Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de: 1) identificar os conceitos mais importantes relativos às diferentes filosofias de investigação; 2) identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados; 3) desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Gestão; 4) aplicar métodos de análise estatística a problemas concretos para a tomada de decisão em Gestão Internacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1) Selecionar a metodologia de investigação adequada ao problema e objetivos do estudo (OA1). 2) Selecionar os métodos de recolha de informação adequados ao problema, objetivos e tipo de dados disponível (OA2). 3) Construir um instrumento de recolha de informação válido (OA3). 4) Identificar os conceitos e aplicar corretamente métodos de amostragem (OA4). 5) Determinar a dimensão adequada de uma amostra (OA5). 6) Utilizar o software SPSS para realizar análise de dados quantitativos (OA6). 7) Incorporar no projeto de investigação os conceitos, métodos de recolha de dados e de análise estatística analisados nas aulas (OA7).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Objetivos da investigação em Gestão. Passos num projeto de investigação. 2. Introdução ao SPSS. 2.1. Análise descritiva e exploratória. 2.2. Inferência estatística: intervalos de confiança. Interpretação de outputs de SPSS. 3. Escolhas metodológicas. 3.1. Qualitativas vs Quantitativas vs Mistas. 3.2. Extensivas vs Intensivas. 3.3. Inquérito, Estudo de caso, Investigação-Ação, Grounded theory. 4. Abordagens de investigação. 4.1. Dedutivas vs Indutivas vs Abdutivas. 5. Filosofias de investigação. 5.1. Positivista vs Fenomenológica. 5.2. Pressupostos: Ontologia, Epistemologia, Axiologia. 6. Validade e fiabilidade da investigação. 6.1. Erro amostral e enviesamento. 7.Instrumento de recolha de informação. 7.1. Desenho do questionário. 7.2. Tipos de escalas. 8. Métodos de amostragem. 8.1. Aleatórios ou probabilísticos. 8.2. Não-aleatórios ou dirigidos. 9. Dimensão da amostra, precisão das estimativas e grau de confiança nos resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta UC introduz os métodos de recolha e análise de informação, visando o desenvolvimento de competências dos alunos em metodologias consideradas nucleares para a realização da dissertação de mestrado. Os vários pontos do programa permitem aos alunos, não só tomar contacto com as metodologias mais comuns na investigação em Gestão, mas também o desenvolvimento de competências críticas relativamente à utilização desses métodos. A "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1, 3, 4 e 5 OA2 - Ponto do programa: 6, 7 e 8 OA3 - Ponto do programa: 6 e 7 OA4 - Ponto do programa: 8 OA5 - Ponto do programa: 9 OA6 - Pontos do programa: 2 OA7 - Pontos do programa: Todos
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua inclui a realização de: - 1 teste escrito individual, com peso de 50%; - 4 exercícios escritos, peso de 10% cada; - Participação e assiduidade às aulas (10%); - Este tipo de avaliação exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. A aprovação final pressupõe a obtenção de média final mínima de 10 valores, com uma nota mínima de teste de 8 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final, com a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (ME1). 2. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de aplicações em computador (ME2). 3. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas (ME3).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1 - Transversal a todos os OA ME2 - OA6 ME3 - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Yin, R. (1994, 2nd ed.) Case study research: Design and methods, Sage Publications. Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?, Sage Publications. Saunders, M., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students, Pearson. Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method, Sage Publications. Reis, Elizabeth (2022-23) Research Methods for Management. Class slides. Harnett, D.L. & Murphy, J.L. (1980, 2nd ed.) Introductory Statistical Analysis, London: Addison-Wesley Publishing Company. Hakim, C. (1987) Research Design. Strategies and Choices in the Design of Social Research, London: Allen & Unwin. Greene, S. (2007) Business Research Methods, Bookboom.com. Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students, Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vicente, P., Reis, E. & Ferrão, F. (2001) Sondagens, (2nd ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Remenyi, D. & Money, A. (2006) Research Supervision for Supervisors and their Students, UK: Academic Conferences Ltd. Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008, 5th ed.) Manual de Investigação emn Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva. Pereira, A. & Poupa, C. (2106, 6th ed.) Como Escrever uma Tese, Monografia ou livro científico usando o Word, Lisboa: Edições Silabo. Malhotra, N.K. & Birks, D.F. (2003) Marketing Research ? An applied Approach, Prentice Hall. Laureano, R. & Botelho, M.C. (2010) SPSS: o meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa: Edições Sílabo. Hill, M.M. & Hill, A. (2000) Investigação por Questionário, Lisboa: Edições Sílabo. Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry, San Francisco, CA: John Wiley. Flick, U. (2005) Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor. Estrela, E., Soares, M.A. & Leitão, M.J. (2006) Saber Escrever uma Tese e Outros Textos, Lisboa: Publicações Dom Quixote. Carvalho, J.E. (2002) Metodologia do Trabalho Científico, Lisboa: Escolar Editora. Bryman, A. & Cramer, D. (1992) Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora. Blaikie, N. (2011, 2nd ed.) Approaches to Social Enquiry, Cambridge: Polity Press. Bell, J. (1997) Como Realizar um Projeto de Investigação, Lisboa: Gradiva.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16