Métodos de Ensino e Avaliações
1 x 1h30 horas por semana. A UC está organizado em aulas teóricas, teórico-práticas sob a forma de estudos de casos. e seminários dados por convidados externos. Na componente teórica (9 horas) abordam-se perspectivas sobre a ética e responsabilidade profissional, recorrendo ao método expositivo e/ou ao debate com a participação activa dos alunos, de acordo com textos distribuídas ao longo do semestre. Na componente teórica-prática (4,5 horas) são apresentados e discutidos estudos de caso no domínio da ética e responsabilidade profissional. Na componente de seminários (4,5 horas) são convidados docentes, investigadores ou profissionais externos para apresentação de temas seleccionados e exposição das suas próprias experiências profissionais. Espera-se do aluno cerca de 57 horas de trabalho autónomo, para o estudo da bibliografia recomendada ou indicada, para a preparação dos seus debates, e a realização do seu trabalho individual. | Cada estudante é responsável pelo leitura prévia de textos seleccionadas pelo docente para cada aula. A avaliação periódica terá três momentos, autónomos. No quadro da cadeira ocorrerá um debate em grupo, um trabalho individual e um teste individual final. O debate em grupo ocorre no âmbito do estudo de um caso. Os alunos organizam-se em 4 grupos e deverão debater entre si aspectos seleccionados de um dado caso apresentado, onde a participação, a qualidade das apresentações e das intervenções será avaliada. O trabalho, de carácter individual, tem a forma de um Relatório de Progresso da Aprendizagem, onde se sistematizam e comentam aquisições relevantes do estudo e pesquisa da primeira metade do semestre. Este trabalho deverá sempre indicar as bases de textos e exposição lectiva que baseiam a análise apresentada. O teste final, de perfil mais aprofundado, será desenvolvido a partir da leitura de textos que permitam responder a um conjunto de questões colocadas aos alunos. A avaliação considera ainda a assiduidade do aluno às aulas, com uma ponderação de 15% na nota final, bem como a sua participação nas aulas. Para o aluno ter nota máxima na componente de assiduidade terá que participar pelo menos em 75% das aulas. A nota final terá como base o seguinte cálculo: Debate em grupo: 15% Trabalho individual: 30% Teste final: 40% Assiduidade e participação: 15%