Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Para se inscrever nesta UC do 2º ano do curso o aluno deve ter realizado as UC curriculares do 1º ano que possibilitem a inscrição no 2ºano do curso.
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta UC pretende-se fazer o acompanhamento da elaboração e realização do projecto de pesquisa que servirá de base à Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Os objectivos da UC: 1) aquisição pelos alunos de competências de pesquisa empírica nas suas diferentes componentes: revisão de literatura, construção do quadro de análise, definição de objectivos e hipóteses, metodologia, análise de dados e elaboração de uma dissertação na área da Ciência Política; 2) aquisição pelos alunos de competências de exposição e debate público de ideias no campo científico; 3) aquisição pelos alunos de competências de elaboração de um projecto de pesquisa
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos específicos de aprendizagem são os seguintes, decorrendo dos enunciados a nível geral: 1- saber fazer e apresentar uma revisão de literatura 2- distinguir revisão de literatura de quadro teórico de análise 3- identificar características a que devem obedecer os objetivos de investigação 4- identificar o que são hipóteses e como devem ser formuladas 5- definir uma estratégia metodológica tendo em atenção os objetivos e as hipóteses 6- fazer a apresentação e redação dos resultados da investigação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa desenvolve-se nas seguintes etapas: 1ª aula: Apresentação da UC, objectivos, planificação e metodologia de trabalho 2ª aula: Recomendações relativamente ao estabelecimento dos objectivos, das hipóteses e da metodologia de pesquisa empírica. 3ª aula: Recomendações relativamente à análise de dados e à estrutura da dissertação; 4ª à 6ª aula: Exposição pelos alunos do seu projeto de pesquisa, a que se seguirá a discussão em turma; 7ª aula: Recomendações relativamente à redacção da dissertação (métodos de trabalho, estrutura do discurso, linguagem, referenciação bibliográfica, etc.); 8ª aula: Recomendações relativamente à análise dos dados (estrutura da apresentação, interpretação dos dados, uso do anexo, etc.) 9ª aula: Recomendações relativamente à preparação da defesa da dissertação; 10ª à 12ª aula: Exposição pelos alunos do seu projecto de pesquisa, a que se seguirá a discussão em turma.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Pretende-se com esta UC fazer o acompanhamento do desenvolvimento dos projectos de pesquisa dos alunos, com vista a que estes realizem com sucesso a pesquisa empírica conducente à sua dissertação de mestrado. Os conteúdos da UC estão de acordo com este objetivo principal visando conteúdos pragmáticos e relevantes para a correspondente elaboração da dissertação de mestrado. Para tal o programa foca conteúdos teórico-metodológicos, assim como de índole mais prática, com vista à realização das diferentes etapas da pesquisa.
Avaliação / Assessment
Um júri, expressamente nomeado para tal, irá avaliar a dissertação apresentada pelo mestrando. A classificação atribuída por este júri será a nota final desta UC. A entrega de draft de capítulo teórico no final do primeiro semestre (Dezembro/Janeiro), assim como a entrega de proposta de análise de dados no segundo semestre (Maio/Julho), e correspondente qualidade dos trabalhos entregues, serão ponderados aquando da defesa da dissertação, afectando a nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino reporta à realização de aulas seminariais com vista ao acompanhamento, aconselhamento e orientação dos mestrandos, com vista à realização da sua dissertação de mestrado. Os estudantes devem preparar autonomamente materiais a apresentar em aula ou com vista ao debate e esclarecimento de dúvidas (quer se trate de leituras recomendadas, da identificação de fontes de dados, ou da redacção de draft de capítulos da sua dissertação).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas desta UC são seminariais em interacção com os mestrandos, visando que iniciem e avancem os seus trabalhos de pesquisa, etapa a etapa, e que esclareçam dúvidas no seu percurso. Reservam-se algumas sessões para a exposição dos seus projetos de pesquisa, que depois são objeto de discussão na turma com o docente e os outros alunos. Depois da primeira exposição os alunos reelaboram o seu projeto, tendo em atenção as críticas feitas, e fazem posteriormente uma segunda exposição com o seu projeto mais desenvolvido e elaborado, no segundo semestre. Todo este processo interativo permite corrigir erros, melhorar processos e realizar um projeto de pesquisa com mais qualidade.
Observações / Observations
Nenhuma observação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Beck, Michael S. L. (1995), Data Analysis: An Introduction, Thousand Oaks, Sage. Johnson, Janet B., e H. T. Reynolds (2020), Political Science Research Methods, 9ªed., Los Angeles, Sage. Bardach, Eugene, e Eric M. Patashnik (2024), A Practical Guide for Policy Analysis, 7ªed., Thousand Oaks, Sage e CQ Press. Hancké, B. (2009), Intelligent Research Design, Oxford, OUP. Booth, Wayne C. et al. (2024), The Craft of Research, 5ª ed., Chicago, The University of Chicago Press. Monroe, Alan D. (2018), Essentials of Political Research, Nova Iorque e Londres, Routledge. Creswell, John W. (2014), Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa, 3ªed., Porto Alegre: Penso. Silverman, David (ed.)(2022) Doing Qualitative Research, 6ª ed., Londres, Sage. Landman, Todd and Edzia Carvalho (2016), Issues and Methods in Comparative Politics, 4th. Ed., Londres, Routledge. Pollock III, Philip H., e Barry C. Edwards (2019), The Essentials of Political Analysis, 6ª ed., Washington, CQ Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Brady, Henry E. and David Collier (2010) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards, 2ªed., Lanham, Rowman & Littlefield Publishers. Bryman, Alan (2021), Social Reseach Methods. Oxford: Oxford University Press. Creswell, John W. e Cheryl N. Poth (2024), Qualitative Research and Inquiry Design, 5ªed., Thousand Oaks, Sage. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras: Celta. Scott, John (2014), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Bardin, Laurence (2011), Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70. Blaikie, Norman (2007), Approaches to social enquiry: advancing knowledge, Cambridge, Polity Press. May, Tim e Beth Perry (2022) (ed) Social research: Issues, Methods and Process.2ªed., Maidenhead: Open University Press. King, Gary, Robert Keohane e Sidney Verba (2021), Designing Social Inquiry, Princeton, Princeton University Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: A Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Sage. Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa. Fundamentos e Práticas, 2ªed., Lisboa, Piaget. Maxwell, Joseph A. (2012) Qualitative Research Design. An Interactive Approach, Thousand Oaks, Sage.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24