobre nacionalismo e etnicidade. OA4. Analisar casos contemporâneos de conflitos nacionais e étnicos. OA5. Desenvolver uma abordagem crítica sobre os estudos étnicos e raciais. OA6. Analisar os debates académicos actuais sobre nacionalismo, etnicidade e raça.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC1. A política do nacionalismo PC2. A política da etnicidade PC3. A Critical Race Theory (TRC) e os seus principais desafios actuais PC4. Narrativas e conflitos etno-nacionais PC5. Movimentos populistas e nacionalistas contemporâneos PC6. Racismo e antirracismo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Conteúdos Programáticos (CP): Objetivos de Aprendizagem (OA) PC1: LO1, LO2, LO3 PC2: LO1, LO2, LO3 PC3: LO2, LO5, LO6 PC4: LO2, LO4, LO6 PC5: LO3, LO5, LO6 PC6: LO2, LO5, LO6

Avaliação / Assessment


- Para estudantes que frequentam o curso: Assiduidade e participação na discussão em aula: 10% Trabalho de grupo com apresentação oral: 30% Ensaio final (revisão da literatura com base em 3 artigos científicos/capítulos de livros - 2500 palavras): 60% - Para estudantes que não frequentam o curso: Ensaio final (revisão da literatura com base em 7 artigos científicos/capítulos de livros - 5000 palavras): 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão divididas em duas partes: a) aula expositiva; b) trabalho de seminário que incluirá uma discussão orientada sobre o tema analisado na primeira parte da aula e nas leituras semanais. Serão convidados dois oradores para palestras sobre a) Palestina/Israel e b) Portugal, e será projectado o filme "A Batalha de Argel" (Pontecorvo, 1966). No final do curso, serão apresentados trabalhos de grupo (relativos a um dos principais temas analisados ao longo do curso).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Ensaio final: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5. Discussão e trabalho de grupo: OA3, OA4, OA5, OA6.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Anderson, B. (1991) Imagined Communities (New York: Verso) - Fanon, F. 81986), Black Skin, White Masks (London: Pluto press) - Gellner, E. (1983) Nations and Nationalism (Ithaca, NY: Cornell University Press) - Hutchinson, J. & Smith, A. (1996) Ethnicity (Oxford: Oxford University Press) - Smith, A. (2010) Nationalism (Cambridge: Polity Press) - Stefancic, J. & Delgado R. (2011) Critical Race Theory: An Introduction (New York: NYU Press)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BALAKRISHNAN, Gopal (ed.). Mapping the Nation, London, Verso, 1996 BANTON, Michael. Ethnic and Racial Consciousness, London, Longman, 1997 BARTH, Frederick. Introduction in Ethnic Groups and Boundaries: The Social Organization of Culture Difference, Oslo, Universitetsforlaget, 1969 BRASS, Paul. Ethnicity and Nationalisms: Theory and Comparison, New Delhi, Sage, 1991 CHATTERJEE, Partha. Nationalist Thought and the Colonial World: A Derivative Discourse, London, Zed Books, 1993 [1986] DIECKHOFF, Alain (ed.). The Politics of Belonging. Nationalism, Liberalism, and Pluralism, Lanham, Lexington Books, 2004 DUNN, John (ed.). Contemporary Crisis of the Nation-State?, Oxford, Blackwell, 1995 HANNUM, Hurst. Autonomy, Sovereignty, and Self-Determination, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 1996 HOBSBAWM, Eric. A Questão do Nacionalismo. Nações e Nacionalismo desde 1780. Programa, mito e realidade, Lisboa, Terramar, 1998 [1990] HOROWITZ, Donald. Ethnic Groups in Conflict, Berkeley, University of California Press, 1985 JAFFRELOT, Christophe. For a theory of nationalism, Questions de Recherche / Research in Question, 10, 2003 LEOUSSI, Athena (ed.). Encyclopedia of Nationalism, New Brunswich, Transaction Publishers, 2000 MAALOUF, Amin. As Identidades Assassinas, Lisboa, Difel, 2002 [1998] MOYTL, Alexander (ed.). Encyclopedia of Nationalism, San Diego - London, Academic Press, 2 Vols., 2001 NEUBERGER, Benyamin. National Self-Determination in Postcolonial Africa, Boulder, Lynne Rienner Publishers, 1996

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-20