Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
A presente UC tem como objetivo geral disponibilizar aos alunos uma aproximação integrada da gestão ca cadeia de abastecimento e das operações, num contexto internacional, bem como ferramentas práticas para tomada de decisões.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da presente unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1.: Identificar e descrever conceitos e instrumentos usados em Operações e em Logística; OA2.: Examinar e expressar como as Operações e a Logística contribuem para desenvolver e sustentar a proposta de valor do negócio; OA3.: Identificar os diferentes componentes da estrutura da cadeia de abastecimento e desenvolver, comparar e contrastar alternativas diferentes para incremento de valor; OA4.: Planear e decidir qual deverá ser o desempenho da cadeia de abastecimento de modo a melhorar a sua eficácia e eficiência.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.: Introdução às operações e à logística; CP2.: Da Logística à gestão da cadeia de abastecimento; CP3.: Gestão da Cadeia de Abastecimento; CP4.: Movimentos e Gestão Colaborativa; CP5.: A gestão do Serviço; CP6.: Gestão internacional da Logística e gestão de transportes; CP7.: Decisões de Localização e gestão de armazém.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1. - CP1, CP2 e CP5; OA2. - CP1, CP2 e CP5; OA3. - CP3, CP4, CP6 e CP7; OA4. - CP4, CP6 e CP7.
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: Participação em aula - 10% (é exigida uma assiduidade mínima de 90% de participação em aula, em sala ou em online conforme instruções dos serviços académicos sobre presença no Iscte) Trabalho de grupo - 40% Teste final - 50% Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores tanto no trabalho de grupo quanto no teste final. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre Exame final - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias: 1) Expositivas, salientando os referências teóricos de base; 2) Participativas, com análise e resolução de exercícios; 3) Participativas, com análise e discussão de casos de estudo; 4) Ativas, com análise e discussão de casos; 5) Autoestudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA): - Expositivas, salientando os referências teóricos de base - OA1, OA2, OA3 e OA4; - Participativas, com análise e resolução de exercícios base - OA4; - Participativas, com análise e discussão de casos de estudo - OA1, OA2, OA3 e OA4; - Ativas, com realização de trabalho de grupo em casa - OA1, OA2, OA3 e OA4; - Autoestudo - OA1, OA2, OA3 e OA4.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Harrison, A.; van Hoek, R. (2019). Logistics Management & Strategy, 6/E Edition. Pearson. Bozarth, C., Handfield, R. (2019). Introduction to Operations and Supply Chain Management. 5/E. Pearson Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2020). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition, 13/E. Pearson. (se existir na biblioteca)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Womack, J.; Jones, D. (1996). Beyond Toyota: How to root out waste and pursue perfection. Harvard Business Review, Sept-Oct, pp. 140-158. - Mason-Jones, R.; Naylor, B.; Towill, D.; (2000). Engineering the Leagile Supply Chain. International Journal of Agile Management Systems, 2/1, pp. 54-61. - Hines, P.; Rich, N.; (1997). The seven value stream mapping tools. International Journal of Operations & Production Management, 17, 1, 46-64. - Lee, H. (2002). Aligning supply chain strategies with product uncertainties. California Management Review, Spring, 44, 3, pp. 105-119. - Ballou, R. (2007). The evolution and future of logistics and supply chain management. European Business Review, 19, 4, 332-348.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16