Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1) definir os conceitos mais importantes relativos às diferentes filosofias de investigação; 2) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 3) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão Internacional; 4) aplicar métodos de análise estatística a problemas concretos para a tomada de decisão em Gestão Internacional e interpretar os resultados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1) Selecionar a metodologia de investigação adequada ao problema e objetivos do estudo (OA1). 2) Selecionar os métodos de recolha de informação adequados ao problema, objetivos e tipo de dados disponível (OA2). 3) Construir um instrumento de recolha de informação válido (OA3). 4) Identificar os conceitos e aplicar corretamente métodos de amostragem (OA4). 5) Determinar a dimensão adequada de uma amostra (OA5). 6) Utilizar o software SPSS para realizar análise de dados quantitativos (OA6). 7) Incorporar no projeto de investigação os conceitos, métodos de recolha de dados e de análise estatística apresentados nas aulas (OA7).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Objetivos da investigação em Gestão. Passos num projeto de investigação. 2. Introdução ao SPSS. 2.1. Análise descritiva e exploratória. 2.2. Inferência estatística: intervalos de confiança. Interpretação de outputs de SPSS. 3. Escolhas metodológicas. 3.1. Qualitativas vs Quantitativas vs Mistas. 3.2. Extensivas vs Intensivas. 3.3. Inquérito, Estudo de caso, Investigação-Ação, Grounded theory. 4. Abordagens de investigação. 4.1. Dedutivas vs Indutivas vs Abdutivas. 5. Filosofias de investigação. 5.1. Positivista vs Fenomenológica. 5.2. Pressupostos: Ontologia, Epistemologia, Axiologia. 6. Validade e fiabilidade da investigação. 6.1. Erro amostral e enviesamento. 7.Instrumento de recolha de informação. 7.1. Desenho do questionário. 7.2. Tipos de escalas. 8. Métodos de amostragem. 8.1. Aleatórios ou probabilísticos. 8.2. Não-aleatórios ou dirigidos. 9. Dimensão da amostra, precisão das estimativas e grau de confiança nos resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC visa o desenvolvimento de competências em metodologias nucleares para a realização da dissertação de mestrado. A “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 – estão associados os pontos do programa 1.Objetivos da investigação em Gestão, 3.Escolhas metodológicas, 4.Abordagens de investigação e ainda o ponto 5.Filosofias de investigação. OA2 – pontos do programa 3.1Escolhas metodológicas e 7.Instrumento de recolha. OA3 – estão associados os pontos 6. Validade e fiabilidade da investigação e 7. Instrumento de recolha. OA4 – o ponto do programa que lhe está associado é o 8. Métodos de amostragem OA5 – está associado o ponto do programa 9. Dimensão da amostra, precisão e grau de confiança. OA6 – corresponde ao ponto do programa 2. Introdução ao SPSS. OA7 – está associado a todos os conteúdos programáticos, porque a dissertação incorpora todos os conhecimentos adquiridos.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: • Um teste escrito individual, com peso de 50%; • 4 exercícios escritos, com peso de 10% cada; • Participação e assiduidade às aulas (10%); A aprovação final pressupõe a obtenção de média final mínima de 10 valores, com uma nota mínima de teste de 8 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1). 2. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de aplicações em computador (ME2). 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas (ME3).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem Expositivas (ME1) e de Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (ME3) são transversais a todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA7), sendo que a metodologia de aprendizagem com desenvolvimento e exploração de aplicações em computador (ME2) está associada apenas ao objetivo de aprendizagem relativo à utilização do software SPSS para realizar análise de dados quantitativos (OA6).
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students, Basingstoke: Palgrave Macmillan. Greene, S. (2007) Business Research Methods, Bookboom.com. Hakim, C. (1987) Research Design. Strategies and Choices in the Design of Social Research, London: Allen & Unwin. Reis, Elizabeth (2024-25) Research Methods for Management. Class slides. Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method, Sage Publications. Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students, Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Blaikie, N. (2011, 2nd ed.) Approaches to Social Enquiry, Cambridge: Polity Press. Bryman, A. & Cramer, D. (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora. Flick, U. (2005) Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor. Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry, San Francisco, CA: John Wiley. Hill, M.M. & Hill, A. (2000) Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo. Laureano, R. & Botelho, M.C. (2010) SPSS: o meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo. Malhotra, N.K. & Birks, D.F. (2003) Marketing Research – An applied Approach, Prentice Hall. Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008, 5th ed.) Manual de Investigação emn Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva. Remenyi, D. & Money, A. (2006) Research Supervision for Supervisors and their Students, UK: Academic Conferences Ltd.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31