Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender âmbito da gestão de marcas e Identificar características das marcas líderes Compreender como articular a estratégia da empresa com a estratégia de marca, como criar e gerir marcas líderes, e fazer recomendações
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o aluno deverá: OA1 - Compreender o âmbito da Gestão de Marcas OA2 - Compreender a articulação da Estratégia da Empresa e da Marca OA3 - Saber analisar o mercado, gerir e potenciar a criatividade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução e história da gestão de marcas P2. As marcas hoje - definição e âmbito P3. A criação de marcas líderes: a) Fase 1 - Compreensão b) Fase 2 - Estratégia e Ideia Central c) Fase 3 - Expressão Visual d) Fase 4 - Aplicações P4. Projecto P1. Introduction and branding history
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
[LG1] Compreender o escopo da Gestão de Marcas - Corresponde a P1 e P2. Esses tópicos abrangem a história e o escopo atual do branding, proporcionando aos alunos uma compreensão da evolução da gestão de marcas e seu papel no mercado atual. [LG2] Coordenar a estratégia de negócios e de marca - Corresponde a P3a e P3b. Os alunos aprenderão a alinhar as metas de negócios com a estratégia da marca, compreendendo o mercado e desenvolvendo uma ideia de marca que reflita a visão da empresa. [LG3] Market Analysis, Manage and Stimulate Creativity - Corresponde a P3c, P3d e P4. Essas seções orientam os alunos por meio da expressão criativa da marca e suas aplicações no mundo real, concluindo com um projeto que permite experiência prática no gerenciamento e na aplicação de estratégias de marca.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: A avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho de grupo, com a ponderação de 35%; - Participação -15% Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 8 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota. Grupos de trabalho 5 a 7 elementos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O trabalho final permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa Todos. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise de casos. 3. Activas, com realização de projecto de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wally Olins (2014). Brand New: The Shape of Brands to Come, Thames & Hudson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wolff Olins (1996) The Design Council, "The New Guide to Identity?", Gower Wally Olins (2008). The Brand Handbook, Thames & Hudson
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22