Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal de Fundamentos Economia é enfatizar a derivação formal de resultados e a resolução de problemas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o aluno deve ter desenvolvido as seguintes competências: 1. compreender as técnicas de modelização relevantes; 2. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 O consumidor Preferencias e utilitydade, Funções Procura 2 Decisão em contexto de incerteza Dominância Estocástica 3 O produtor Tecnologia Custos 4 Mercados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), é feita como se segue: OA1 - P1, P2, P3 OA2 - P1, P2, P3
Avaliação / Assessment
A avaliação desta disciplina consiste num trabalho individual (100%).* *Para obter aprovação na disciplina, a nota não pode ser inferior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teórico-práticas (TP) são um espaço para discussão interactiva e detalhada entre docentes e alunos; destinam-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, participar nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página da plataforma moodle é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Varian, H. R., Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 9th ed, New York, W. W. Norton, 2014 Levy, H. (2015). Stochastic Dominance: Investment Decision Making under Uncertainty (3rd ed.). Springer.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Frank, R., Microeconomics and Behavior, 10th ed, Mc Graw-Hill, 2008 Friedman, L., The Microeconomics of Public Policy Analysis, Princeton University Press, 2017 Gravelle, H. e R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3 edition , 2004 Varian, H. R., Intermediate Microeconomic, 8th ed, New York: W. W. Norton
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-04