Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8329
Acrónimo :
M8329
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
40.0
Horas de Trabalho Total :
56.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal de Fundamentos Economia é enfatizar a derivação formal de resultados e a resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deve ter desenvolvido as seguintes competências: 1. compreender as técnicas de modelização relevantes; 2. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 O consumidor Preferencias e utilitydade, Funções Procura 2 Decisão em contexto de incerteza Dominância Estocástica 3 O produtor Tecnologia Custos 4 Mercados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), é feita como se segue: OA1 - P1, P2, P3 OA2 - P1, P2, P3

Avaliação / Assessment


A avaliação desta disciplina consiste num trabalho individual (100%).* *Para obter aprovação na disciplina, a nota não pode ser inferior a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teórico-práticas (TP) são um espaço para discussão interactiva e detalhada entre docentes e alunos; destinam-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, participar nas aulas e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página da plataforma moodle é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Varian, H. R., Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 9th ed, New York, W. W. Norton, 2014 Levy, H. (2015). Stochastic Dominance: Investment Decision Making under Uncertainty (3rd ed.). Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Frank, R., Microeconomics and Behavior, 10th ed, Mc Graw-Hill, 2008 Friedman, L., The Microeconomics of Public Policy Analysis, Princeton University Press, 2017 Gravelle, H. e R. Rees, Microeconomics, Financial Times/ Prentice Hall; 3 edition , 2004 Varian, H. R., Intermediate Microeconomic, 8th ed, New York: W. W. Norton

Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-04