Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8338
Acrónimo :
M8338
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
7.5h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
54.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar aos alunos um conhecimento essencial das tarefas, requisitos e tendências de desenvolvimento da consultoria internacional. No final da UC, os alunos deverão compreender o posicionamento do campo vocacional que é a consultoria e ter adquirido conhecimento profundo para o desenvolvimento das suas profissões com respeito a esta actividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Descrever os requisitos, tarefas, acções, tendências de desenvolvimento da consultoria internacional 2. Explicar e aplicar ferramentas estratégicas num projecto de consultoria internacional 3. Conceber e apresentar planos de consultoria empresarial

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A natureza da actividade de consultoria 2. Tendências actuais e desafios 3. Planeamento e gestão de projectos de consultoria 4. Ferramentas estratégicas na consultoria 5. Cooperação com o cliente na implementação de um projecto individualizado e possibilidades de desenvolvimento 6. Conquista de novos mercados 7. Reporte e apresentação de projectos de consultoria

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? (CP1) A natureza da actividade de consultoria; (CP2) Tendências actuais e desafios; (CP3) Planeamento e gestão de projectos de consultoria; (CP6) Conquista de novos mercados OA2 ? (CP4) Ferramentas estratégicas na consultoria OA3 ? (CP5) Cooperação com o cliente na implementação de um projecto individualizado e possibilidades de desenvolvimento; (CP7) Reporte e apresentação de projectos de consultoria

Avaliação / Assessment


Desempenho no tratamento do estudo de caso (eficiência e qualidade dos resultados): 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalho de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, para resolução de exercícios e problemas OA2 e OA3 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo OA2 e OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OAs.

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado online.. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


3. Block, Peter (2011). Flawless Consulting 2. DeMarco, Tom (1997). The Deadline 1. Kubr, Milan (2002). Management Consulting

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16