Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8337
Acrónimo :
M8337
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
96.0
Horas de Trabalho Total :
112.0h/sem

Área científica / Scientific area


Matemática

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Num primeiro nível, facultar a compreensão dos conceitos, da terminologia e do significado dos principais teoremas desta área, de modo a tornar os mestrandos auto-suficientes em estudos posteriores; num segundo nível, proporcionar algum treino na argumentação e nos cálculos mais relevantes nesta área da Matemática, com vista a dotar o mestrando da capacidade de justificação rigorosa das suas conclusões; num terceiro nível, mais ambicioso, despertar a capacidade de conceber demonstrações na resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. compreender os conceitos. 2. argumentar e calcular com base em hipóteses assumidas. 3. conceber demonstrações na resolução de problemas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Sigma-álgebras. Espaços mensuráveis e funções mensuráveis. 2. Medidas finitas e sigma-finitas. Propriedades das medidas. Espaços de medida e de probabilidade. 3. O Integral duma função num espaço de medida. Propriedades do integral. Integrabilidade. 4. O Integral de Lebesgue na recta real. 5. Comparação com o Integral de Riemann. 6. Medidas produto e Teorema de Fubini. 7. Medida associada a uma função densidade. 8. O Teorema de Radon-Nikodym. 9. Mudança de variável. Os espaços L1 e L2. 10. Convergência de sucessões de funções

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: compreender os conceitos. OA2: argumentar e calcular com base em hipóteses assumidas. OA3: conceber demonstrações na resolução de problemas.

Avaliação / Assessment


Avaliação regular: - Um exme individual (100%) Considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA1, OA2 e OA3 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. - OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Outros textos de apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o trimestre; - M. Ramos, Teoria da Medida, Texto de Apoio às Aulas, 2005;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- D. Williams, Probability with Martingales, Cambridge Mathematical Textbooks, 1995 (quarta edição). - Seán Dineen, Probability Theory in Finance, Graduate Studies in Mathematics, Volume 70, AMS, 2005. - M. Capinski, E. Kopp, Measure, Integral and Probability, Springer-Verlag, 2004 (segunda edição).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16