Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8375
Acrónimo :
M8375
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
29.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1171.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Para se inscrever nesta UC do 2º ano do curso o aluno deve ter realizado as UC curriculares do 1º ano que possibilitem a inscrição no 2ºano do curso.

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta UC pretende-se fazer o acompanhamento da elaboração e realização do projecto de pesquisa que servirá de base à Dissertação de Mestrado em Ciência Política Os objectivos da UC: 1) aquisição pelos alunos de competências de pesquisa empírica nas suas diferentes componentes: revisão de literatura, construção do quadro de análise, definição de objectivos e hipóteses, metodologia, análise de dados e elaboração de uma dissertação na área da Ciência Política; 2) aquisição pelos alunos de competências de exposição e debate público de ideias no campo científico; 3) aquisição pelos alunos de competências de elaboração de um projecto de pesquisa

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos específicos de aprendizagem são os seguintes, decorrendo dos enunciados a nível geral: 1- saber fazer e apresentar uma revisão de literatura 2- distinguir revisão de literatura de quadro teórico de análise 3- identificar características a que devem obedecer os objetivos de investigação 4- identificar o que são hipóteses e como devem ser formuladas 5- definir uma estratégia metodológica tendo em atenção os objetivos e as hipóteses 6- fazer a apresentação e redação dos resultados da investigação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O programa desenvolve-se nas seguintes etapas: 1ª aula: Apresentação da UC, objectivos, planificação e metodologia de trabalho 2ª aula: Recomendações relativamente ao estabelecimento dos objectivos, das hipóteses e da metodologia de pesquisa empírica. 3ª aula: Recomendações relativamente à análise de dados e à estrutura da dissertação; 4ª à 6ª aula: Exposição pelos alunos do seu projeto de pesquisa, a que se seguirá a discussão em turma; 7ª aula: Recomendações relativamente à redacção da dissertação (métodos de trabalho, estrutura do discurso, linguagem, referenciação bibliográfica, etc.); 8ª aula: Recomendações relativamente à análise dos dados (estrutura da apresentação, interpretação dos dados, uso do anexo, etc.) 9ª aula: Recomendações relativamente à preparação da defesa da dissertação; 10ª à 12ª aula: Exposição pelos alunos do seu projecto de pesquisa, a que se seguirá a discussão em turma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Pretende-se com esta UC fazer o acompanhamento do desenvolvimento dos projectos de pesquisa dos alunos, com vista a que estes realizem com sucesso a pesquisa empírica conducente à sua dissertação de mestrado. Os conteúdos da UC estão de acordo com este objetivo principal visando conteúdos pragmáticos e relevantes para a etapa correspondente à elaboração da dissertação de mestrado. Para tal o programa foca conteúdos teórico-metodológicos, assim como de índole mais prática, com vista à realização das diferentes etapas da pesquisa.

Avaliação / Assessment


Um júri, expressamente nomeado para tal, irá avaliar a dissertação apresentada pelo mestrando. A classificação atribuída por este júri será a nota final desta UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino reporta à realização de aulas seminariais com vista ao acompanhamento, aconselhamento e orientação dos mestrandos, com vista à realização da sua dissertação de mestrado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas desta UC são seminariais em interacção com os mestrandos, reservando-se alguma sessões para a exposição dos seus projetos de pesquisa, que depois são objeto de discussão na turma com o docente e os outros alunos. Depois da primeira exposição os alunos reelaboram o seu projeto, tendo em atenção as críticas feitas, e fazem posteriormente uma segunda exposição com o seu projeto mais desenvolvido e elaborado, no segundo semestre. Todo este processo interativo permite corrigir erros, melhorar processos e realizar um projeto de pesquisa com mais qualidade.

Observações / Observations


Nenhuma observação

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beck, Michael S. Lewis, Data Analysis: An Introduction, Thousand Oaks, Sage., 1995, null, Johnson, Janet Buttolph, e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2019), A Practical Guide for Policy analysis. The Eightfold Path to More Effective Problem Solving, 6ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press. Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design. A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford, OUP. Booth, Wayne C.; Gregory G. Colomb; Joseph M. Williams; Joseph Bizup; e William T. Fitzgerald (2016), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press Monroe, Alan D. (2000), Essentials of Political Research, Illinois, Westview Press Creswell, John W. (2014), Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo Entre Cinco Abordagens, 3ªed., Porto Alegre: Penso Silverman, David (ed.)(2017) Doing Qualitative Research, 5ª ed., Londres, Sage Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics. An Introduction, 4th. Ed., Londres, Routledge Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brady, Henry E. and David Collier (2004) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards, Lanham, Rowman & Littlefield Publishers. Bryman, Alan (2004,2001), Social Reseach Methods. Oxford: Oxford University Press. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras: Celta. Peters, Guy B. (1998), Comparative Politics. Theory and Methods, New York: New York University Press. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Bardin, Laurence (1977), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70. Blaikie, Norman (2007), Approaches to social enquiry: advancing knowledge, Cambridge, Polity Press. May, Tim (2001) (ed) Social research: Issues, Methods and Process. Maidenhead: Open University Press. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (1994), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. O'Dochartaigh, Nial, ,The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, 2002, null, Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget Maxwell, Joseph A. (2012) Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Thousand Oaks, Sage

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16